Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Palestras, Grupos de Estudo e Entrevistas

                No passado, os centros espíritas apresentavam uma predominância de trabalhos de palestras no setor de estudo doutrinário das casas. Nas últimas décadas, houve um crescimento do trabalho de grupos de estudo, incluindo aí os trabalhos de mocidades espíritas, que, com as suas naturais peculiaridades, assemelham-se aos trabalhos de grupos de estudo para adultos.

               Atualmente, os centros espíritas têm apresentado uma espécie de parceria para o aprofundamento doutrinário entre o trabalho dos expositores através de palestras e os estudos de grupos, seguindo livros pré-determinados ou não. De fato, os grupos podem escolher temas específicos ou autores específicos. Portanto, pode haver grupos que estudam mediunidade; grupos que estudam exclusivamente obsessão; outros que estudam reencarnação;  entre outros assuntos. Por outro lado, há grupos que se dedicam a estudar as obras de um autor específico, tais como Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, Herculano Pires etc.

               Naturalmente, há indivíduos que preferem assistir palestras, e não têm predileção pela participação em um grupo de estudo. Há, igualmente, um bom número de espíritas que gostam dos grupos de estudo, mas não têm grande afinidade pelas exposições orais mais longas.

  As duas metodologias seguem propostas diferentes. Na palestra, o orador tem um espaço maior para discorrer individualmente e sem interrupções, o que dá margem para a elaboração de um apanhado maior sobre um determinado tema. Idealmente, o palestrante deveria ter uma razoável bagagem para contribuir com as reflexões dos frequentadores, fornecendo-lhes material para leituras e estudos posteriores, pessoais ou coletivos. Uma vantagem interessante da palestra é o fato de poder atingir um número maior de pessoas do que o grupo de estudos. Além disso, muitas vezes o expositor precisa de um tempo maior para fornecer um conjunto de informações significativos sobre determinado assunto.
  
O grupo de estudo normalmente apresenta uma espaço maior, mais “democrático”, para o debate de ideias, dependendo, obviamente, das características e da filosofia de trabalho de cada grupo. De qualquer maneira, normalmente a interação entre os participantes é maior, o que dá margem para que uma ampla troca de ideias ocorra, em uma espécie de conversa educativa. Neste caso, é importante que o grupo não se perca em discussões improfícuas e, nesse contexto, uma alternativa interessante é a presença de um livro ou apostila de excelente qualidade doutrinária que seja o guia teórico-conceitual das discussões, para que o conteúdo, que consiste do material de estudo, forneça, realmente, substanciais informações para os estudantes. Apesar de normalmente atingir um grupo menor do que o grupo que assiste a palestras, permite um aprofundamento e um processo de eliminação de dúvidas que é menos acessível às palestras. Além disso, muitos espíritas que têm dificuldades para ler determinada obra sozinhos (e em casa) podem conseguir ler e estudar toda a obra de interesse através do grupo de estudo, o que permite, inclusive um ganho significativo de tempo, pois podem ler outra obra mais acessível a esse respectivo leitor individualmente. Entretanto, grupos de estudo excessivamente herméticos e isolados em si mesmos podem ficar muito formatados a uma única linha de raciocínio, usualmente a do coordenador do grupo (em alguns casos, o “formador de opinião” ou “os formadores de opinião” podem não ser coordenadores formais do grupo). Isso não necessariamente é ruim, porém é recomendável que o conteúdo que é estudado em um grupo de estudo seja testado, em termos de qualidade doutrinária, por outras fontes de informação espírita, a fim de melhorarmos o nível doutrinário geral de nosso movimento, e evitarmos eventuais distorções de determinados núcleos, o que acontece com certa frequência.

Há ainda uma espécie de meio-termo entre as duas metodologias supracitadas, que seria a entrevista, também chamada “fórum de debates” ou “Pinga-Fogo”, em homenagem à Chico Xavier e sua extraordinária participação no famoso programa denominado “Pinga-Fogo” da antiga TV Tupi, em 1971. Na entrevista, uma séria de perguntas pertinentes, em uma sequência lógica ou elaboradas de forma aleatória, poderia ser proposta para “sabatinar” um confrade que tenha bagagem para comentar sobre um determinado assunto de relevância doutrinária. Neste caso, a qualidade das perguntas e das respostas pode ser muito útil para dirimir dúvidas que, eventualmente, não sejam abordadas nas palestras, nas quais o espaço para esse tipo de debate, normalmente, é bem limitado.


Apesar das eventuais e naturais preferências pessoais em termos de reunião doutrinária, temos que admitir que a parceria entre palestras e grupos de estudos e, se for o caso, também entrevistas (“Pinga-Fogos”), é bastante rica, complementar e sinérgica para o enriquecimento de nossas atividades doutrinárias nas casas espíritas e também nos eventos espíritas como encontros e congressos. São formas metodológicas de divulgação espírita acessíveis a todas as casas espíritas e cuja parceria, preferencialmente através de diferentes doutrinadores, podem enriquecer a todos os envolvidos, inclusive os próprios expositores e coordenadores de grupo.

Leonardo Marmo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário