Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Momentos de Saúde

Continuando o estudo do livro Momentos de Saúde, segue-se o capítulo 2: “Liberdade de Escolha”. Na mensagem de hoje, Joana fala sobre a liberdade de cada um poder realizar o bem, pois o pensamento divino assim possibilita, permitindo ainda a construção da felicidade e de si mesmo. A única condição de todo ser é ser escravo da Lei de Progresso, da qual ninguém pode escapar. Contudo, tudo o que o ser é, se torna e se desenvolve depende única e exclusivamente de si mesmo, uma vez que Deus lhe dá todas as condições para tal, sempre revestindo o ser com inspirações sublimes e superiores. O ser é quem escolhe se quer sintonizar com a divindade que há nele; em outras palavras, com essa luz divina, com o Self, constituinte de todo e qualquer ser humano, que permite a concretização de tudo que é construído no âmbito da psique, todas as estruturas existenciais na mente que se tornam realidade.




Capítulo 2: Liberdade de escolha



Parte 1

Este capítulo me toca muito, e me remete novamente à Psicologia Fenomenológico Existencial, pois me permite relacionar seus princípios com os ensinamentos da Doutrina e vivenciá-las no meu dia-a-dia.

De acordo com Sartre, o homem está fadado a ser livre, ou seja, ele tem a condição de ser livre, de ter que escolher inevitavelmente. Segundo Joana, “a liberdade é lei da vida, que faz parte do concerto da harmonia universal”, através da qual todo homem é livre “para imprimir na sua existência o padrão de felicidade ou de aflição com o qual desejes conviver” (p.19).

Segundo a lei natural de Ação e Reação, nós somos o que fazemos de nós mesmos. Frente a isso, Joana cita alguns exemplos de condutas patológicas, baseadas e fixadas em pontos que são projetados ao outro, a quem denegam a culpa pelos seus conflitos. Frente à angustia que a liberdade implica, e a responsabilidade pelos seus atos e pela sua própria vida, algumas pessoas preferem se queixar e lamentar das dificuldades encontradas no seu caminho e negociam o carinho que almejam receber, armazenando o pessimismo e, conseqüentemente, adoecendo psiquicamente.

Outras, “chantageiam os afetos através da adoção de sofrimentos irreais”, se colocando em posição de vítima e exigindo do outro o que não fazem a si mesmas, ou seja, estabelecem altas taxas de amor e atenção, sempre insuficientes, por serem incapazes, no fundo, de darem amor, carinho, atenção, paciência e tempo a si mesmas.

 
Larissa - Mocidade

31/05 - Frase do dia

As ordenações que vos ajoujam  na paisagem terrena, por mais ásperas ou desagradáveis, representam a Vontade Suprema.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 30 de maio de 2011

30/05 - Frase do dia

Toda reforma terá de nascer no interior. Da iluminação do coração vem a verdadeira cristianização do lar, e do aperfeiçoamento das coletividades surgirá o novo e glorioso dia da Humanidade.



Da obra Palavras de Emmanuel.
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 29 de maio de 2011

29/05 - Frase do dia

Ninguém pode ensinar caminhos que não haja percorrido.



Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 28 de maio de 2011

28/05 - Frase do dia

Não olvides que a primeira escola da criança brilha no lar. Abre teu coração à influência de Cristo, o divino escultor de nossa felicidade, a fim de que o menino encontre contigo os recursos básicos para o serviço que o espera na edificação do Reino de Deus.


Da obra Relicário de Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ei jovem!

“A paixão é como labareda que arde, devora e se consome a si mesma pela falta de combustível. O amor é a doce presença da alegria, que envolve as criaturas em harmonias luarizantes e duradouras. Enquanto uma termina sem deixar saudades, o outro prossegue sem abrir lacunas, mesmo quando as circunstâncias não facultam a presença física. A primeira é arrebatadora e breve; o segundo é confortador e permanente. Desse modo, explodem muitas paixões na adolescência, e poucas vezes nasce o amor que irá definir os rumos afetivos do jovem.


É nesse período que, muitos compromissos se firmam, sem estrutura para o prosseguimento, para os desafios, para o futuro, quando as aspirações se modificam por imperativo da própria idade e os quadros de valores se apresentam alterados. Tais uniões, nessa fase de paixões, tendem ao fracasso, se por acaso não forem assentadas em bases de segurança bem equilibradas. Passado o fogo dos desejos, termina a união, acaba o amor, que afinal jamais existiu...”


O trecho descreve duas emoções que são base de vários relacionamentos. Em alguns, a presença constante do amor, em outros a fuga efêmera da paixão. Descrevendo-os desta forma, Joanna nos ajuda a pensar para qual deles devemos buscar o foco do relacionamento que começamos. Por conta disso irmãos, vamos nos atentar para nossos próprios sentimentos, procurando identificar a presença do sentimento nobre, o amor, para a partir dele construirmos relações duradouras e harmoniosas, acrescentando a ela o respeito, a amizade, o companheirismo, carinho e tantas outras emoções que possam vir somar à relação.

27/05 - Frase do dia

Somente os servos que trabalham gravam no tempo os marcos da evolução; só os que se banham no suor da responsabilidade conseguem cunhar novas formas  de vida e de ideal renovador.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 26 de maio de 2011

26/05 - Frase do dia

Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.



Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 25 de maio de 2011

25/05 - Frase do dia

Cuidai em não transitar sem a dúvida prudência nos caminhos da carne, em que, muita vez, imitais a mariposa estouvada. Atendei as exigências de cada dia, rejubilando-vos por satisfazer as tarefas mínimas.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

terça-feira, 24 de maio de 2011

Momentos de Saúde

Parte 2


Continuando a reflexão e dando prosseguimento à primeira parte do capítulo 1 do livro, Joana cita alguns exemplos de grandes líderes da Humanidade, que lutaram até alcançarem a meta que tinham elegido como felicidade, fundamental para a constante busca. Nesse sentido, ela cita Buda, que alcançou a iluminação renunciando o riqueza; Maomé, que, apesar das perseguições, persistiu até atingir sua meta; Ghandhi, que foi preso inúmeras vezes sem reagir, em prol da não-violência e da liberdade de seu povo e, por fim, Jesus, o grande mestre, cuja conduta continuou baseada no amor, mesmo diante da crucificação.

Nesse sentido, ela afirma:

“Todos quantos anelam pela integração com a Consciência Cósmica geram simpatia e animosidade no mundo, estando sempre a braços com os sentimentos desencontrados dos outros, porém fiéis a si mesmos, com quem sempre contam, tanto quanto, naturalmente, com Deus.” (p.17)



Parte 3

Para encerrar o capítulo, Joana afirma que a escolha de uma existência enriquecida de paz e bem-estar não exclui o sofrimento, as lutas nem as dificuldades, pois essas são inerentes a todo caminhar. Ao contrário, esta escolha implica o homem na superação dos desafios perturbadores que surgem, sem se perder, sempre experimentando o prazer do comportamento elegido, modificando, assim, a sua disposição interna para com a vida, para com o mundo e para com as pessoas à sua volta.

Dessa forma, o ser modifica-se, a partir de um novo olhar sobre o mundo e sobre as coisas. Em outras palavras, o homem muda a sua forma de se relacionar, construindo uma nova maneira de enxergar a vida e se comportar diante dos fenômenos que vivencia. O homem, assim, passa a não lamentar mais, a não sofrer, a não desistir, abandonando uma visão pessimista e negativa da vida, fixada no sofrimento, característico de uma conduta patológica, e assume uma postura ativa diante da vida, direcionando um novo olhar, positivo, sobre as suas experiências, contribuindo ainda para tornar a vida agradável e feliz.

 
 
Larissa -Mocidade

24/05 - Frase do dia

Pais e educadores! Se o lar deve entrosar-se com a escola, o culto do Evangelho em casa deve unir-se à matéria lecionada em classe, na iluminação da mente em trânsito para as esferas superiores de Vida.



Da obra O espírito da Verdade
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier e Waldo Vieira

segunda-feira, 23 de maio de 2011

23/05 - Frase do dia

Ninguém receberá  as bênçãos da colheita sem o suor da sementeira.



Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

domingo, 22 de maio de 2011

22/05 - Frase do dia

Não galgueis os obstáculos, nem tenteis contorná-los pela fuga deliberada: vencei-os, utilizando a vontade e a perseverança, ensejando crescimento aos vossos próprios valores.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 21 de maio de 2011

21/05 - Frase do dia

Não te prendas excessivamente às dificuldades do dia de ontem, nem te inquietes demasiado pelos prováveis obstáculos de amanhã. Vive e age bem no dia de hoje, equilibra-te e vencerás.



Da obra Vinha de Luz
pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 20 de maio de 2011

20/05 - Frase do dia

Renovemos nossa alma, dia a dia, estudando as lições dos vanguardeiros do progresso e vivendo a nossa existência sob a inspiração do serviço incessante.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Em homenagem aos 150 anos de O Livro dos Médiuns - Suely Schubert apresenta

19/05 - Frase do dia

Não estrague o seu dia. Aprenda com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.



Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito andré Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto Cura-te

Se você ou algum parente ou amigo está com problema ligado ao uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou outras drogas, nós podemos te ajudar! Conheça o Projeto Cura-te! As reuniões ocorrem às quintas, de 15 em 15 dias, às 18:30 horas, em nossa sede. As próximas reuniões serão realizadas nos dias 19 de maio e 02 de junho. Venha participar!

18/05 - Frase do dia

Aquele que, todas as noites, evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo da guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria.



Da obra O Livro dos Espíritos

terça-feira, 17 de maio de 2011

Momentos de Saúde

Em contigüidade aos comentários anteriores, irei abordar hoje o capítulo 1, intitulado “Decisão de ser feliz”. Antes de cada capítulo, contudo, Joana deixa uma mensagem para reflexão, como forma de introduzir o conteúdo do capítulo seguinte. Na mensagem de hoje, que antecede o primeiro capítulo do livro, ela nos fala sobre o psiquismo divino, que flui e percorre através de todo ser humano, sustentando-o e conduzindo-o em todos os momentos da vida, impulsionando-o ao prosseguimento. Essa força vital torna tudo acessível ao homem, que pode, através dela, alcançar as suas aspirações em paz.



Capítulo 1: Decisão de ser feliz


Parte 1

Joana inicia este capítulo nos dizendo: “empenha-te ao máximo para tornar tua vida agradável a ti mesmo e aos outros” (p.15). Ela nos faz refletir acerca das nossas ações perante a vida, afirmando que essas devem ter um significado positivo, motivador para continuar a caminhada, “que deve se caracterizar por experiências enriquecedoras” (p.15). Ela fala que não devemos nos preocupar com a posição dos outros diante da nossa opção de ser feliz, uma vez que somos nós mesmos os únicos com quem poderemos sempre contar.

Segundo ela, gerar simpatia, que ao mesmo tempo produza estímulos otimistas para si mesmo, é uma atitude de crescimento emocional e maturidade psicológica. Para tal, entretanto, é importante e necessário que tal atitude seja realizada de forma autêntica, ou seja, de acordo com o que o seu mais íntimo ser, sendo, assim, um processo natural, de “intercâmbio agradável entre as pessoas” (p.16); caso contrário, isso se torna um martírio. Dessa forma, não pude deixar de fazer uma relação dessas idéias com a Fenomenologia Existencial – uma das abordagens teóricas dentro da Psicologia, pois, de acordo com ela, o homem, agindo de forma inautêntica, adoece, ou seja, o ser que sofre é aquele que se distanciou da sua essência, agindo, portanto, de forma incoerente.

Joana encerra a primeira parte deste capítulo dizendo: “Tuas mudanças e atitudes afetam aqueles com os quais convives. É natural, portanto, que te plenificando, brindem-te com mais recursos para a geração de alegrias em volta de ti.” (p.16)

Larissa - Mocidade

17/05 - Frase do dia

Se plantardes o bem, o tempo se incubirá da germinação, do desenvolvimento, da florescência e da frutificação, no instante oportuno.



Da obra Fonte Viva
pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 16 de maio de 2011

16/05 - Frase do dia

Está no pensamento o poder da prece, que por nada depende nem das palavras, nem do lugar, nem do momento em que seja feita. Pode-se, portanto, orar em toda parte e a qualquer hora, a sós ou em comum.



O Evangelho segundo o Espiritismo

domingo, 15 de maio de 2011

15/05 - Frase do dia

Vinculai-vos pela oração e pelo trabalho construtivo, aos planos superiores, e estes vos proporcionarão contacto com os Armazéns Divinos, que suprem a cada um de nós segundo a justa necessidade.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 14 de maio de 2011

14/05 - Frase do dia

As boas obras começam de nós mesmos. Educaremos, educando-nos. Não faremos a renovação da paisagem de nossa vida, sem renovar-nos. Somos arquitetos de nossa própria estrada e seremos conhecidos pela influência que projetamos naqueles que nos cercam.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13/05 - Frase do dia

O lar é o sagrado vértice onde o homem e a mulher se encontram para o entendimento indispensável. É templo, onde as criaturas devem unir-se espiritual antes que corporalmente.



Da obra Nosso Lar
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ei jovem!!

Coluna baseada nos temas de estudo da Mocidade Espírita Maria de Nazaré, que se encontra todo sábado às 17 horas, na sede do Caminho da Paz.


O namoro

(…)

O namoro é uma necessidade psicológica, parte importante do desenvolvimento da personalidade e da aprendizagem afetiva dos jovens, porqüanto, na amizade pura e simples são identificados valores e descobertos interesses mais profundos, que irão cimentar a segurança psicológica quando no enfrentamento das responsabilidades futuras. Trata-se de um período de aproximação pessoal, de intercâmbio emocional através de diálogos ricos de idealismos, de promessas — que nem sempre se cumprem, mas que fazem parte do jogo afetivo — e sonhos, quando a beleza juvenil se inspira e produz.

As artes, em geral, a literatura, a poesia, a estética descobriram na afetividade juvenil suas verdadeiras musas, que passaram a contribuir em favor do enriquecimento da vida, através das lentes róseas dos enamorados. Todo um mundo dourado e azul, trabalhado nas estrelas e no luar, no perfume das flores e nos favônios dos entardeceres, aparece quando os jovens se encontram e despertam intimamente para a afetividade. O recato, a ternura, a esperança, o carinho e o encantamento constituem as marcas essenciais desses encontros abençoados pela vida. As dificuldades parecem destituídas de significado e os problemas são teoricamente de soluções muito fáceis, convidando à luta com que se estruturam para os investimentos mais pesados do futuro.

O desconhecimento do corpo e a inexperiência da sua utilização, nesse período, cedem lugar a um descobrimento digno, compensador, que predispõe aos relacionamentos tranqüilos, estimulantes. Igualmente nesse curso do namoro se identificam as diferenças de interesse, de comportamento psicológico, de atração sexual e moral, cultural e afetiva.

(...)

O período do namoro, portanto, é preparatório, a fim de predispor os adolescentes ao conhecimento das suas funções orgânicas, que podem ser bem direcionadas e administradas sem vilania, mantendo o alto padrão de consciência em relação ao seu uso. As carícias se encarregam de entretecer compensações afetivas e preencher lacunas do sentimento, traduzindo a necessidade do companheirismo, da conversação, da troca de opiniões, do intercâmbio de aspirações. O mundo começa também a ser descoberto e programas são delineados, nesse comenos afetuoso, tendo em vista a possibilidade de estar próximo do ser querido e com ele compartir dores e repartir alegrias. As dificuldades e conflitos íntimos, face à aproximação afetiva, são debatidos e buscam-se fórmulas para superá-los e resolvê-los. Um auxilia o outro e abrem-se os corações, pedindo auxílio recíproco.

(…)

Assim, o namoro preenche a lacuna da imaturidade e propicia renovação psicológica e conforto físico, sem ardência de paixão, nem frustração amorosa antes do tempo.


Do livro: Adolescência e Vida – Divaldo Pereira Franco pelo espírito Joanna de Ângelis

12/05 - Frase do dia

Caminha iluminando a estrada com os recursos da bondade e da alegria, convicto de que a nossa família na Eternidade é constituída de nossas próprias obras, e, desse modo, estarás organizando magníficos moldes espirituais para as tuas novas tarefas na elevação ou na reencarnação em futuro próximo.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 11 de maio de 2011

11/05 - Frase do dia

Às vezes, a alegria que está nos faltando é justamente a alegria que devemos aos outros.


Da obra Nosso Lar
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

terça-feira, 10 de maio de 2011

Momentos de Saúde

Continuando o capítulo anterior, Joana diz:



“...torna-se imprescindível o estabelecimento de uma era de nova consciência da responsabilidade, a fim de que, lúcido e equilibrado, o indivíduo defina os paradigmas de uma conduta moral e mental harmônicas, para a aquisição do valioso patrimônio da saúde”.


A conscientização leva a uma responsabilização por si mesmo, por suas escolhas e por seu próprio estado. A partir daí, o sujeito pode tomar novas atitudes frente a um campo de possibilidades que se abrem à sua frente, e, assim, redefinir seus padrões de conduta, na direção da saúde.

Joana fala que Jesus, o maior dos psicoterapeutas, exalta a importância da harmonia moral e emocional frente às diversas situações da vida como o fator da sua salvação, ou seja, o estado de saúde integral. O autor afirma que “síntese de ímpar sabedoria, o amor é a chave para o enigma da enfermidade-saúde”. Ela cita também Allan Kardec como atualizador do pensamento do mestre através da “terapia de paz e de aplicação correta para o amor”, que é a Caridade. Por fim, ela fala das modernas ciências que trabalham também neste sentido, como a Psicologia Transpessoal, Transacional e Criativa, que ajudam na libertação do entulho mental e moral e na plenificação do self.

Assim, ela encerra o capítulo dizendo que o objetivo deste livro é justamente contribuir modestamente à área da saúde, fazendo uma ponte entre os conhecimentos científicos e tecnológicos e os ensinamentos de Jesus e Allan Kardec,

“diminuindo o abismo entre a Ciência em si mesma e a Religião, a fim de que avancem unidas, beneficiando as criaturas e a sociedade, que marcham na busca de um amanhã feliz”.

Larissa - Mocidade

10/05 - Frase do dia

As asas sublimes da alma eterna não se expandem nos acanhados escaninhos de uma choradeira. Há de trabalhar, brunir, sofrer.




Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 9 de maio de 2011

09/05 - Frase do dia

Planta a bondade, cultivando com todos a incansável gentileza; e os associados de tua luta encontrarão contigo a necessária inspiração para o combate à maldade.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 8 de maio de 2011

08/05 - Frase do dia

Companheiro do mundo, se o conhecimento da reencarnação já te felicita, sabes que a existência na Terra é preciosa bolsa de trabalho e de estudo, com amplos recursos de pagamento. Assim, pois, seja qual seja a provação que te assinala o caminho, sofre, amando, e agradece a Deus.



Da obra Justiça Divina
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 7 de maio de 2011

07/05 - Frase do dia

Não te esqueças de que a alegria é o nosso dever primordial, no desempenho de todos os deveres que a vida nos assinala.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito José de Castro. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 6 de maio de 2011

06/05 - Frase do dia

Companheiro do mundo, se o conhecimento da reencarnação já te felicita, sabes que a existência na Terra é preciosa bolsa de trabalho e de estudo, com amplos recursos de pagamento. Assim, pois, seja qual seja a provação que te assinala o caminho, sofre, amando, e agradece a Deus.


Da obra Justiça Divina
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ei jovem!

Coluna inspirada nos temas de estudo da Mocidade Espírita Maria de Nazaré. Atualmente, abordando o tema Família.      


         "É no LAR, onde encontramos as maiores provas que um ser humano pode ter no que diz respeito a boa convivência, a fraternidade, a paciência. Dar e receber o perdão, esquecer as mágoas que ficam após as agressões verbais feitas nos momentos de brigas. As feridas abertas são às vezes difíceis de serem curadas. Mas não impossível. É no Doce LAR onde estão as mais duras provas sim. Não devemos evitar ou mesmo abandonar a convivência com nossos irmãos mais próximos por causa de algum problema que por ventura aconteça dentro de nossas casas. É o nosso LAR. Sabemos que muitas vezes tudo fica muito difícil, confuso. Contudo,a solução está lá mesmo. Dentro do LAR. Peça perdão. Isso mesmo. Dê o primeiro passo. E se o resultado imediato não for o que você esperava, não se desiluda. Confie, espere e não desista.
         (...)
        Você vai se sentir mais leve, melhor e o outro também. Perdoar um erro alheio não significa ficar surdo aos apelos de quem precisa de um conselho seu. Perdoe, abrace. E na primeira oportunidade, puxem uma cadeira, sentem-se e conversem amigavelmente. Se o outro ainda não amoleceu o coração, peça ajuda ao Amado Mestre. Ele irá de alguma forma tocar o coração de quem está precisando reconhecer e entender que a paz no LAR é uma das coisas mais importantes na vida. Dê uma chance a paz. Abra os braços para a paz, abra as portas do seu LAR para ela entrar."

(adaptado do texto Como anda sua familia [http://amigoespirita.ning.com/profiles/blogs/como-anda-sua-familia] de Maria Luci Sales)

05/05 - Frase do dia

Abandonai a ilusão, antes que a ilusão vos abandone.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 4 de maio de 2011

04/05 - Frase do dia

Caminha iluminando a estrada com os recursos da bondade e da alegria, convicto de que a nossa família na Eternidade é constituída de nossas próprias obras, e, desse modo, estarás organizando magníficos moldes espirituais para as tuas novas tarefas na elevação ou na reencarnação em futuro próximo.


Da obra Relicário de Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 3 de maio de 2011

Momentos de Saúde

Escolhi o livro “Momentos de Saúde” para comentar um pouco, porque há cerca de três anos que eu estudo suas mensagens, que são até hoje (e por muito tempo ainda) muito úteis tanto para o meu aprendizado moral e espiritual quanto para as vivências do meu dia a dia, e também porque relacionam os temas com a psicologia (minha área de estudo acadêmico). Este pequeno livro verde tem me inspirado e me ajudado nos mais diferentes momentos. Ele segue a linha de livros psicológicos psicografados por Divaldo Franco, através do espírito de Joanna de Angelis. Espero que possa auxiliar também o leitor e servir de fonte de reflexão e inspiração.



Divaldo inicia o livro com o capítulo intitulado com o mesmo nome do livro, falando que “a conquista da saúde integral é a meta ambicionada pela criatura humana” e que “conseguir a harmonia entre o equilíbrio orgânico, emocional e psíquico, num quadro geral de bem estar” é um grande desafio para o ser humano, que vem buscando obtê-lo de diferentes formas. Os avanços científicos e tecnológicos ajudaram na cura de algumas doenças e constituíram um grande progresso no sentido da preservação da vida, uma vez que o homem procura evitar o sofrimento ou libertar-se dele.

Contudo, devido à inferioridade humana, ainda permanecem muitos fatores de perturbação e desordem na área da saúde, o que acaba desenvolvendo as “enfermidades dilaceradoras”. Ele nos fala que “a saúde é uma conquista interior, que se reflete no corpo como resultado da harmonia íntima”. A Psicossomática nos esclarece quanto à transferência para o campo orgânico, ou seja, o corpo humano, as ocorrências patológicas de caráter psíquico e emocional.

Nesse sentido, Divaldo explica:

“Perturbando o desequilíbrio energético de sustentação das células, os fatores imunológicos, sob bombardeio de descargas mentais destrutivas, alteram-se, facultando a instalação e desenvolvimento dos agentes mortíferos, que produzem a degenerescência do organismo”.

Dessa forma, através do nosso aprimoramento moral e espiritual, da busca pelo auto-descobrimento, utilizando-se as ferramentas do amor, nós podemos construir as condições para a nossa cura emocional/espiritual, que resultará na conseqüente cura do corpo físico. Descobrimos então, que somos os criadores das nossas próprias dores e sofrimentos, e que os pensamentos negativos, ainda arraigados em estados inferiores de consciência, são os responsáveis pela somatização no organismo e pelo nosso desequilíbrio físico e emocional. Devemos, pois, mantermos uma vigilância quanto aos nossos pensamentos e estados vibracionais, para que não permitamos a influência e presença de negatividades que só nos causam mal estar e inquietação.


Larissa - Mocidade

03/05 - Frase do dia

Não esperes que a desencarnação obrigue outros a distribuir aquilo que podes dar hoje, no amparo aos semelhantes, para a construção de tua própria felicidade, de vez que tudo aquilo que damos à vida, na pessoa do próximo, é justamente aquilo que a vida nos restitui.


Da obra Estude e Viva
Pelos espíritos André Luiz e Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 2 de maio de 2011

02/05 - Frase do dia

Não te esqueças de que a alegria é o nosso dever primordial, no desempenho de todos os deveres que a vida nos assinala.


Da obra Relicário de luz
Pelo espírito José de Castro. Francisco C. Xavier

domingo, 1 de maio de 2011

01/05 - Frase do dia

As boas obras começam de nós mesmos. Educaremos, educando-nos. Não faremos a renovação da paisagem de nossa vida, sem renovar-nos. Somos arquitetos de nossa própria estrada e seremos conhecidos pela influência que projetamos naqueles que nos cercam.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier