Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Os Objetivos da Prece

                A prece à luz da doutrina espírita apresenta 3 objetivos básicos: pedir; agradecer e louvar.

                Desta forma, nossas preces devem girar em torno dessas 3 abordagens. De fato, há preces em que só pedimos, outas em que só agradecemos e outras ainda em que só louvamos a Deus e/ou à natureza e/ou à vida etc. Por outro lado, há preces em que associamos dois destes três objetivos e outras que contemplam os três tópicos.

                Em relação ao beneficiário da prece, na maioria da vezes, oramos por cada um de nós mesmos. Equivale a dizer que o EU ainda dita esmagadora maioria de nossas rogativas. Em bom número de vezes, oramos por familiares próximos ou pessoas queridas recém-desencarnadas, na maioria das vezes em pedidos que também contemplam a nós mesmos.

                Portanto, poderíamos lembrar Raul Teixeira: “Invariavelmente pedimos; de vez em quando agradecemos; e muito raramente louvamos” e, de nossa parte, poderíamos acrescentar: invariavelmente pedimos por nós mesmos; de vez em quando pedimos por outros ou agradecemos; muito raramente louvamos; e mais raramente ainda oramos por nossos inimigos, conforme o Evangelho nos recomenda.

                Além dessa análise inicial, é importante registrar que a clareza e a objetividade, que seriam importantes na elaboração de nossas preces, nem sempre são atingidas porque nós não buscamos uma concentração real antes de iniciá-las.


                O estudo aprofundado dos 2 capítulos finais de “O Evangelho segundo o Espiritismo” poderia ser uma ferramenta útil para que nós possamos reflexionar sobre nossas preces, ainda eivadas de nosso egoísmo e conseguíssemos melhorar a concatenação de nossas ideias, até para que as preces fiquem mais claras para nós mesmos e, cada vez mais, descubramos o prazer de elaborar um prece sincera.

Leonardo Marmo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário