Considerando
os ensinamentos de Allan Kardec e Emmanuel, é possível inferir que o Espírito
reencarnante, e, sobretudo o cristão, tem basicamente quatro (4) objetivos
principais na reencarnação. Obviamente,
o Espírita, que, conforme o próprio Raul Teixeira afirma, “é um homem no mundo
com um conhecimento que poucos no mundo possuem”, tende a apresentar um nível
de consciência ainda mais avançado em comparação com a média dos cristãos. Obviamente,
esse maior nível de conhecimento traz grandes benefícios, mas também maior
nível de compromisso, de responsabilidade.
Portanto,
todo Espírita deve estar ciente das quatro principais tarefas que a
reencarnação nos convoca a desenvolver: Perante si mesmo; Perante as famílias
consangüínea e espiritual; Perante a sociedade; Perante a Verdade, o Evangelho
e o Espiritismo.
Perante
si mesmo: É uma tarefa de importância capital. Engloba a evolução intrínseca do
espírito imortal, tanto do ponto de vista intelectual como principalmente do
ponto de vista moral, além da desvinculação de compromissos cármicos que nos
mantém limitados em nossas possibilidades evolutivas. A ação da caridade
dinâmica, sobretudo com aqueles que estamos mais vinculados certamente constitui
um dos principais objetivos de nossa reencarnação.
Perante
as famílias consangüínea e espiritual: Ninguém renasce em uma família por
acaso. Essa linha de raciocínio serve para o ambiente de uma forma geral, o
qual permite o contato com os amigos e companheiros de profissão, bem como com
colegas em tarefas religiosas, educacionais e sociais de uma forma geral. Somos
parceiros evolutivos. Temos compromissos, inclusive, com companheiros que
contribuem com as nossas tarefas do mundo espiritual, pois ninguém realiza
alguma coisa de realmente útil totalmente isolado. Ademais, temos compromissos desde
reencarnações anteriores em relação a companheiros que necessitam de nosso
apoio e que muitas vezes foram prejudicados por nós.
Perante
a sociedade: A implantação do reino dos céus na terra passa pela nossa
contribuição. Devemos tentar construir um mundo melhor e para isso não podemos
fugir às responsabilidades como ser social que somos, como cidadão que deve
elevar o nível ético-moral em todas as tarefas da Terra.
Perante
a Verdade, o Evangelho e o Espiritismo: Emmanuel afirma que “a maior caridade
que podemos fazer pelo Espiritismo é a sua divulgação”. De fato, a divulgação
com qualidade da mensagem libertadora do Cristianismo redivivo, que é o
Espiritismo, é fundamental para que o mundo melhore e que cada um de nós
melhore concomitantemente. Se essa divulgação é feita com sinceridade e com
esforço em relação à qualidade de seu conteúdo, certamente melhorará o
divulgador e todos aqueles que direta e indiretamente tiverem um contato
significativo com a respectiva mensagem. Além disso, viabilizará um contato
mais efetivo com os nossos protetores espirituais que se interessam pelo
desenvolvimento das tarefas regeneradoras da humanidade.
Obviamente,
as quatro propostas se interpenetram e acabam tendo um aspecto
cooperativo/sinérgico, ou seja, o cumprimento de uma delas favorece o
cumprimento das outras. Além disso, constituem uma abordagem principalmente de
valor didático em relação à nossa compreensão dos objetivos da reencarnação em
relação às tarefas gerais de todos nós. Seria uma resposta inicial para as
famosas perguntas: “O que estamos fazendo aqui?”; “Qual o objetivo da minha
vida na Terra?”. Desta forma, cada um de nós tem tarefas mais específicas que
tipificam a reencarnação de cada indivíduo. Essas tarefas mais específicas
podem ser identificadas pela reflexão/meditação em torno do auto-conhecimento,
das potencialidades que cada um apresenta, do contexto de vida de cada um e da
cobrança moral que a nossa consciência desenvolve em relação ao nosso
comportamento e aos nossos objetivos e ideais existenciais.
Leonardo Marmo Moreira
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