Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Reencarnação não é castigo!

                O Espírito não reencarna para ser punido, mas para evoluir. Portanto, a reencarnação não é castigo de Deus. Pelo contrário, consiste em um conjunto de novas oportunidades para o Espírito recomeçar com maior cota de experiências vivenciais, mais avanços intelectuais acumulados e maior nível de discernimento moral amealhado.

Desta forma, cada um de nós que esteja aproveitando de maneira minimamente digna sua presente encarnação, tenderá a ter oportunidades de crescimento espiritual acentuadas tanto no mundo espiritual, após nossa desencarnação, como na vida física futura. De fato, a própria “Parábola dos Talentos” já nos sugere isso.

Assim sendo, se eu aceito com resignação as colheitas do passado, que podem ser positivas ou negativas, dependendo do que eu haja plantado, procurando extrair das experiências maturidade, inteligência emocional e maiores níveis de equilíbrio espiritual, eu estou crescendo espiritualmente e encontrando equilíbrio em áreas nas quais eu tenho responsabilidade e necessidade espirituais. Concomitantemente, se eu tento ser útil a mim mesmo, às minhas famílias material e espiritual e à sociedade, eu acentuo, ainda mais as conquistas espirituais internas e, de quebra, ainda adquiro créditos espirituais e correntes de simpatia por parte dos Espíritos amigos em função da minha atuação no campo do bem como membro ativo da Obra da Criação.

A nossa Evolução Espiritual trata-se de processo contínuo, através de diferentes exercícios e trabalhos, seja aqui enquanto encarnados, seja no mundo espiritual na condição de Espíritos desencarnados. Como “a cada um é dado conforme suas obras” estamos, sempre, ininterruptamente, plantando e colhendo.  À medida em que formos melhorando a qualidade daquilo que plantamos; lenta, natural e gradualmente, passaremos a colher cada vez mais oportunidades positivas, proporcionais à quantidade e à intensidade de nossas ações no bem.

Se enfrentamos uma situação difícil, mais do que uma “punição”, tal desafio constitui uma luta para exercitar nossa bagagem espiritual, ou seja, trata-se de uma terapia em função de uma necessidade espiritual íntima que, se bem concluída, constituirá em conquista espiritual inalienável para nós mesmos, isto é, para nosso próprio Espírito imortal.

Portanto, não somos propriamente “Espíritos culpados” ou “Espíritos pecadores”, somos, em verdade, Espíritos imortais, criados por Deus, responsáveis pelo que fazemos e em processo de amadurecimento espiritual. Para tal objetivo, vivenciamos experiências que são necessárias à nossa educação espiritual, a fim de lograrmos cada vez mais nossa identificação com níveis mais elevados de Espiritualidade.


Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” está registrado com muita propriedade: “Toda expiação pode ser considerada uma prova, mas nem toda prova é uma expiação”, o que equivale a dizer que se eu considerar todas as vivências humanas provas evolutivas, não estarei equivocado à luz da Doutrina Espírita, mas se considerar tudo “pagamento” por débitos do passado estarei deturpando completamente o sentido da reencarnação. Isso ocorre porque mesmo nos processos em que temos responsabilidades diretas do passado, a experiência que implica em maior nível de esforço por parte do reencarnado, é sempre, antes de qualquer outra coisa, um trabalho eminentemente educacional para fins evolutivos e promocionais do Espírito imortal. Tais experiências são propiciadas pela Misericórdia Divina, através de seus Prepostos, que sempre nos renovam as oportunidades de crescimento espiritual.

Leonardo Marmo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário