Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 19 de março de 2014

“Por trás do Véu de Ísis” de Marcel Souto Maior

            A obra “Por trás do Véu de Ísis” constitui interessante pesquisa sobre imortalidade da alma e mediunidade, sobretudo psicográfica. Trata-se da segunda obra a respeito de assuntos espirituais/religiosos do referido autor e que constituiu subsídio para a elaboração do roteiro do filme “As mães de Chico Xavier”. A primeira obra de Marcel foi o “best-seller” “As Vidas de Chico Xavier”, livro de caráter biográfico a respeito do médium de Pedro Leopoldo, que serviu de base para o chamado “roteiro adaptado” do filme “Chico Xavier”. Posteriormente, Marcel publicaria mais duas excelentes obras dentro do mesmo assunto geral: “Lições de Chico Xavier” e, a mais recente delas, “Kardec, A biografia”.

            O autor, renomado jornalista das Organizações Globo e que não se proclama adepto de religião alguma, faz uma pesquisa isenta, com os olhos de um cético inteligente e interessado. Marcel Souto Maior escreve muito bem, ou seja, é objetivo, claro, utilizando linguagem escorreita. Conhece a complexidade do tema e pressupõe, corretamente, os vários riscos de interpretações equivocadas a partir de uma análise imperfeita do fenômeno. Mesmo assim se predispõe à árdua tarefa. E elabora uma obra de fôlego que consiste em honesta e importante contribuição ao estudo do fenômeno mediúnico.

            A busca de provas irrefutáveis a respeito da autenticidade da imortalidade da alma e da mediunidade requer um conhecimento substancial concernente às dificuldades inerentes ao fenômeno mediúnico. Sem um conhecimento mais profundo a respeito desses obstáculos, somente fenômenos altamente ostensivos podem convencer um cético. E é atrás dessas evidências irrefutáveis e absolutas, e portanto raras (mas não raríssimas!), que Marcel viaja o Brasil atrás de médiuns que possam demonstrar a sobrevivência da vida espiritual à morte corporal para alguém que, assim como ele, tem a “dúvida” como premissa fundamental.

            A avaliação sincera dos médiuns visitados, sob os olhos de um pesquisador independente de qualquer denominação ou vínculo religioso, denota o quão complexo é o fenômeno mediúnico, sobretudo para os leigos no assunto. Indiretamente, o livro também reforça a necessidade de nós, espíritas militantes, apresentarmos elevado critério na análise e divulgação de obras que não apresentem a chancela da “universalidade do ensino dos espíritos” ou do “controle universal do ensino dos espíritos (CUEE).

             O livro merece ser lido por espíritas e não-espíritas, mesmo que ambos os grupos possam discordar de algumas conclusões e das respectivas implicações inferidas pelo autor. De fato, sem ler, estudar, discutir, comparar, avaliar e refletir, jamais conseguiremos estabelecer, sem nenhum tipo de fanatismo, a era da Fé Raciocinada na Terra, onde todos possa buscar o estudo, sob parâmetros científicos, a fim de realmente abordar a chamada Espiritualidade de uma forma geral e profunda.


            “O conhecimento da Verdade para que ela nos liberte” requer o estudo para que ele nos esclarece e forneça convicção onde exista apenas hipóteses. Cabe a nós, portanto, a leitura inicial, para, posteriormente, estudarmos cada vez mais e ininterruptamente essa e outras obras respeitáveis a respeito de questões espirituais e/ou espíritas.

Leonardo Marmo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário