Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A Falibilidade dos Missionários do Bem e a busca da Verdade

                Todo missionário do bem, por mais adiantado moral e intelectualmente que ele seja, apresenta significativo nível de falibilidade.

                A única exceção (que tenha encarnado na Terra) seria Jesus, que, conforme questão 625 de “O Livro dos Espíritos”, seria “o ser mais perfeito que Deus nos ofereceu para servir de modelo e guia”. Portanto, a infalibilidade relativa de Jesus (infalibilidade associada às exigências da vida na Terra, pois perfeito absoluto somente poderíamos considerar o próprio Deus) deve ser entendida como a referência maior de Evolução espiritual para os habitantes do nosso planeta. Entretanto, essa realidade pessoal de Jesus não significa que os textos bíblicos a respeito do Mestre Nazareno são infalíveis, o que faz com que na prática, todo conteúdo intelecto-moral que nos chega à nossa análise esteja susceptível de maior ou menor contaminação com equívocos conceituais.

                Além disso, existem ainda mais dois problemas adicionais, que são: a linguagem (que está sempre susceptível de ambigüidades, mudanças de jargão, modismos, entre outros fatores, o que, inclusive, pode ser observado na própria Codificação Kardequiana, quando os Espíritos relatam sua dificuldade em se fazerem compreendidos alegando muitas vezes “a pobreza da linguagem humana”) e as dificuldades de interpretação do interlocutor, isto é, as limitações intelecto-morais, incluindo preconceitos e oscilações emocionais, dos discípulos do respectivo conteúdo (Os referidos discípulos são os candidatos ao aprendizado dos conteúdos de maior nível espiritual).

                À semelhança de um copo de água que não pode ser considerado 100% puro, pois, por mais puro que seja, não chegará exatamente aos 100% de pureza, os conteúdos de natureza religiosa e/ou espiritual também estão sujeitos a esse tipo de limitação. A título de ilustração podemos citar as informações a respeito do mundo espiritual, que são especialmente difíceis de serem testadas por estudiosos encarnados, mesmo quando comparadas com informações relacionadas a outros temas religiosos.

                Assim sendo, para nos aproximarmos da Verdade, devemos aplicar às questões religiosas pensamentos lógicos e critérios científicos para não estarmos submetidos a pseudo-revelações.

                Devemos, portanto, fazer uma “pré-seleção” da “água” que estamos consumindo, ou seja, uma análise criteriosa das fontes de informação religiosa que estamos considerando para nosso estudo comparativo. Se não fizermos essa pré-seleção, gastaremos tempo e esforço, podendo não lograr excelência em nossas inferências doutrinárias a partir destes estudos.

                Por outro lado, admitir que todos os textos, sem exceção, por mais notáveis que sejam seus autores, em maior ou menor grau, estão susceptíveis de alguma limitação contribui para que evitemos o fanatismo e a idolatria de determinados autores, que são sempre atitudes prejudiciais para um crescimento intelectual sustentável, sobretudo no que se refere a intervalos maiores de tempo de estudo.


                Por conseguinte, perante a aplicação de estratégias de estudos, que sejam realmente racionais, tais como, a busca pela Universalidade do Ensino dos Espíritos Superiores, é que nos aproximamos de uma fonte com elevada pureza. Obviamente, esse objetivo de maneira nenhuma prescinde do esforço analítico e comparativo dos estudiosos encarnados assim como do intercâmbio de informações entre os referidos confrades encarnados. Desta forma, o crescimento doutrinário em algumas áreas específicas por parte de alguns confrades pode contribuir para que todo o movimento espírita eleve seu nível de compreensão e espiritualidade, desde que tais informações sejam debatidas e analisadas com profundidade por toda a comunidade espírita.

Leonardo Marmo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário