Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Alguns Fatos Relevantes da Vida e da Obra de Chico Xavier

           A biografia de Chico Xavier deve ser estudada com profundidade por todos os espíritas conscientes. Na verdade, a vida e a obra de Chico Xavier deveriam ser estudadas por espíritas e não-espíritas, ou seja, por todos os que almejam despertar uma pouco mais de espiritualidade em suas vidas.

A trajetória de Chico Xavier ao longo de seus 92 anos de vida física ensina muito de Espiritismo, Mediunidade e Elevação Moral. De fato, sua vida nos ensina a viver, pois o nobre Apóstolo da Mediunidade exemplifica uma vida verdadeiramente evangélica, fornecendo, muitas vezes sem palavras, ilustrações e recursos didáticos para que nós, os que estamos iniciando no ideal superior, cultivemos com mais determinação valores como a Paciência, a Resignação, a Perserverança e a Constância no Trabalho.

A disciplina, a aceitação dinâmica (não passiva) das dificuldades circunstanciais, a extraordinária percepção do que era prioridade em cada momento faz com que  Chico Xavier seja referência em diversos tipos de ação na caridade, tais como a caridade material, a caridade familiar, a caridade moral, a caridade espiritual, entre outras manifestações da verdadeira caridade que é, nas palavras de Divaldo Franco, a Auto-iluminação, e que Chico lograra realizar dentro de seu abnegado e bondoso coração.

Entretanto, as grandes missões não estão associadas a isenções de dificuldades e a vida de Chico mostra bem o que significa viver integral e conscientemente a realidade inerente de cada um, enfrentando as dificuldades sem fugas psicológicas e sem largar do arado em nenhum momento.

Analisemos algumas passagens da vida de Francisco de Paula Cândido Xavier:

1910: Chico Xavier reencarna em dois (2) de abril (02/04/1910).

1915: Desencarna sua mãe, Dona Maria João de Deus (29/09/1915).

1915-1917: Chico Xavier passa a viver com sua madrinha Dona Rita de Cássia, que torna sua vida extremamente dolorosa.

1917: O Senhor João Xavier, pai do Chico, casa-se com Dona Cidália Batista e Chico volta ao convívio do Pai e dos irmãos.

1927: Uma irmã de Chico Xavier, que passava por severa enfermidade mental, de origem espiritual, é submetida a um tratamento desobsessivo espírita e é curada. Chico trava contato com o casal Perácio e começa definitivamente a se dedicar ao estudo e ao trabalho espírita.

1931: Emmanuel aparece pela primeira vez a Chico Xavier.

1932: É publicada a primeira obra mediúnica de Chico Xavier, a primeira edição de “Parnaso de Além-Túmulo”.

1937: É publicada a obra “Crônicas de Além-Túmulo”, primeira da lavra do Espírito Humberto de Campos pela mediunidade de Chico Xavier. Humberto de Campos, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), havia desencarnado há poucos anos e era escritor de grande fama nacional, gerando grande repercussão a sua obra, depois de desencarnado, através de Chico Xavier.

1944: É publicada a obra “Nosso Lar”. O Autor espiritual era André Luiz, pseudônimo de médico e autor do Rio de Janeiro. “Nosso Lar” é o nome da colônia espiritual para onde André Luiz vai após sua desencarnação e sua passagem pelo chamado “Umbral”. A obra se tornaria extraordinário “Best-seller” e início da série denominada “A vida no Mundo Espiritual” ou simplesmente a série “Nosso Lar”. A obra de André Luiz se tornou, de fato, referência para o estudo do mundo espiritual e sua relação com a vida física dos encarnados, ilustrando vários conceitos fundamentais da Codificação Kardequiana.

1945: Eclode o “Caso Humberto de Campos”. A família de Humberto de Campos processa Chico Xavier e a Federação Espírita Brasileira (FEB), como editora responsável, requerendo os direitos autorais da obra de Humberto de Campos-Espírito.

1949: Chico Xavier publica seu primeiro romance mediúnico “Há Dois Mil Anos”, de autoria espiritual de seu guia Emmanuel, no qual o autor narra episódios do século primeiro de nossa era, inclusive um encontro que Emmanuel, na época Senador Públio Lentulus, tem com Jesus.

1957: É publicada a obra “Evolução em Dois Mundos”, primeira obra da parceria mediúnica entre Chico Xavier (psicografando capítulos em Pedro Leopoldo-MG) e Waldo Vieira (psicografando capítulos em Uberaba-MG)

1959: Chico Xavier transfere-se para Uberaba e passa a atuar na “Comunhão Espírita Cristã”.

1966: Waldo Vieira deixa Uberaba, desfazendo a parceria mediúnica com Chico Xavier.

1970: Chico Xavier completa aproximadamente 100 livros psicografados, atingindo meta previamente estabelecida por Emmanuel.

1971: Chico Xavier participa como principal entrevistado de dois (2) programas “Pinga-Fogo”, na TV Tupi. Os eventos tornam-se marcos da divulgação do Espiritismo no Brasil devido à grande audiência atingida assim como à proficiência demonstrada por Chico Xavier.

1974: Chico Xavier funda o Grupo Espírita da Prece, o qual nasceu a partir das reuniões de Evangelho no Lar da casa de Chico Xavier.

1981: Chico Xavier é indicado ao Prêmio Nobel da Paz.


2002: Chico Xavier desencarna aos 92 anos (com 412 livros publicados; hoje, contando com as obras inéditas que foram publicadas após sua morte física, já são aproximadamente 460 obras psicografadas).

Leonardo Marmo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário