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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Reunião Espírita: Esclarecer e Consolar


                As reuniões espíritas têm um objetivo muito claro que é ensinar Espiritismo, concomitantemente, ensinando-nos a viver em harmonia com as Leis de Deus. Obviamente, o ato de ensinar Espiritismo está associado a duas metas interdependentes: Esclarecer e Consolar.

                As reuniões espíritas devem ser iniciadas e concluídas por meio de uma prece simples, curta e sincera, que esteja focada nos objetivos da reunião propriamente dita, ou seja, nos objetivos comuns de todo o grupo presente no evento espírita. Portanto, a prece pode abranger suas tradicionais abordagens, tais como o “pedir”, o “agradecer” e o “louvar” de forma bem sucinta e direcionada fundamentalmente aos objetivos gerais da reunião e do público ali presente. Deve-se buscar o máximo de simplicidade na prece para que realmente evite-se exibições de erudição inapropriadas ou as chamadas “preces-palestra”, nas quais a extensão excessiva da oração faz com o grupo perca a concentração em relação à elevação do pensamento e a própria preleção seja prejudicada pelo tempo dispensado à prece. Tais cuidados são muito valiosos para que estejamos sempre, e cada vez mais, em contato com os nossos protetores espirituais e para que após a reunião, nós possamos deixar o recinto da Casa Espírita melhores espiritualmente do que quando adentramos neste ambiente.

                O esclarecimento gera a resignação para enfrentar as dificuldades da vida e, consequentemente, a motivação para superá-las bem como efetuar a transformação moral, tarefa pessoal e intransferível de todos nós. Tal proposição tem na Codificação Kardequiana, sobretudo em             “O Livro dos Espíritos”, sua referência principal.

                A consolação, por sua vez, gera a calma e a esperança para superar os momentos mais difíceis da jornada terrestre, constituindo verdadeira e efetiva caridade moral para com todos os irmãos que passam por tribulações. Tal ação tem no Evangelho, principalmente em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, sua referência bibliográfica básica.

                Deve-se acrescentar a chamada “caridade espiritual”, através da fluidoterapia (passes e água magnetizada, também denominada “água fluidificada”), que apóia a “caridade moral” (consolo) e a amplia, podendo gerar salutares conseqüências perispirituais e físicas.

                A reunião espírita deve primar pela didática e pela qualidade doutrinária de maneira que possa contribuir eficazmente como a melhoria da condição intelecto-moral de iniciantes e também de confrades com maior bagagem doutrinária.

                A associação entre palestras públicas e grupos de estudos parece ser uma estratégia interessante do ponto de vista didático-pedagógico para a maioria dos centros espiritas. De fato, há freqüentadores que preferem um dos dois tipos de reunião e, nestes casos, ambos os grupos seriam contemplados. Para aqueles que gostam dos dois tipos de reunião, há de se ressaltar que eles teriam as vantagens de ambos os tipos de abordagem, potencializando seu aprendizado através da freqüência à Casa Espírita.

                A freqüência à Casa Espírita é um hábito salutar para todos os adeptos minimamente conscientes da Doutrina Espírita. Tal hábito pode permitir, dependendo da dedicação e do esforço intelecto-moral do frequentador, a médio e longo prazos, um crescimento intelecto-moral significativo para o Espírita. Além disso, essa constância propicia um mecanismo de “higiene espiritual”, isto é, uma “vigilância” espiritual que tende a ajudar na imunização contra enfermidades espirituais graves, tais como a obsessão. Obviamente, a eficácia de tais possibilidades depende do nível de sinceridade, verdadeira religiosidade, comportamento diário e estudo doutrinário em casa (concomitante à freqüência às reuniões), incluindo o hábito do Evangelho do Lar, por parte de cada candidato à auto-iluminação.  De qualquer maneira, o espírita minimamente consciente do que é a Vida em seu sentido mais profundo deve sempre valorizar o trabalho da Casa Espírita, que é a principal sede do Movimento Espírita. De fato, o Centro Espírita é o Hospital-Escola-Oficina para a nossa promoção espiritual definitiva.

Leonardo Marmo Moreira

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