Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 20 de março de 2013

A Principal Tarefa do Centro Espírita


                A principal tarefa do centro espírita é ensinar espiritismo. Todas as demais tarefas da casa espírita são conseqüências e desdobramentos naturais desta tarefa básica e geral de estudo e, consequentemente, aprendizagem do conteúdo doutrinário.

                O processo de ensino-aprendizagem do Espiritismo gera direta e indiretamente um grande número de tarefas subsidiárias/acessórias, tais como a caridade material/promoção social espírita, envolvendo não somente os lanches e sopas fornecidos com uma freqüência definida e as cestas básicas mensais para famílias carentes como também tarefas de apoio escolar/profissional a famílias de baixa renda, tais como alfabetização e cursos de corte e costura, cursos de cabeleireiros, seminários de puericultura etc.

                Diversas outras tarefas fundamentais ao centro espírita têm no estudo e no aprofundamento doutrinário, suas bases fundamentais. Analisemos alguns exemplos, os quais são comentados a seguir.

                O trabalho de assistência espiritual através do tratamento pelos passes proporciona reequilíbrio espiritual, perispiritual e físico. Concomitantemente, tal tratamento é prolífico no fornecimento de informações a respeito da mediunidade, o que é fundamental para o contínuo estudo doutrinário dos participantes da casa espírita. Por outro lado, o próprio beneficiado pelos passes pode almejar, normalmente após o término do tratamento espiritual, a uma participação mais ativa na casa espírita.

                Semelhantemente, o trabalho de desobsessão fornece equilíbrio e apoio para uma transformação positiva mais efetiva de obsessores e obsediados. Além disso, contribui para a higiene espiritual bem como a reflexão existencial profunda por parte dos trabalhadores da reunião. Assim como o trabalho de passes, também fornece grande número de evidências de aspecto mediúnico, enriquecendo os estudiosos de informações acerca do mundo espiritual e sua influência sobre os encarnados.

                Desta forma, sobre as bases do estudo constante da Doutrina Espírita podem ser desdobrados variados tipos de ações tanto na chamada caridade espiritual como na caridade material. Logo, a casa espírita, partindo do ideal fundamental de estudo e divulgação doutrinária, busca sempre as tarefas de esclarecimento e de consolação, constituindo-se em um núcleo de aspecto tríplice: Escola/Hospital Espiritual/Oficina.

                No Evangelho de João, Jesus afirma: “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Desta maneira, o estudo profundo da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus gera o discernimento que motiva a ampliação das tarefas do Centro Espírita, o qual constitui a célula fundamental do Movimento Espírita.

                Cabe ao Espírita sincero, muita responsabilidade para com a Casa Espírita. Para ilustrar isso, vale lembrar a mentora espiritual Joanna de Ângelis, que afirma que “o médium (assim como o doutrinador) espírita que se desincumbe bem de suas tarefas, realiza duas reencarnações em uma”.  De fato, o trabalho totalmente gratuito e voluntário do Centro Espírita e de seus trabalhadores na promoção espiritual global de cada indivíduo da Terra pode ser efetivamente uma ferramenta de contribuição substancial para a Obra de Jesus. Essa tarefa, se bem cumprida, pode valer, por si só, como uma encarnação, sem falar de todos os desafios e tarefas da vida social, profissional, familiar e pessoal de todos nós, que constitui a “segunda encarnação”. Valorizemos, portanto, o trabalho espírita, que tem no Centro Espírita sua sede principal.  

Leonardo Marmo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário