Existem
vários tipos de obsessão quanto aos seus agentes, ou seja, quanto aos
participantes do processo obsessivo. A obsessão, como nós sabemos, tem no
obsessor e no obsediado seus principais participantes.
O
tipo “clássico” de obsessão, que é de interesse fundamental no estudo da
questão, principalmente em se tratando de estudantes encarnados, é a obsessão
de desencarnado para encarnado, isto é, a obsessão em que o obsessor é
desencarnado e o obsediado é encarnado.
A
invisibilidade do agente obsessor, a força da ação telepática, a sutileza das
estratégias obsessivas, o desconhecimento da existência desse processo por
parte de grande quantidade dos obsediados, entre outros fatores, são características
que tornam a obsessão do desencarnado para o encarnado um dos fatores mais
complexos e graves que influenciam negativamente o andamento das realizações
reencarnatórias de cada ser humano, partindo da influenciação direta sobre o
livre arbítrio.
Dentro
deste tópico, vale frisar que existem obsessões coletivas, ou seja, obsessões
com mais de um obsessor (muitas vezes numerosos obsessores!) para um obsediado
bem como vários obsessores para vários obsediados. De fato, assim como os
encarnados, os desencarnados fazem associações e montam equipes para atuarem em
conjunto visando à obtenção de metas comuns.
A
obsessão de desencarnado para desencarnado: No mundo espiritual, associações de
variadas dimensões podem ser elaboradas.
Como conseqüência a esses pactos, muitos espíritos podem ser vítimas
(obsediados) de perseguidores (obsessores), caracterizando circunstâncias
dolorosas, as quais são motivadas por diversas razões e durante variados
intervalos de tempo (alguns casos obsessivos podem durar por muito tempo).
A
obsessão de encarnado para encarnado: O fenômeno básico da obsessão é a
influência negativa persistente que se dá através da transmissão do pensamento
do obsessor para o obsediado. Este conceito básico permite inferir que a
obsessão pode ocorrer entre encarnados. De fato, o encarnado é um Espírito
imortal assim como o é o Espírito desencarnado. Em que pese as diferentes
nuances de cada processo, a influência de encarnado para encarnado pode
impactar negativamente seu próximo de forma semelhante à influência do Espírito
desencarnado sobre o Espírito encarnado.
A
obsessão de encarnado para desencarnado: Os pensamentos que nós emitimos a cada
instante podem funcionar como evocações muito intensas para os desencarnados.
Dessa forma, consciente ou inconscientemente, os encarnados podem obsedar os
desencarnados. A lembrança sistemática de desencarnados pode gerar diálogos
mentais e\ou elaborações mentais (“telas mentais” ou “painéis mentais”, tais
como as “formas pensamentos”) com alta carga emocional que podem sempre
intensificar o impacto que o pensamento propriamente dito pode gerar quando
assimilado pelo “Espírito-alvo” (obsediado), que neste caso é um desencarnado.
Auto-obsessão:
A auto-obsessão é quando o próprio encarnado mantém uma fixação negativa, ou
seja, uma monoideia perturbada, sem a participação efetiva de outro Espírito.
Em outras palavras, o mesmo indivíduo é obsessor e obsediado ao mesmo tempo,
sendo, portanto, obsessor de si mesmo. Pode ocorrer devido a fixações do
passado e\ou vazio existencial e\ou viciações vinculadas à matéria.
Em
verdade, toda obsessão tem intrinsicamente, em maior ou menor grau, uma
auto-obsessão, que é inerente ao processo obsessivo propriamente considerado,
pois a telepatia perniciosa passa pela assimilação da idéia emitida pelo obsessor
por parte obsediado, com inevitáveis conseqüências intelecto-morais negativas.
A
fundamentação telepática do fenômeno obsessivo, tendo o fenômeno mediúnico
inerente ao Espírito imortal como base, denota a necessidade de auto-conhecimento,
reforma íntima, vigilância em pensamentos, sensações, sentimentos, palavras e
atos de forma muito mais complexa do que poderíamos supor sem considerar a
efetiva influência mútua entre os Espíritos.
Assim
como a transmissão de pensamentos positivos, a transmissão de pensamentos
doentios acontece continuamente na natureza. Por conseguinte, compreender
minimamente a complexidade envolvendo os agentes da obsessão permite entender
aspectos muitas vezes ignorados das complexas relações humanas e a influência
do inter-relacionamento pessoal sobre o estado de felicidade e\ou infelicidade
de cada Espírito imortal.
Leonardo Marmo Moreira
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