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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As três Revelações: Moisés, Jesus e o Espiritismo


                Assim como ocorre individualmente, as coletividades também possuem programações e metas evolutivas. Desta forma, as famílias espirituais, em diferentes níveis, também requerem preparações e orientações. A própria comunidade terrestre como um todo também está sujeita a estratégias e orientações espirituais que sejam pertinentes ao nível evolutivo médio de seus componentes.

                Desta forma, Jesus, o grande “governador” espiritual do planeta Terra (conforme informações de Emmanuel  em “A Caminho da Luz”) tem enviado missionários, de tempos em tempos, para ajudar no processo evolutivo de todos os habitantes do nosso planeta.

                Conforme exarado no Capítulo 1 de “A Gênese”, “Fundamentos da Revelação Espírita”, as três principais revelações que a Providência Divina proporcionou ao ser humano, foram representadas por Moisés, Jesus e o Espiritismo, os quais teriam mensagens inter-relacionadas e progressivas, sendo que Moisés  ensinava basicamente a justiça, Jesus, que personifica o amor, e o Espiritismo representaria a busca pela Verdade. Além disso, o Espiritismo seria o “Consolador” prometido por Jesus uma vez que o esclarecimento que a Doutrina Espírita propõe o resgate da pureza do Cristianismo Primitivo, aprofundando questões que à época (século I) seriam didaticamente mais difíceis de serem abordadas em função das limitações intelecto-culturais da população do século I. Semelhantemente, Jesus representa um avanço em relação às bases de Moisés, aproveitando o crescimento espiritual da população do seu tempo para avançar nas propostas de transformação moral para o homem.

                O Espiritismo, denotando o caráter progressivo das Revelações, consiste em uma revelação de caráter duplo: é tanto uma revelação divina como uma revelação científica. A doutrina espírita consiste em revelação divina (através do trabalho de elaboração humano, isto é, dos seres encarnados), pois surge da inspiração dos Espíritos e consiste em uma revelação científica, pois é baseado no fato, ou seja, é fundamentado no estudo dos fenômenos que ocorrem na natureza, como é o caso do fenômeno mediúnico. Neste contexto, na análise qualitativo-quantitiva do fato (fenômeno mediúnico), o trabalho de elaboração do homem se manifesta.

                O Espiritismo constitui-se em um corpo doutrinário de caráter triplo, isto é, científico, filosófico e religioso, sendo progressivo, requerendo, por isso mesmo, estudo constante de seus adeptos.

Leonardo Marmo Moreira

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