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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Carne: comer ou não comer? eis a questão

Diante desse dilema, é fundamental uma atitude de consciência espírita, mas também de bom senso, sem extremismos e fanatismos, conforme a orientação segura de Emmanuel.


Um dos temas mais polêmicos debatidos pelo movimento espírita diz respeito à questão da alimentação carnívora. Afinal de contas, o Espiritismo é contra ou a favor da utilização da carne como alimento?!

A questão é complexa e pede substanciais pré-requisitos doutrinários. Os confradesque  defendem  o  consumo  de carne se baseiam fundamentalmente em “O Livro dos Espíritos”, sobretudo nas questões 722 e 723. De fato, em conformidade com a tradução do professor J. Herculano Pires, estas questões registram o seguinte “diálogo” entre Allan Kardec e a Falange do Espírito de Verdade:

“722. A abstenção de certos alimentos, prescrita entre diversos povos, funda-se na razão?
R. Tudo aquilo de que o homem se possa alimentar, sem prejuízo para a sua saúde, é permitido...”.

“723. A alimentação animal, para o homem, é contrária à lei natural?
R. Na vossa constituição física, a carne nutre a carne, pois do contrário o homem perece. A lei de conservação impõe ao homem o dever de conservar as suas energias e a sua saúde para poder cumprir a lei do trabalho. Ele deve alimentar-se, portanto, segundo o exige a sua organização.”

Entretanto, ao contrário das colocações mais sutis exaradas em “O Livro dos Espíritos”, Emmanuel em “O Consolador” apresenta opinião bem categórica quando aborda o tema na Questão 129:

“129. É um erro alimentar-se o homem com a carne dos irracionais?
R. A ingestão das vísceras dos animais é um erro de enormes conseqüências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos matadouros e frigoríficos.  

Temos de considerar, porém, a máquina econômica do interesse e da harmonia coletiva, na qual tantos operários fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não podem ser destituídas de um dia para o outro, sem perigos graves. Consolemo-nos com a visão do porvir, sendo justo trabalharmos, dedicadamente, pelo advento dos tempos novos em que os homens terrestres poderão dispensar da alimentação os despojos sangrentos de seus irmãos inferiores.”

Portanto, Emmanuel afirma peremptoriamente que “a ingestão das vísceras dos animais é um erro de enormes conseqüências”, mas admite que naquele momento histórico em que a obra “O Consolador veio a lume (prefácio de 8 de março de 1940) não seria aconselhável e tampouco exeqüível, em função de motivos sócio-econômicos e dos próprios condicionamentos muito arraigados, uma mudança brusca de hábito alimentar.

Muitos poderão argumentar que o próprio Emmanuel recomendou a Chico Xavier que entre as opiniões dele e aquelas de Allan Kardec e da codificação, que ele escolhesse a base doutrinária do Espiritismo. Todavia, a problemática em questão não é tão trivial. Realmente, Emmanuel não está sozinho neste posicionamento.  

A frase “A carne nutre a carne” é uma
sentença interessante
 

André Luiz em “Os Mensageiros” (Capítulo 41, intitulado “Entre Árvores” e Capítulo 42, denominado “Evangelho no Ambiente Rural”) e “Missionários da Luz” (Capítulo 11, intitulado “Intercessão), assim como Humberto de Campos em várias de suas obras deixam evidentes seus posicionamentos contrários ao uso da carne como recurso alimentar. Para esses autores, o indivíduo consciente espiritualmente deveria, no mínimo, diminuir o consumo de carne. É interessante lembrar que “Missionários da Luz” é considerado um dos 10 mais importantes livros espíritas do século XX em pesquisa recentemente divulgada que considerou a opinião de expoentes do movimento doutrinário contemporâneo.

Em princípio, nós teríamos um impasse doutrinário, uma vez que o critério kardequiano da “Universalidade do Ensino dos Espíritos” nos ensina que os Espíritos evoluídos, com missão de relevo na iluminação espiritual das criaturas, ao transmitirem suas informações através de médiuns indiscutivelmente elevados moralmente e preparados para o mediunato, como é o caso em tela, não poderiam jamais divergir tão drasticamente em questões objetivas e relevantes como, por exemplo, o consumo alimentar da carne. Contudo, o assunto é delicado e qualquer abordagem superficial pode gerar graves equívocos na busca pela Verdade.

Analisemos, primeiramente, as questões supracitadas de “O Livro dos Espíritos”. A famosa frase “A carne nutre a carne” (L.E. 723) é uma sentença interessante, porém pouco explicativa quanto ao sentido moral da problemática em questão. Realmente, essa resposta aparentemente “simplista” enunciada pela “Falange do Espírito de Verdade” está focada, principalmente, no problema nutricional da ingestão carnívora e não na temática moral, que é o grande tópico da discussão doutrinária. Em outras palavras, nós poderíamos inferir que a questão formulada nas entrelinhas por Allan Kardec diz respeito muito mais ao aspecto moral do ato de matar animais para comer suas vísceras do que aos fatores positivos e negativos que a carne representaria para o ser humano sob o ponto de vista nutricional.

Desta forma, ao estudar esse intrincado tópico, temos que admitir duas hipóteses. Ou a fome no mundo é tamanha que, nestas condições, justificaria a alimentação carnívora como um mal menor ou os Espíritos, inteligentemente, não acharam conveniente fornecer uma resposta definitiva a essa questão em um momento histórico em que certamente o ser humano não estava preparado para uma orientação contra o hábito carnívoro. Aparentemente, esses dois fatores devem ter pesado para que os Espíritos se abstivessem de maiores explicações quanto a esse tópico.

Realmente, a pergunta anterior de “O Livro dos Espíritos” (L.E. 722) é bastante interessante em função de sua sutileza e também deve ser considerada na presente análise, pois os “Espíritos da Codificação” respondem que “Tudo aquilo de que o homem se possa alimentar, sem prejuízo para a sua saúde, é permitido...”.  

A obesidade tem nas gorduras de origem animal
uma de suas principais causas
 

Ora, com os atuais conhecimentos oriundos de sérias pesquisas desenvolvidas por médicos, nutricionistas e profissionais de várias áreas interdisciplinares, está bem estabelecido que a alimentação carnívora, especialmente em se tratando de carne vermelha (carne de mamíferos), tem sido considerada um dos principais fatores responsáveis por um número incontável de doenças e óbitos, destacando-se aí as enfermidades cardiovasculares  e cerebrovasculares e diversos tipos de câncer, tais como o câncer de intestino. Isso sem mencionar a obesidade, muitas vezes mórbida, que se tornou um gravíssimo problema de saúde pública em todo mundo. De fato, a obesidade tem nas gorduras de origem animal um de seus principais fatores causais. Assim sendo, à luz dos novos conhecimentos da ciência, a carne não é tão saudável como poderiam supor as gerações anteriores. Logo, se carne não é algo tão saudável, paradigma que vicejou durante muito tempo, mas que não seria tão correto assim, a compreensão da resposta “Tudo aquilo de que o homem se possa alimentar, sem prejuízo para a sua saúde, é permitido...” seria completamente diferenciada. A título de ilustração é interessante lembrar que algumas gerações passadas consideravam o indivíduo gordo, especialmente na fase infantil, alguém “forte”, saudável e a pessoa magra, um cidadão fraco e necessariamente desnutrido. Na década de 80 ficou famosa a canção infantil, cujo refrão era “Comer, comer! Comer, comer! É o melhor para poder crescer!”. Ora, haja vista os níveis alarmantes da chamada “obesidade infantil”, à luz dos novos conhecimentos científicos, nós podemos afirmar que, nos dias atuais, tal música seria científica e politicamente incorreta, para dizer o mínimo!

Neste contexto, é fundamental citar um texto extraordinariamente claro e objetivo exarado na Revista Espírita (Revue Spirite) de dezembro de 1863. Aliás, este artigo é exatamente o último texto da referida publicação no mês de dezembro do ano de 1863. Esta mensagem é intitulada “Sobre a alimentação do homem”, sendo “assinada” pelo espírito Lamennais, que, como nós sabemos, desempenhou função relevante na codificação, contribuindo com várias mensagens na Codificação. Nela, nós encontramos um trecho que o referido Mentor afirma: “Os temperamentos naturalmente bastante fortes para viverem como os anacoretas fazem bem, porque o esquecimento da carne conduz mais facilmente à meditação e à prece. Mas para viver assim, seriam preciso geralmente uma natureza mais espiritualizada do que a vossa...”. Ora, este texto tem, obviamente, a chancela de Allan Kardec. Portanto, o “Codificador” estava ciente da opinião dos Mentores, mas certamente aquele que foi chamado por Camille Flammarion de “O Bom senso encarnado” não ignorava que, definitivamente, 1863 não representava um momento adequado para uma discussão mais efusiva sobre esse assunto, sob pena da divulgação doutrinária como um todo ser comprometida pela ridicularização através dos ataques dos vários adversários do movimento nascente.

Vale lembrar que a primeira edição de “O Livro dos Espíritos” (L.E.) antecede os trabalhos revolucionários de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace sobre a evolução das espécies e a seleção natural. Realmente, “A Origem das Espécies” foi duramente combatida pela ortodoxia religiosa da época, interpretando literalmente o “Velho Testamento”, não admitia nenhum tipo de “parentesco” entre o homem e os animais, ignorando que todos os seres sencientes, e não só o ser humano, “foram criados à imagem e semelhança de Deus”. Por conseguinte, “abraçar essa bandeira ideológica” antes do momento histórico apropriado, em que o Espírito humano estivesse preparado para essas verdades divinas, seria condenar os livros espíritas a numerosos episódios semelhantes ao famigerado “Auto-de-fé de Barcelona”. 

Cada inteligência, diz Clarêncio, só recebe da verdade
a porção que pode reter
 

Além disso, a título de ilustração vale registrar que a publicação da primeira edição de “O Livro dos Espíritos” (L.E.) ocorreu mais de 31 anos antes da abolição da escravatura no Brasil (O Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho)! Se lembrarmos do Holocausto efetuado pelos Nazistas no início da década de 40, do mais recente regime denominado “Apartheid” na África do Sul ou mesmo dos problemas raciais norte-americanos, sobretudo na década de 60, mas que permanecem até hoje, seria o caso de se perguntar: O ser humano que até hoje discrimina e, às vezes, escraviza e tortura o próprio ser humano aceitaria uma mensagem de fraternidade que incluísse nossos irmãos animais há 151 anos atrás?! Infelizmente, a resposta é não! E, obviamente, a “Falange do Espírito da Verdade” sabia dessa realidade!

Importante lembrar que o próprio L.E. afirma que “luz demais ofusca ao invés de iluminar”. O próprio “O Livro dos Médiuns” (L.M.) explica que muitas vezes os Espíritos superiores tentam contornar nossos preconceitos para nos fornecer informações válidas à nossa evolução. Isso fica evidente, por exemplo, quando André Luiz, na companhia de Hilário e do Ministro Clarêncio, encontra uma freira no capítulo 34 intitulado “Em Tarefa de Socorro”, da obra “Entre a Terra e o Céu”. André Luiz e Hilário se surpreenderam pelo fato dela continuar católica no mundo espiritual e o Ministro Clarêncio esclarece que “cada inteligência só recebe da verdade a porção que pode reter”. Logo, uma vez mais, nos é ensinado que não há violência no processo educacional da evolução do espírito imortal e o que vale para os indivíduos, vale para as coletividades. Se a chamada “verdade” for mais perturbadora do que “libertadora”, os mentores sábios e amorosos preferem esperar que amadureçamos um pouco mais, antes de nos fornecerem informações adicionais. O próprio Jesus “prometeu o Consolador”, justificando que tinha muito mais para dizer, mas que, naquela ocasião “nós não podíamos suportar” mais informações.

Este estudo nos relembra que a “Codificação” não disse a primeira e nem a última palavra. De fato, a “Doutrina Espírita” começa com “O Livro dos Espíritos”, mas, obviamente, não termina com ele. O Espiritismo evolve e Kardec foi o primeiro a defender essa atitude de crítica e auto-crítica por parte dos espíritas para uma verdadeira busca pelo conhecimento das Leis de Deus. Ademais, os Espíritos Superiores não poderiam se contradizer na Revista Espírita, que não deixa de ser parte integrante da Codificação, conforme nos ensina Divaldo Pereira Franco. O problema da carne demonstra eloqüentemente a nossa imperiosa necessidade de estudar “O Livro dos Espíritos”, o que é bem diferente de apenas decorar suas questões sem uma maior análise.

Obras notáveis como “A Evolução Anímica” de Gabriel Delanne, “Gênese da Alma” de Cairbar Schutel , “O problema do Ser, do Destino e da Dor” de Leon Denis, “Evolução em Dois Mundos” de André Luiz, entre outros, não deixam margem para dúvidas no que se refere à necessidade do sentimento de fraternidade dever incluir também os animais, uma vez que eles são nossos “irmãos caçulas”. Além dessas monumentais obras, não podemos esquecer da extraordinária obra da Professora Irvênia Prada “A Questão Espiritual dos Animais”, profundamente fundamentada na obra de Allan Kardec. Realmente, estes ilustres autores espíritas de maneira nenhuma estão em oposição ao “Livro dos Espíritos” que apresenta o belíssimo e contundente ensino: “O átomo será anjo, assim como o anjo já foi átomo”. 

O consumo de carne, ao invés de diminuir, aumenta
a fome no mundo
 

Importa, igualmente, citar a contribuição do filósofo e ecologista australiano Peter Singer, que apesar de materialista, afirma que assim como hoje nos envergonhamos dos séculos e séculos de racismo e escravidão humana, chegará o dia em que teremos remorso por nossas atitudes típicas de um “Especismo”, isto é, uma discriminação não mais de raça, mas de espécie. Singer afirma que maltratar os animais sob o subterfúgio da maior inteligência seria uma forma de indiretamente justificar assassinatos de crianças e adultos com problemas mentais, que foi um comportamento ultrajante desenvolvido pelos nazistas no final da primeira metade do século XX. Além disso, Peter Singer, assim como um número incontável de pesquisadores e ecologistas têm apontado a criação de animais para o abate, principalmente os bovinos, como uma das atividades de maior impacto ambiental, destruindo florestas, diminuindo a fertilidade do solo, liberando gás metano (o que contribui para o aumento do efeito estufa) e consumindo uma quantidade altíssima de recursos vegetais (em média, para um boi gerar um quilo de carne ele deve consumir 10 quilos de vegetais, o que demonstra que o consumo de carne, especialmente vermelha, ao invés de diminuir, aumenta a fome no mundo). Estas informações são extremamente sugestivas se lembrarmos que as famosas Questões 722 e 723 de L.E., estão inseridas no capítulo intitulado “Lei de Conservação”, o que claramente inclui a necessidade de conservação do planeta, que proporciona a vida dos corpos físicos! Ademais, vale a reflexão: Se até um autor materialista tem tamanha consideração pelos animais, como deveria ser a atitude dos discípulos de Jesus, vinculados ao “Consolador” prometido pelo mestre?!

Muitos espíritas que comem carne defendem esse hábito simplesmente para desenvolver uma falsa tentativa de se justificarem perante a sociedade e, principalmente, frente à própria consciência, pois não conseguem deixar de praticar tal atitude. Ora, essa postura não corresponde de maneira nenhuma a uma atitude de consciência espírita, fundamentada na fé raciocinada. Seria o mesmo que um assassino que se considerasse cristão começasse a pregar o assassinato como nova “interpretação” evangélica somente para justificar o seu procedimento. Um médico que fume ou beba vai ensinar que tal hábito é bom para a saúde?! Uma mãe que cometeu aborto vai pregar que isso é certo segundo o Evangelho e o Espiritismo para tentar inutilmente se enganar?! A conscientização do certo e do errado é o primeiro passo, o arrependimento vem em seguida e uma atitude dinâmica de amor, “que cobre a multidão de pecados”, é a postura que se espera daquele que “conheceu a Verdade para que a Verdade o liberte” dos erros!

Resta, então, saber: O que fazer?!

É fundamental uma atitude de consciência espírita, mas também de bom senso, sem extremismos e fanatismos, conforme a orientação segura de Emmanuel em “O Consolador”. “Conhecer a Verdade” é o primeiro passo para que ela “nos liberte” de equívocos arraigados em séculos de atitudes viciosas. Todavia, essa “libertação” requer tempo, paciência, disciplina e condicionamento lento e gradual. Assim sendo, nossa proposta deveria ser, a princípio, diminuir o consumo de carne, planejando com educação e trabalho um futuro, talvez próximo, em que trataremos nossos irmãozinhos conforme Jesus nos recomenda, ou seja, com amor. 

Leonardo Marmo Moreira

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