Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Redes Sociais: A rede mundial de jovens.

As Redes Sociais ultimamente tem crescido muito, disso não podemos duvidar. Orkut, Facebook, Twitter, MySpace e etc...
Também não podemos negar que uma grande parcela dos usuários das redes sociais são jovens. Isso acaba preocupando bastante, já que alguns jovens não tem discernimento ou responsabilidade em seus atos e dizeres (e muitos adultos também), o problema é que o que é postado nas redes sociais é visto em âmbito INTERNACIONAL.

Imaginemos que fulano tenha 600 seguidores no twitter e fala algo sobre sua ex namorada. Seria o mesmo que ele subir num palco e dizer o que disse para 600 pessoas. Digamos que das 600 pessoas, 120 deram retweet. Seria o mesmo que essas 120 pessoas gravassem e contassem para outras pessoas que não estiveram no local que ele disse isso. E essas 120 retweetaram para mais outras e assim por diante. Viram só o tamanho da responsabilidade de nossas ações?
Fulano sem se dar conta falou mal da ex namorada dele para 720 pessoas, sem contar, é claro, com os próximos RT's.
Há também aqueles que usam perfis fakes ou passam informações falsas sobre si, seja para impressionar um amigo, uma namorada (ou namorado), alguém que está tentando conquistar ou um grupo de pessoas.
Vemos nesse irmão uma falta de confiança em si mesmo e de auto estima. Isso pode ser tanto prejudicial para ele quanto para a pessoa que está recebendo essas informações, já que ela pode estar formulando em sua mente alguém que não exista e quando encontrar-se ou descobrir a verdade, sua formação irá cair por água abaixo, podendo inclusive gerar uma depressão ou em casos mais graves e extremos, levar ao suicídio.
Mas o pior de tudo é o cyberbullying. Agressões morais e humilhações à um indivíduo via internet. Pode ser de alguma foto, montagem, ou até mesmo espalhar mentiras sobre a vítima.
Há casos até de casos que viraram piadas em âmbito nacional. Isso acaba fazendo a vítima perder a sociabilidade, sua autoestima e também pode levar a casos de depressão e suicídio.

Com isso, aprendemos que o respeito é importante em qualquer lugar, inclusive nas Redes Sociais. Seja como você é nas redes, só assim poderá ser feliz lá também. Trate os outros como gostaria de ser tratado e no final, verá que as Redes Sociais podem ser uma ferramenta aliada à sua evolução moral e espiritual.
Por hoje é só pessoal, fiquem com Deus e até a próxima.


Esse texto foi originalmente postado por http://juventudeespiritismo.blogspot.com/2011/11/redes-sociais-rede-mundial-de-jovens.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário