Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Momento de Saúde

A mensagem que antecede o décimo capítulo, fala sobre a verdade divina, que, ao penetrar o nosso ser, nos modifica por completo, transformando e renovando-nos. Deixamos de lado as acusações dos outros sobre nós, não nos deixando atingir pelo mau. A verdade divina ao preencher as nossas consciências, nos ajuda a pensar e agir com correção e nos impele a caminhar com entusiasmo e paz rumo à libertação. 

Capítulo 10: A Verdade Libertadora

Parte 1

            Joana traz nesta lição o conhecimento da verdade absoluta, que transcende as verdades humanas, terrenas. Segundo ela, o mundo está repleto de “verdades” que não têm nenhum fundamento, nenhuma lógica; verdades baseadas em conceitos frágeis e pensamentos sem estrutura lógica. Essas incoerências são facilmente aceitas na Terra como verdades e, somadas às verdades relativas, ou seja, pessoais, que permeiam o mundo e a vivência subjetiva de cada ser, essas expressões antes aprisionam e afligem o homem do que o libertam.
            A verdade paira acima das paixões, pois não são dissolvidas pelos argumentos e alucinações humanas. Esta, ao contrário, dá certeza, fé e paz aos que procuram concepções mais elevadas, ao conteúdo iluminativo e transcendente do conhecimento e da razão. Ela é alcançada mediante o trabalho reflexivo, que requer tempo, segurança e dedicação, e, uma vez conhecendo-a, ela clareia, liberta e acalma o ser. Joana nos fala que “a união do ser com seus conteúdos dá-se em regime de entrega e paz”, “produzindo a transformação interior daquele que se lhe facultou conquistar” (p.64). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário