Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Momentos de Saúde

A mensagem que dá início ao capítulo 6: O Amor acima de tudo, do livro em estudo, traz o esclarecimento sobre o poder do amor divino que, ao inundar o ser, enche-lhe de paz e o leva ao outro, ao próximo que também passa a ser amado, e, por fim, a si mesmo. Dessa forma, o amor divino permite ao homem amar a si mesmo e a todos à sua volta, e se constitui como força impulsionadora da renovação e transformação pessoal, além de ser a meta essencial de toda vida.




Capítulo 6: O Amor acima de tudo



Parte 1

Joana inicia este capítulo trazendo a recomendação de Jesus sobre o amor, afirmando que este, além de ser o maior mandamento, “deve ser a pedra angular de todas as construções” (p.41). A máxima “Amai a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” resume a Lei de Amor que rege a vida e o universo, e, portanto, se torna a diretriz das realizações humanas.

Amar a Deus implica na conscientização de ser parte integrante do Todo, ou seja, parte integrante d’Ele e do conjunto cósmico, assim como na preservação e respeito à vida em todas as suas manifestações. O respeito ainda com a natureza e a busca por contribuir no seu desenvolvimento e harmonia são demonstrações de amor e de reconhecimento do Pai como criador de toda a vida e todo o universo, valorizando-se a sua obra como homenagem a Ele.

Amar ao próximo significa também reconhecer o outro como irmão e como ser divino, por serem filhos do mesmo Pai. Sem ele, o homem se perde no caminho; isolado e sozinho enfraquece-se, ficando cada vez mais vulnerável e distante de si mesmo, de sua essência, do divino que o habita e norteia seu rumo.

Amar a si mesmo, segundo Joana, eleva o ser à plenitude, ajudando-o a se perceber e a desenvolver seu verdadeiro potencial, através da conscientização de suas virtudes adormecidas. Para tal, contudo, o ser deve se destituir da paixão ególatra, que tanto o cega e o aliena em falsas imagens e fantasias. Só assim, o amor em sua pureza e real expressão pode tocar-nos o mais íntimo de nosso ser e se manifestar através dos nossos corações.

 
Larissa - Mocidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário