Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Momentos de Saúde

Em contigüidade aos comentários anteriores, irei abordar hoje o capítulo 1, intitulado “Decisão de ser feliz”. Antes de cada capítulo, contudo, Joana deixa uma mensagem para reflexão, como forma de introduzir o conteúdo do capítulo seguinte. Na mensagem de hoje, que antecede o primeiro capítulo do livro, ela nos fala sobre o psiquismo divino, que flui e percorre através de todo ser humano, sustentando-o e conduzindo-o em todos os momentos da vida, impulsionando-o ao prosseguimento. Essa força vital torna tudo acessível ao homem, que pode, através dela, alcançar as suas aspirações em paz.



Capítulo 1: Decisão de ser feliz


Parte 1

Joana inicia este capítulo nos dizendo: “empenha-te ao máximo para tornar tua vida agradável a ti mesmo e aos outros” (p.15). Ela nos faz refletir acerca das nossas ações perante a vida, afirmando que essas devem ter um significado positivo, motivador para continuar a caminhada, “que deve se caracterizar por experiências enriquecedoras” (p.15). Ela fala que não devemos nos preocupar com a posição dos outros diante da nossa opção de ser feliz, uma vez que somos nós mesmos os únicos com quem poderemos sempre contar.

Segundo ela, gerar simpatia, que ao mesmo tempo produza estímulos otimistas para si mesmo, é uma atitude de crescimento emocional e maturidade psicológica. Para tal, entretanto, é importante e necessário que tal atitude seja realizada de forma autêntica, ou seja, de acordo com o que o seu mais íntimo ser, sendo, assim, um processo natural, de “intercâmbio agradável entre as pessoas” (p.16); caso contrário, isso se torna um martírio. Dessa forma, não pude deixar de fazer uma relação dessas idéias com a Fenomenologia Existencial – uma das abordagens teóricas dentro da Psicologia, pois, de acordo com ela, o homem, agindo de forma inautêntica, adoece, ou seja, o ser que sofre é aquele que se distanciou da sua essência, agindo, portanto, de forma incoerente.

Joana encerra a primeira parte deste capítulo dizendo: “Tuas mudanças e atitudes afetam aqueles com os quais convives. É natural, portanto, que te plenificando, brindem-te com mais recursos para a geração de alegrias em volta de ti.” (p.16)

Larissa - Mocidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário