Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Recordando a Lei Natural de Causa e Efeito, podemos afirmar que nossos mais diversos sofrimentos têm origem em nosso espírito. Em relação às dificuldades ligadas a saúde do corpo físico também não é diferente. Muitas vezes somos acometidos por mazelas que têm origem em nossos desequilíbrios, ou seja, nossa falta de harmonia interior pode ser causa de nossas doenças físicas (efeitos). Mas essa falta de harmonia interior ou desequilíbrio começa onde? A resposta é simples: na alma, pois é a alma que controla o corpo físico. Vejamos um exemplo:

Ao sentir a boca salivar por alguma receita culinária e comer em excesso, praticando a gula, é a alma que em desequilíbrio deseja a alimentação excessiva fazendo o organismo físico reagir a esta vontade.

Não poderíamos admitir que ocorresse o contrário, uma vez que o corpo não exerce dominação sobre a alma: é a alma que controla o corpo físico. Contudo, é possível compreender que em certos casos pode haver dependência química, ou seja, o corpo pode estar quimicamente dependente de alguma substância lícita ou ilícita. Mas mesmo nestes casos, lembramos que o início do consumo destas substâncias se deu pela vontade da alma.

Então, como podemos evitar os desequilíbrios, ou reconquistar novamente nossa harmonia interior? Seguindo os ensinamentos de Jesus, guia e modelo da humanidade, e recordando que a maior atenção à questão espiritual não dispensa o auxílio de profissionais da saúde como os médico, por exemplo, uma vez que é necessário cuidar da causa e também dos efeitos do desequilíbrio. Lembra do ensinamento de nosso Mestre: “orai e vigiai”? Pois bem. Recordemos disso em todos os instantes, buscando colocar em prática em nosso dia-a-dia. Nas palavras do livro O Médico Jesus (ed. EBM), o autor José Carlos de Lucca afirma: "Jesus prescreveu o remédio da "vigilância" para nossas dificuldades. Vigiar é observar-se com atenção. Fiquemos atentos para os reais motivos que nos fazem descer as escadas do desequilíbrio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário