Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

sábado, 31 de março de 2012

31/03 - Frase do dia

Querendo, mentalizamos; mentalizando, agimos; agindo, atraímos; e atraindo, realizamos.

Da obra Sinal Verde
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 30 de março de 2012

30/03 - Frase do dia

Irmãos que se amam, ou se detestam, pais que se digladiam no palco doméstico, genitores que destacam uns filhos em detrimento dos outros, ou filhos que agridem ou amparam pais, são Espíritos em processo de evolução, retornando ao palco da vida física para a encenação da peça em que fracassaram, no passado.


Da obra SOS Família

Pelo espírito Joanna de Ângelis. Divaldo P. Franco

quinta-feira, 29 de março de 2012

29/03 - Frase do dia

A família é, antes de tudo, um laboratório de experiências reparadoras, na qual a felicidade e a dor se alternam, programando a paz futura.

Da obra SOS Família
Pelo espírito Joanna de Ângelis. Divaldo P. Franco

quarta-feira, 28 de março de 2012

Os 20 Maiores Erros do “Cristianismo” em relação ao Evangelho de Jesus

            Entendendo “Cristianismo” como sendo a evolução histórica dos movimentos humanos vinculados aos discípulos de Jesus, conhecidos como Cristãos, é notório constatar que, após o retorno de Jesus ao mundo espiritual, Sua Mensagem têm sido sistemática e continuamente desfigurada.
            De fato, a simples leitura de “Atos dos Apóstolos”, relato atribuído ao Evangelista Lucas, denota que o próprio grupo apostólico, apesar de sua extraordinária condição espiritual, apresentava diferenças de opinião e, até mesmo, certo nível de rivalidades mútuas (como, por exemplo, as discordâncias entre Paulo e Tiago Menor e entre Paulo e Pedro) que dificultavam uma homogeneidade de interpretações a respeito do que seria a “Verdade” propriamente dita. Tal constatação, por si só, já demonstra a insensatez daqueles que hipervalorizam o texto bíblico como sendo única e isoladamente “a palavra de Deus”, ignorando que mesmo em um grupo de excelência espiritual inquestionável, escolhido por Jesus e que conviveu com o Mestre, ou seja, que era constituído por testemunhas oculares dos fatos evangélicos, havia dificuldades no entendimento da essência do pensamento de Jesus. Vale lembrar que várias passagens de “Atos dos Apóstolos” são corroboradas pelo romance “Paulo e Estevão”, monumental obra de autoria do Benfeitor espiritual Emmanuel pela mediunidade segura de Francisco Cândido Xavier.
            Essas dificuldades iniciais ganharam proporções cada vez maiores na medida em que o tempo foi passando. Realmente, após a desencarnação dos Apóstolos, a liderança do movimento cristão foi sendo substituída por indivíduos sem os mesmos predicados que os Discípulos da primeira hora. Assim, lenta e gradualmente, as interpretações meramente humanas foram sendo tomadas como lei dentro do movimento em questão, independentemente do fato de estar ou não em concordância com a essência do Evangelho de Jesus. Assim sendo, poderíamos elencar alguns 20 tópicos em que fica evidente tal distanciamento:
1)    Hipervalorização do Velho Testamento em detrimento do Novo Testamento.
2)    Consideração de Toda a Bíblia como sendo literalmente a “Palavra de Deus”.
3)   Atribuição a homens e instituições humanas falíveis o caráter de “infalibilidade” divina, tal como aconteceu em 1870, quando o Papa Pio IX decretou a “infalibilidade papal”.
4)   Consideração de todas as opiniões pessoais de Paulo como sendo da mesma importância dos Ensinos de Jesus.
5)   Análise de versículos de forma isolada, sem considerar o contexto e sem procurar quaisquer correlações com outras passagens referentes ao mesmo assunto abordado.
6)   Idolatria de Jesus como um ser a parte na Criação, ou mesmo um Ser literalmente divino, privilegiado ou parte constituinte de Deus. Tal atitude denota um mecanismo inconsciente de escapismo em relação às nossas obrigações cristãs, pois se Jesus é Deus, Ele não pode ser realmente seguido de forma concreta em Suas atitudes, o que seria perfeitamente plausível se fosse considerado como nosso Mestre e Irmão Maior.
7)   Hipervalorização de atitudes de culto meramente exterior em detrimento de uma postura de amor e serenidade repercutindo em ações efetivas no campo do bem.
8)   Convicção de que vidas isoladas de caráter “monástico”, muitas vezes agravadas por votos de silêncio e até mesmo autoflagelação, são formas de se agradar e servir a Deus. Realmente, o comportamento social de Jesus é a mais clara antítese desta proposta, já que o Mestre viveu totalmente integrado na sociedade de seu tempo.
9)   Preocupação demasiada em memorizações de números de capítulos e versículos bíblicos como recurso de manifestação vaidosa de erudição ao invés de uma valorização de um estudo mais profundo sobre o significado de cada passagem evangélica e sua respectiva correlação com a realidade social atual bem como a necessidade de vivência diária.
10)                 Consideração de títulos de quaisquer tipos, inclusive religiosos, e considerações sociais acima do julgamento da própria consciência à luz do Evangelho de Jesus, que constituem a Lei de Deus em nós.
11)                 Interpretação da crucificação de Jesus como uma espécie de “salvo-conduto” para todas as nossas atitudes ímpias, utilizando do argumento de que Jesus morreu para nos salvar do pecado e, desta forma, já estaremos salvos por esse fato histórico, desde que “aceitemos” Jesus verbalmente, vinculando-os à igreja cristã e cumprindo alguns hábitos exteriores.
12)                 Abstenção de estudo e raciocínio próprios, hipervalorizando conhecimentos ditos “tradicionais” ou opiniões de religiosos “profissionais” famosos ou não, como se nós não fossemos capazes de buscar a “Verdade” por nossos próprios meios ou como se tal busca não fosse uma tarefa comum a todos os filhos de Deus.
13)                 Desprezo às reflexões de caráter religioso em detrimento de questões associadas somente ao trabalho material sob a justificativa de que tais análises constituem matéria de estudo somente para os religiosos profissionais. De fato, a verdadeira religiosidade é inerente a todos os filhos de Deus assim como a busca da espiritualidade deve ser nossa prioridade na existência terrena.
14)                 Fuga de análises de questões religiosas por considerar que as chamadas “Questões de Fé” não têm nenhuma relação com a razão e com a ciência, habituando-se a colocar assuntos de tamanha importância no mesmo nível de discussões políticas e futebolísticas.
15)                 Admitir que somente os cristãos serão salvos, uma vez que todos somos irmãos, filhos do mesmo Deus, inclusive os ateus, agnósticos e criminosos.
16)                 Aceitar de forma inquestionável dogmas estabelecidos por pessoas que são sujeitas às mesmas dificuldades que nós mesmos. É importante mencionar que muitas das leis supostamente universais de Deus foram decididas no voto, em Concílios, muitas vezes, como placares apertados. Ademais, muitos Concílios apresentaram conclusões contraditórias em relações a outros Concílios, o que nos remete às questões anteriores de infalibilidade.
17)                 Admitir que conceitos de caráter religioso não possam evoluir. Realmente, todas as áreas do conhecimento humano evoluem e por que apenas a religião não pode evoluir?!
18)                 Ignorar o hábito da leitura e do estudo de ciências, religiões e filosofias, uma vez que se a Bíblia é a “Palavra de Deus”, só a sua leitura basta ao cristão.
19)                 Diferenciar locais e datas como sagrados ou não sagrados baseado em quaisquer tipos de eventos históricos. O universo é obra de Deus e todo ele é sagrado assim como todos os dias.
20)                 Agir como os pais ou avós ou amigos agem ou agiram, isentando-se de reflexão pessoal, simplesmente por questões afetivas ou preguiça, esquecendo de que devemos fazer aos outros aquilo que gostaríamos que os outros nos fizessem assim como não fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que os outros nos fizessem. Em outras palavras, devemos amar os irmãos e a nós mesmos como Jesus nos amou e ama, trabalhando para sermos bons, verdadeiros e úteis a Deus, à sociedade e a nós mesmos, de forma que sejamos hoje melhores do que ontem e amanhã melhores do que hoje.
Para concluir, é fundamental frisar que o Movimento Espírita está sujeito aos mesmos problemas que no passado afetaram o Cristianismo. Léon Denis afirmara que “O Espiritismo será aquilo que os Espíritas fizerem dele”, já que a Doutrina é uma realidade de Luz e o Movimento constituído por nós uma realidade de busca pela Luz. Logo, se essa busca não for profundamente sincera, dificilmente demonstraremos a excelência dos postulados doutrinários através das nossas atitudes pessoais ou coletivas.
Leonardo Marmo Moreira

28/03 - Frase do dia

Cada um colhe de acordo com o que plantou, que a criança de hoje já viveu outras vidas nas quais usou seu livre arbítrio como achou melhor, entendemos que não existe vítima, mas apenas os resultados de suas atitudes.




Da obra Um amor de verdade

Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

terça-feira, 27 de março de 2012

Momentos de Saúde

Parte 2
Em continuidade ao capítulo “Vida Renovada”, Joana nos fala da importância de fazermos uma auto-avaliação cuidadosa para percebermos o que sentimos e como estamos, como estão os nossos pensamentos, a nossa vontade, as nossas ações e o que temos conseguido. Neste processo de avaliação, devemos perceber os obstáculos que se tornam constantes em nossa busca diária à evolução, e, a partir daí modificar o curso dos nossos pensamentos e ações.

Muitas vezes, de acordo com a Psicologia Transpessoal, e com os pensamentos havaianos do Ho´ponopono, agimos em função de memórias, que são lembranças do passado, e acabamos repetindo hoje da forma como internalizamos anteriormente. Dessa forma, acabamos mantendo um ciclo vicioso de manutenção do sofrimento e da dor, por estarmos presos ao passado e continuarmos agindo em função dele. Mesmo sem percebermos, agimos a partir da repetição dessas memórias que acreditamos serem nossas.

Neste sentido, Joana nos aconselha a refletirmos e a tomarmos consciência desses mecanismos que nos mantém no pessimismo e angústia, para que possamos modificar este movimento e transcender, rumo ao Pai. Ela diz que “velhos hábitos arraigados, pensamentos viciosos, vontade enfraquecida, atavismos perniciosos, ressentimentos conservados conspirarão contra o nosso programa de renovação” (p.92). 

Larissa - Mocidade

27/03 - Frase do dia

Todas as pessoas têm a possibilidade de serem inspiradas pelos espíritos.

Da obra Um amor de verdade
Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

segunda-feira, 26 de março de 2012

26/03 - Frase do dia

O Pai acompanha o teu devotamento e o teu esforço com imenso amor, oferecendo-te os recursos inalienáveis para o exito do teu empreendimento de iluminação e libertação de consciências.

Da obra Entrega-te a Deus
Pelo espírito Joana de Ângelis. Divaldo Pereira Franco

domingo, 25 de março de 2012

25/03 - Frase do dia

Quem fala mal de um assunto que ignora pretende demonstrar um conhecimento que não possui.




Da obra Um amor de verdade

Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

sábado, 24 de março de 2012

24/03 - Frase do dia

O pensamento é vivo e depois de agir sobre o objeto a que se endereça, reage sobre a criatura que o emitiu, tanto em relação ao bem quanto ao mal.

Da obra Sinal Verde
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 23 de março de 2012

23/03 - Frase do dia

Saibamos guardar o coração na fé e na bondade, conservando a palavra e as mãos no serviço infatigável do bem...

Da obra Canteiro de Obras
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 22 de março de 2012

22/03 - Frase do dia

O amor verdadeiro deixa a pessoa livre para seguir o próprio caminho.




Da obra Um amor de verdade

Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

quarta-feira, 21 de março de 2012

Não existe bom médium sem homem bom

O ensinamento inserto na frase título deste comentário é oriundo de reflexões elaboradas pelo benfeitor espiritual Emmanuel, estando registrado na obra do mesmo autor intitulada "Roteiro". De fato, não é possível existir um bom médium se esse mesmo médium não apresenta valores morais elevados bem como atitudes espiritualizadas. Isso ocorre porque a afinidade espiritual favorece significativamente a comunicação e a interação fluídica entre Espíritos, sejam eles encarnados ou desencarnados.

Se isso vale para todos os homens, sendo a base da inspiração assim como da obsessão, que podem, a priori, acontecer com qualquer indivíduo, dependendo do seu comportamento moral, vale ainda mais para os médiuns ostensivos, pois estes repercutem as interações
espirituais, que acontecem com todos os seres humanos, de forma muito mais acentuada.

Desta forma, todo indivíduo que busque um nível mais elevado de saúde psíquica deve procurar melhorar-se espiritualmente, favorecendo o recebimento de intuições positivas de mentores espirituais e restringindo a acessibilidade de Espíritos desencarnados de nível moral mais grosseiro.

Dentro deste contexto, isso vale com maior ênfase ainda para os médiuns iniciantes e/ou candidatos à tarefa mediúnica, pois a mediunidade é uma espécie de "Ponte", que, em princípio, é neutra do ponto de vista da elevação moral dos transeuntes que a atravessam. O
que definirá o caráter moral predominante dos Espíritos que "atravessarão essa ponte", ou seja, que entrarão em comunicação mediúnica com o encarnado, é, basicamente, o nível moral do médium e o seu comprometimento com a tarefa da mediunidade com Jesus.

Assim, mais vale um processo de amadurecimento espiritual lento e gradual realmente consistente do que uma aventura mediúnica que pode trazer desilusões e descrença para o próprio iniciante, como o próprio Allan Kardec estabelece na Introdução de "O Livro dos
Médiuns".

Evidentemente, o desejo de realizar e crescer no Movimento Espírita são muito salutares e devem ser estimulados, mas, em matéria de mediunidade, evitar atitudes precipitadas é pré-requisito para tarefas bem realizadas. Como diria Chico Xavier "o telefone toca de lá pra cá" ou como diria André Luiz "Quando o servidor está pronto, o serviço aparece". Façamos a nossa parte, valorizando as pequenas tarefas e nos preparando para as maiores, estando dispostos e disponíveis se os Mentores espirituais direta ou indiretamente solicitarem nossos iniciais esforços.

Contribuição de Leonardo Marmo Moreira

21/03 - Frase do dia

A compreensão da vida a cada momento, tal como ela é; no mundo do relacionamento entre pais, filhos, parentes vizinhos e na sociedade, é a verdadeira oração, é a paz, é uma religião, é o verdadeiro amor e, é o começo da sabedoria, a fim de conservar a saúde da mente e do corpo.

Da obra Entre a Terra e o Céu 
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 20 de março de 2012

Momentos de Saúde

A mensagem que antecede o capítulo 15: “Vida Renovada”, fala que a energia divina, que dá origem à vida em todas as suas formas e manifestações, ao nos tomar o ser, nos induz a adquirir novos recursos para o nosso crescimento e auto-realização. Joana nos fala nessa mensagem que o ato de viver e pensar, de sentir e amar é essência humana e que, portanto, não devemos ceder ao marasmo, às perturbações nas quais nos acostumamos. Devemos escolher a opção da felicidade e reconhecer que somos vida em desdobramento. Assim, podemos nos reerguer e adquirir novas vibrações, novos padrões de pensamento, de ação para tornarmo-nos plenos. 

Capítulo 15: Vida Renovada

Parte 1

            Joana nos fala neste capítulo sobre a importância da vida, afirmando ser esta a dádiva mais extraordinária, que se manifesta sob variadas formas seguindo ciclos rítmicos, com objetivos estabelecidos. Não se tem como adiá-la ou evitá-la. Ela está sempre em constante renovação, rumo à perfeição. Segundo Joana, o que se não renova, morre, transforma-se, perturba o mecanismo existencial.

            A vida humana é especialmente um dom supremo, ainda nas palavras de Joana, devendo pois ser preservada e utilizada com eficiência. Como emanação divina, a vida é a presença do psiquismo superior manifestando-se em toda parte (p. 92). Ela encerra a primeira parte deste capítulo nos aconselhando a deixarmo-nos envolver e inundar-nos dessa energia vital, e tirarmos os benefícios e os melhores proveitos da vida. Em seus dizeres: “Nesse incessante fluxo de energia eclodem as possibilidades inatas do ser, e ele apercebe-se da glória e da alegria de viver” (p.92). 

Larissa - Mocidade

20/03 - Frase do dia

Cultivando o pensamento positivo, a prece, conseguimos melhorar o ambiente onde estamos, abrindo um espaço para que eles possam se manifestar.




Da obra Um amor de verdade

Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

segunda-feira, 19 de março de 2012

19/03 - Frase do dia

Não comentes o mal para que o mal não se estenda, não te refiras à sombra para que a sombra te não envolva o caminho.

Da obra Canteiro de ideias
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 18 de março de 2012

18/03 - Frase do dia

‎Repontam males na estrada com tanta força de expansão que, em muitos casos, não há remédio senão entregar os que se acumpliciam com eles às conseqüências deploráveis que se lhes fazem seguidas.

Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 17 de março de 2012

17/03 - Frase do dia

Os pensamentos, hábitos, atitudes, crenças das pessoas, encarnadas ou não, criam energias que circulam à nossa volta.




Da obra Um amor de verdade

Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

sexta-feira, 16 de março de 2012

16/03 - Frase do dia

Campo de desejo, no terreno do espírito, é semelhante ao campo de cultura na gleba do mundo, na qual cada lavrador é livre na sementeira e responsável na colheita.

Da obra Sinal Verde
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 15 de março de 2012

15/03 - Frase do dia

O tempo dissolve todas as mágoas e o amadurecimento renova as ideias.




Da obra Um amor de verdade

Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

quarta-feira, 14 de março de 2012

14/03 - Frase do dia

Cada um tem sua missão na Terra, cada um pode ser útil para alguma coisa.

De O Livro dos Espíritos

terça-feira, 13 de março de 2012

13/03 - Frase do dia

O amor com que sonham para serem felizes distanciou-se muito daquele que faz o próximo feliz, porém, quando interiorzamos o convite de Jesus:Amar para sermos amados,uma nova ordem de pensamento nos orienta.

Da obra Lindas Mensagens de Meimei
Pelo espírito Meimei. Miltes de Carvalho Bonna

segunda-feira, 12 de março de 2012

12/03 - Frase do dia

Saber que a morte não é o fim de tudo, que continuamos existindo em outro lugar e somos os mesmos, é motivo de alegria, não de tristeza.


Da obra Um amor de verdade
Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

domingo, 11 de março de 2012

11/03 - Frase do dia

Sigamos ao encontro do Mestre, amando, aprendendo e servindo e o Mestre,  hoje ou amanhã, virá ao nosso encontro, premiando-nos a perseverança com a  luz da ressurreição.

Da obra Apostilas da Vida
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 10 de março de 2012

10/03 - Frase do dia

Se não ultrapassássemos os limites do necessário, na satisfação de nossas exigências vitais, não sofreríamos as doenças que são provocadas pelos excessos e as vicissitudes decorrentes dessas doenças.

De O Evangelho Segundo o Espiritismo

sexta-feira, 9 de março de 2012

09/03 - Frase do dia

As religiões refletem as interpretações que os homens fizeram das revelações que a inteligência da vida concede à humanidade para agilizar o progresso e permitir que a evolução se processe com menos atrito, menos dor.




Da obra Um amor de Verdade

Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

quinta-feira, 8 de março de 2012

08/03 - Frase do dia

A vingança é faca de dois gumes, prejudica mais a quem a pratica.




Da obra Um amor de verdade

Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

terça-feira, 6 de março de 2012

06/03 - Frase do dia

A morte é uma ilusão e a vida continua, os problemas continuam agravados por males físicos que eu havia provocado.


Da obra Um amor de Verdade
Pelo espírito Lucius. Zíbia Gasparetto

segunda-feira, 5 de março de 2012

05/03 - Frase do dia

Reflete naqueles que carregam fardos mais pesados que os teus. Os que desejam andar como naturalmente caminhas e jazem atarraxados em leitos imóveis; os que anseiam ver como enxergas e tateiam na sombra; os que te contemplam a mesa farta, sem recursos de usufruí-la; e os que estimariam compartilhar-te a segurança íntima e suportam a cabeça esfogueada pelas chamas invisíveis da obsessão.



Da obra Alma e coração
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 4 de março de 2012

04/03 - Frase do dia

Sabemos equilibrar a circulação do sangue para garantir a segurança do ciclo cardíaco, mas ignoramos como libertar o coração do cárcere de sombras em que jaz, muitas vezes, mergulhado na poça das lágrimas, quando não seja algemado aos monstros da delinquência.

Da obra Evolução em Dois Mundos
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier e Waldo Vieira

sábado, 3 de março de 2012

Os fins justificam os meios?

No livro O Céu e o Inferno, uma das obras básicas da Doutrina Espírita, há o relato de um Espírito que desencarnou através do suicídio que nos conta um significativo aprendizado... Enquanto encarnado, em um corpo físico masculino, foi casado e teve um único filho. Em determinado momento o país em que viveu entrou em estado de guerra. Foi quando começaram a convocar os jovens para o serviço militar. Foi então que buscou um jeito de fazer com que seu filho não fosse convocado para as forças armadas. Por estar ciente de que em seu país havia uma lei que determinava que os filhos homens mais velhos, na ausência da figura do pai, não deveria ser convocado para o serviço militar, cometeu o suicídio com a intenção de "livrar" seu filho da guerra. Pensava então, que já havia vivido muitos anos e que seu filho ainda era jovem e teria a vida inteira pela frente. Somente então, após o ato hediondo do suicídio, que percebeu a falta cometida. Os Espíritos de Luz o instruíram que um erro é sempre um erro, e que os fins não justificam os meios quando estes meios para conseguir o que desejamos ficam à margem da prática do Bem. Reforçam ainda esta idéia os argumentos de que o serviço militar para o filho poderia ter sido de grande valia no sentido de propiciar grandes aprendizados morais para o Espírito, como por exemplo, a disciplina; que não é com a prática do mal que se alcança o Bem. Muitas vezes os desígnios de Deus nos parecem misteriosos, quando na verdade nós é que ainda não possuímos integralmente os "olhos de ver e os ouvidos de ouvir" as questões da espiritualidade, ficando assim ainda retidos nas questões da matéria pelas nossas viciações morais. Contudo, fiquemos com os ensinamentos que este irmão nos transmitiu, para nos auxiliar a não cometermos faltas: os fins não justificam os meios, pois um erro é sempre um erro.


originalmente postado no blog: http://www.gruposocorristaemmanuel.blogspot.com/search?updated-max=2012-02-15T00:05:00-02:00&max-results=7

convite aos jovens!

03/03 - Frase do dia

Quando não enxergamos os fatos como são, adotamos a posição de vítimas, acreditamos estar sendo injustiçados, então cultivamos o ódio, o desejo de vingança.




Da obra Um amor de verdade

Pelo espírito Lúcius. Zíbia Gasparetto

sexta-feira, 2 de março de 2012

02/03 - Frase do dia

Todas as imperfeições morais são outras tantas portas abertas ao acesso dos maus Espíritos. A que, porém, eles exploram com mais habilidade é o orgulho, porque é a que a criatura menos confessa a si mesma.


De O livro dos Médiuns

quinta-feira, 1 de março de 2012

01/03 - Frase do dia

Cada criatura no caminho é a tua oportunidade.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Mariano José Pereira da Fonseca