Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

sábado, 31 de agosto de 2013

31/08 - Frase do dia

Na esfera do grupo consangüíneo o Espírito reencarnado segue ao encontro dos laços que entreteceu para si próprio, na linha mental em que se lhe caracterizam as tendências.

Da obra Pensamento e Vida

Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

30/08 - Frase do dia

Cada criatura está provisoriamente ajustada ao raio de ação que é capaz de desenvolver ou, mais claramente, cada um de nós apenas, pouco a pouco, ultrapassará o horizonte a que já estenda os reflexos que lhe digam respeito.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29/08 Frase do dia

A família consangüínea, entre os homens, pode ser apreciada como o centro essencial de nossos reflexos. Reflexos agradáveis ou desagradáveis que o pretérito nos devolve.

Da obra Pensamento e Vida

Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

As Quatro Fases da Missão Mediúnica de Chico Xavier

            Segundo Chico Xavier costumava afirmar a seus amigos íntimos, sua tarefa mediúnica poderia ser dividida em 4 fases. Na primeira fase, os autores espirituais foram os poetas da obra “Parnaso de Além-Túmulo”. A segunda fase, por sua vez, é marcada pelos prosadores, com especial destaque para o trabalho de Humberto de Campos. Na terceira fase, o trabalho mediúnico de Francisco Cândido Xavier é conduzido predominantemente pelos autores espirituais doutrinadores, com papel de destaque para Emmanuel e André Luiz. A partir da década de 70, conforme o próprio Chico afirmava, teve início a quarta fase de sua tarefa, que foi denominada pelo médium como a “Fase da Consolação”. Essa quarta fase da missão de Francisco C. Xavier foi marcada pela autoria dos habitantes comuns da vida espiritual. Realmente, dos atualmente mais de 450 livros da lavra mediúnica de Chico Xavier, mais de 100 abrangem coletâneas dessas cartas familiares, com traços autobiográficos indiscutíveis e com evidências contundentes da imortalidade da alma.

             Analisando essa divisão, podemos inferir que a evidência da imortalidade da alma, através das poesias de grandes intelectuais do passado inicia o trabalho na primeira fase. O trabalho desenvolve-se através de reflexões filosófico-religiosas, buscando uma maior espiritualidade, que são marcas da segunda fase, ou seja, dos da “Fase dos prosadores”. A terceira fase consiste em um conjunto de obras de altíssima profundidade intelecto-moral, representando significativa contribuição à evolução doutrinária espirítico-evangélica pelos estudos detalhados do Evangelho de Jesus, do Mundo Espiritual e, de uma forma geral, de toda a Doutrina Espírita propriamente considerada, sendo denominada “A Fase dos Doutrinadores”. A quarta fase reforça as evidências da imortalidade da alma e aprofunda estudos sobre a morte, o fenômeno da desencarnação e a vida no mundo espiritual através do relato tipicamente pessoal de Espíritos “comuns” (que não eram mentores espirituais propriamente ditos), os quais, após a desencarnação, trouxeram demonstrações consistentes da realidade espiritual, sensibilizando familiares, amigos e céticos. De fato, Allan Kardec também obteve informações de grande relevância espiritual de Espíritos menos evoluídos, pois as impressões desses Espíritos permitem, em conjunto com as mensagens dos verdadeiros mentores espirituais, uma avaliação mais profunda das diferentes percepções do Espírito desencarnado, dependendo do seu mérito pessoal e do seu contexto espiritual.

            Não podemos olvidar que Emmanuel teve ocasião de explicar a Chico Xavier que “a missão Xavierina não era somente trazer os livros, mas também formar os leitores”, denotando que somente uma vida verdadeira apostólica, como, de fato, Chico viveu, geraria a demonstração efetiva de que tudo aquilo que ele pregava era Verdade. Isso demonstraria que Chico Xavier realmente tinha a mais autêntica Fé, pois demonstraria (como, de fato, demonstrou) em seu dia-a-dia que é possível viver o Evangelho e o Espiritismo e que “o Evangelho e o Espiritismo funcionam”, pois vivenciando seus postulados se alcança a paz, a plenitude e a Verdadeira Felicidade com Jesus.


            Considerando a relevância da missão de Chico Xavier, é dever de todo Espírita consciente procurar estudar o conteúdo das obras de todas as quatro fases, a fim de que nosso entendimento doutrinário cresça significativamente, melhorando a qualidade doutrinária de nossos análises nas Casas Espíritas e, principalmente, encaminhando-nos à Verdade para que a Verdade nos liberte.

Leonardo Marmo Moreira

terça-feira, 27 de agosto de 2013

27/08 - Frase do dia

Retomamos, assim, através do berço, o contato direto com os nossos credores e devedores para a liquidação dos débitos que contraímos, cujo balanço efetivo jaz devidamente contabilizado nas Leis Divinas.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

26/08 - Frase do dia

O caminho que iniciamos em determinada existência é o prolongamento dos caminhos que percorremos naquelas que a precederam.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 24 de agosto de 2013

24/08 - Frase do dia

Em muitas circunstâncias, as imagens trazidas da permanência na carne são fantasmas temíveis, nascidos de nossas próprias culpas, exigindo reajuste e pagamento, a modelarem para os nossos sentidos o inferno torturante em que se nos revolvem as queixas e aflições.

Da obra Pensamento e Vida

Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

23/08 - Frase do dia

Pelo transe da morte física, regressamos à Vida Maior com a soma de realizações que nem sempre são aquelas que devêramos efetuar.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22/08 - Frase do dia

Somos hoje, deste modo, herdeiros positivos dos reflexos de nossas experiências de ontem, com recursos de alterar-lhes a direção para a verdadeira felicidade.

Da obra Pensamento e Vida

Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Os Ovóides e a Segunda Morte

Muitos estudiosos espíritas e espiritualistas (incluindo parapsicólogos e orientalistas) utilizam a expressão "Segunda Morte" para se referir à destruição da forma mais externa e materializada do corpo espiritual ou perispírito. Este fenômeno seria causado por monoideias associadas a objetivos de vingança ou viciações de sensações muito materializadas nas áreas do sexo, da violência e do uso de tóxicos, entre outras. Essa destruição estaria relacionada apenas à porção mais material do envoltório semi-material do Espírito (o corpo espiritual, também chamado perispírito, “modelo organizador biológico (MOB)”, corpo astral, corpo sutil, corpo luminoso, entre outras denominações), jamais atingindo o chamado "corpo mental", o que geraria estruturas semi-materiais incompletas denominadas "ovóides", em função da sua forma geométrica. André Luiz comenta sobre a questão na obra intitulada “Libertação”. A forma exterior do perispírito seria, por conseguinte, lenta e gradualmente desintegrada energeticamente pelos pensamentos agressivos do Espírito em questão.

Por outro lado, André Luiz nos ensina que o Espírito desencarnado pode desdobrar-se no mundo espiritual em seu corpo mental, quando o veículo mais grosseiro (a porção mais materializada do perispírito do Espírito desencarnado) dorme, o que é narrado no famoso capítulo da obra “Nosso Lar” que trata do sonho que André Luiz teve com sua mãe em esferas espirituais superiores. Vale também citar a obra “Projeções da Conciência – Diário de experiências fora do corpo)” de Waldo Vieira, pela Editora Allan Kardec (LAKE), na qual também existem referências às diferenciações do Perispírito em relação ao corpo mental, assim como do Perispírito em relação ao Corpo Vital, também chamado duplo etérico, quando se tratar de Espírito encarnado.

A situação de ovóide constitui condição de grande sofrimento, podendo requisitar de grande tempo e de mais de uma reencarnação para gerar uma recuperação completa do referido quadro espiritual.

Espíritos que se encontram na condição de ovóides somente restituiríam a estrutura completa do envoltório semi-material através de processos reencarnatórios, os quais tendem a ser experiências muito dolorosas e vinculadas a organismos com graves doenças desde a primeira infância. De qualquer maneira, o sucesso no processo reencarnatório faz com que o Espírito em questão desencarne com o seu perispírito em condições bem melhores e, mesmo com marcas e enfermidades, pode apresentar sua formação completa.

Leonardo Marmo Moreira

terça-feira, 20 de agosto de 2013

20/08 - Frase do dia

Quando coléricos e irritadiços, agressivos e ásperos para com os outros, criamos, por atividade reflexa, o desalento e a intemperança, a crueldade e a secura para nós mesmos e, quando generosos e compreensivos, prestimosos e úteis para com aqueles que nos cercam, criamos, conseqüentemente, a alegria e a tranqüilidade, a segurança e o bom ânimo para nós próprios.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

19/08 - Frase do dia

A criatura interessada na produção de reflexos mentais protetores de sua senda não dispensará o entendimento por alicerce do trabalho renovador.

Da obra Pensamento e Vida

Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 17 de agosto de 2013

17/08 - Frase do dia

Auxiliando a outrem, sugerimos o auxilio em nosso favor. Suportando com humildade as vicissitudes da senda regenerativa, instilamos paciência e solidariedade, para conosco, em todos aqueles que nos rodeiam.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

16/08 - Frase do dia

Quando nos detemos nos defeitos e faltas dos outros, o espelho de nossa mente reflete-os, de imediato, como que absorvendo as imagens deprimentes de que se constituem, pondo-se nossa imaginação a digerir essa espécie de alimento, que mais tarde se incorpora aos tecidos sutis de nossa alma. Com o decurso do tempo, nossa alma, não raro, passa a exprimir, pelo seu veículo de manifestação, o que assimilara, fazendo-o seja pelo corpo carnal, entre os homens, seja pelo corpo espiritual de que nos servimos, depois da morte.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

15/08 - Frase do dia

O desejo é a alavanca de nosso sentimento, gerando a energia que consumimos, segundo a nossa vontade.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Emmanuel, O Discípulo Paulino

            Na obra “Diálogo dos Vivos” (Francisco C. Xavier/J. Herculano Pires/Espíritos Diversos), o capítulo 23 traz interessantes informações sobre a trajetória espiritual bem como a atual missão evangelizadora do benfeitor espiritual Emmanuel. Dentro do referido capítulo, na mensagem intitulada “Emmanuel e Nóbrega”, o autor espiritual Cneius Lucius afirma que “amparado pelo Apóstolo dos Gentios, conseguiu Publius Lentulus transitar nas avenidas escuras da carne, em existências várias, até encontrar uma posição em que pudesse servir ao Divino Mestre com o valor e o heroísmo daquela que lhe fora companheira no início da Era Cristã. E assim temos em Manoel da Nóbrega o homem de raciocínio elevado, entregue a si mesmo em plena selva, onde tudo estava por fazer”.

            Os livros de mensagens evangélico-morais de Emmanuel apresentam um extraordinário número de citações das cartas de Paulo assim como da atuação do “Apóstolo dos Gentios” nos “Atos dos Apóstolos”. Emmanuel realmente demonstra uma grande admiração associada a uma profunda compreensão dos ensinamentos paulinos. De fato, somos beneficiários do grande trabalho emmanuelino de decodificação dos ensinamentos de Jesus e de Paulo à luz dos postulados espíritas.

            O comentário de Cneius Lucius também demonstra a complexidade do esforço evolutivo através das reencarnações. Emmanuel teve que enfrentar um grande número de experiências evolutivas para conseguir atingir patamares de “valor e heroísmo” espirituais já atingidos por sua noiva espiritual, Lívia.

            Fica evidente, portanto, a necessidade de várias reencarnações em experiências que acrescentem valor à bagagem prévia do Espírito imortal. Logo, torna-se claro que todo esforço na presente encarnação, mesmo que incompleto, é base para novas tentativas em experiências futuras, em cujas tentativas teremos mais bagagem intelecto-moral para atingir maiores níveis de sucesso espiritual. Esse capítulo é bem interessante e apresenta uma elucidativa afirmação de que as inibições físicas que Manoel da Nóbrega possuía eram necessidades do Espírito, para que valores morais e espirituais fossem mais efetivamente acrisolados e que o referido missionário pudesse desempenhar as tarefas que diziam respeito à sua missão reencarnatória com tarefas na Evangelização do Brasil.

            Por outro lado, fica evidente que não se constrói um verdadeiro Apóstolo da noite para o dia e que o grande benfeitor espiritual e Apóstolo do Espiritismo, Emmanuel, foi lenta e gradualmente lapidado em dois mil anos de lutas evolutivas.


            Que o senso de imortalidade nos ilumine os passos para sabermos que teremos mais oportunidades para desenvolver o que hoje não podemos fazer. Entretanto, que o senso de responsabilidade também amplie nosso entendimento para que saibamos que somente teremos mais possibilidades no amanhã se realmente nos esforçarmos mais no dia de hoje.

Leonardo Marmo Moreira

terça-feira, 13 de agosto de 2013

13/08 - Frase do dia

·         Estamos invariavelmente atraindo ou repelindo recursos mentais que se agregam aos nossos, fortificando-nos para o bem ou para o mal, segundo a direção que escolhemos.

Da obra Pensamento e Vida

Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

12/08 - Frase do dia

Na vida comum, a alma entra em ressonância com as correntes mentais em que respiram as almas que se lhe assemelham.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 10 de agosto de 2013

10/08 - Frase do dia

Quando começamos a ajudar o próximo, sem aguilhões, matriculamo-nos no acrisolamento da própria alma, entrando em sintonia com a Vida Abundante.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

09/08 - Frase do dia

A prestação de concurso espontâneo, sem qualquer base de recompensa, desdobra a influência da Bondade Celestial que a todos nos ampara sem pagamento.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

08/08 - Frase do dia

Seja qual for a nossa interpretação religiosa da ideia de Deus, é imprescindível acentuar em nós a confiança no bem para refletir-lhe a grandeza.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Depressão: Necessidade de auxílio médico/psicológico ou de auxílio espírita?

Há uma possível correlação teórica para fins didáticos entre o chamado eletrochoque e o chamado “choque anímico”, o qual ocorre quando o Espírito sofredor incorpora no médium psicofônico e sofre um impacto de fluido vital que melhora sua condição espiritual/emocional. Portanto, seria possível uma analogia conceitual mínima para facilitar o entendimento do tratamento desobsessivo entre o tratamento psiquiátrico através de eletrochoques e o choque anímico gerado pela incorporação de Espíritos sofredores em médiuns psicofônicos, em reuniões de desobsessão. Obviamente, trata-se de uma analogia, até porque sabemos pouco sobre as propriedades do fluido vital, o qual varia de médium para médium, e sobre as variedades de terapêuticas espirituais que os mentores espirituais da Casa Espírita podem utilizar.

De forma similar, as reuniões espíritas, que têm sempre um caráter misto de esclarecimento e consolação, geram motivação para que os frequentadores enfrentem seus conflitos com mais recursos espirituais, além de fornecerem a chamada “fluidoterapia”, que sempre contribui para a melhoria das condições psicológicas e físicas do indivíduo. Portanto, as reuniões públicas espíritas não deixam de ser “psicoterapias de grupo”, auxiliando na busca pelos equilíbrios emocional e espiritual, os quais são fundamentais para a aquisição da saúde integral.

As casas espíritas não fazem e nem devem fazer procedimentos médicos tradicionais. Essa não é a tarefa a que o Centro Espírita se propõe. O Centro Espírita deve ensinar Espiritismo e desenvolver reuniões que ajudem o crescimento intelecto-moral dos indivíduos, se possível, abrangendo todas as faixas etárias. Além disso, a Casa Espírita deve se esforçar para fornecer o maior número de horários possíveis para que os interessados tenham diferentes tipos de reunião a fim de que os mesmos possam se beneficiar espiritualmente do contato doutrinário.

O centro espírita busca igualmente fornecer oportunidades de um trabalho de benemerência social como exercício de solidariedade e fraternidade, como consequência do conhecimento doutrinário adquirido e da necessidade de coletivamente exercitar o conhecimento adquirido nesta casa. Obviamente, todo esse esforço tende a melhorar o estado espiritual do indivíduo, auxiliando, por consequência, seu estado clínico, sobretudo no que se refere aos seus comportamentos psicológico e emocional.

Sobre os casos de problemas de saúde, é fundamental procurar ajuda médica como primeira e geral recomendação, sobretudo em casos de depressão previamente caracterizada através de diagnóstico médico. A frequência à casa espírita poderia ajudar ao enfermo a elucidar algumas dúvidas sobre suas dificuldades emocionais, mas sem jamais substituir o tratamento médico propriamente dito. É importante buscar respeitar o tratamento que mais se encaixa nas suas necessidades e só o médico, ou eventualmente o psicólogo, poderá lhe orientar a esse respeito. Esse tipo de critério é fundamental para que não caiamos no fanatismo religioso, demonstrando um comportamento que nada tem a ver com a fé raciocinada que deve ser cultivada pelo espírita militante. De qualquer maneira, a frequência à casa espírita, para aqueles que se aderem espontaneamente aos seus postulados, poderia contribuir com a melhoria geral do enfermo, a partir da melhoria de sua saúde espiritual, sendo, portanto, um coadjuvante para o tratamento médico convencional.

Leonardo Marmo Moreira

terça-feira, 6 de agosto de 2013

06/08 - Frase do dia

O pensamento é força criativa, a exteriorizar-se, da criatura que o gera, por intermédio de ondas sutis, em circuitos de ação e reação no tempo, sendo tão mensurável como o fotônio que, arrojado pelo fulcro luminescente que o produz, percorre o espaço com Velocidade determinada, sustentando o hausto fulgurante da Criação.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

05/08 - Frase do dia

Inteligência que não ama pode ser comparada a valioso poste de aviso, que traça ao peregrino informes de rumo certo, deixando-o sucumbir ao tormento da sede.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 3 de agosto de 2013

03/08 - Frase do dia

Pelo amor, que, acima de tudo, é serviço aos semelhantes, a criatura se ilumina e aformoseia por dentro, emitindo, em favor dos outros, o reflexo de suas próprias virtudes; e, pela sabedoria, que começa na aquisição do conhecimento, recolhe a influência dos vanguardeiros do progresso, que lhe comunicam os reflexos da própria grandeza, impelindo-a para o Alto.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

02/08 - Frase do dia

Quem ajuda é ajudado, encontrando, em silêncio, a mais segura fórmula de ajuste aos processos da evolução.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

01/08 - Frase do dia

O cérebro é o dínamo que produz a energia mental, segundo a capacidade de reflexão que lhe é própria; no entanto, na Vontade temos o controle que a dirige nesse ou naquele rumo, estabelecendo causas que comandam os problemas do destino.

Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier