Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

terça-feira, 30 de abril de 2013

30/04 - Frase do dia

Diversos são os convites ao trabalho caritativo. Elege aquele que melhor te convier e com o qual te afines, para que possas doar de ti mesmo em favor do teu próximo mais próximo. Quando fazes o que gosta, realizas bem a tua atividade voluntária.


Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos

segunda-feira, 29 de abril de 2013

29/04 - Frase do dia

Ama os teus, aqueles com quem Deus te permite compartilhar a existência, entretanto, respeita o caminho de realização a que se ajustem.

Da obra Companheiro
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 28 de abril de 2013

Pensamento Positivo, Desequilíbrios e os Poderes da Mente - Nazareno Feitosa


28/04 - Frase do dia


Abstém-se de fixar as deficiências do companheiro e procura destacar-lhe as qualidades nobres, nas quais se caracterizem de alguma forma.

Da obra Caminho Iluminado
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 27 de abril de 2013

27/04 - Frase do dia

Auxilia a cada um, como puderes, entretanto, não busques transfigurar-lhes o espírito, de repente, reconhecendo que também nós não aceitaríamos a nossa própria renovação em bases de violência.



Da obra Companheiro
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 26 de abril de 2013

26/04 - Frase do dia

A alma, em si, apenas se nutre de amor. Quanto mais os elevarmos no plano evolutivo da Criação, mais extensamente conheceremos essa verdade.

Da obra Nosso Lar
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 25 de abril de 2013

25/04 - Frase do dia


Ocorrerão entraves e atropelos para a tua reforma íntima, mas, com determinação e vontade, conseguirás chegar ao fim da estrada.

Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Educação para Dormir


            O Espiritismo nos ensina algo muito importante e que jamais teve uma proposta, assim como uma explicação, tão ampla e profunda: a necessidade de educação intelecto-moral para aproveitarmos nossas horas de sono.

            Somos Espírito e usamos temporariamente um corpo físico. Todavia, mesmo durante a encarnação, não estamos totalmente presos ao corpo físico. Há situações em que recebemos uma espécie de “liberdade condicional”. Tais situações permitem que o Espírito goze de um pouco mais de liberdade em relação ao seu corpo físico. O caso mais comum desse tipo de “liberdade condicional” ocorre através do sono físico.

            Do ponto de vista físico, realmente necessitamos de aproximadamente oito (8) horas de sono por dia; mas, do ponto de vista espiritual, jamais ocorre qualquer tipo de interrupção de nossas atividades mento-espirituais. Dessa forma, a consciência não para de atuar jamais. De fato, durante as horas de sono físico, podemos adquirir (O Espírito propriamente dito, isto é, o princípio inteligente do universo, a verdadeira individualidade, também chamada de mente ou Eu superior, o qual é acompanhado pelo perispírito ou corpo espiritual) uma liberdade parcial em relação ao corpo físico.

            Isso não significa que se eu costumo dormir oito (8) horas por dia, eu costumo estar desdobrado oito (horas) por dia. Em um bom intervalo desse tempo, o Espírito pode estar “coincidente” como o corpo físico, ou seja, justaposto ao corpo, mas, de qualquer maneira, uma boa parte desse intervalo de tempo dedicado ao sono físico pode estar, e frequentemente está, associado a um desdobramento efetivo do Espírito.

            O desdobramento parcial pelo sono físico, com raras e especiais exceções, tem sido muito mal aproveitado pela humanidade. Na verdade, a grande maioria das pessoas piora sua condição espiritual durante as horas de desdobramento parcial pelo sono físico. A chamada “vigilância moral” é frequentemente relaxada durante as horas de sono e, desta forma, muitas tendências negativas que controlamos durante a vigília, não controlamos durante o sono físico. Isso explica, pelo menos parcialmente, a ocorrência de muitos sonos grosseiros em que podemos nos surpreender em atitudes que somos incapazes de tomar durante o dia. Tal contexto tende a ser minimizado com o estudo mais sério do Espiritismo e com um esforço mais sincero na aplicação desses princípios libertadores a nós mesmos.

            De fato, longe de aproveitarmos nossas horas de contato mais efetivo com o mundo espiritual para gerarmos inspiração e iluminação espiritual para nós mesmos, nós desperdiçamos todo esse tempo e, o que é pior, muitas vezes ainda acentuamos viciações materiais, processos obsessivos e comprometimentos negativos de toda espécie.

            Um terço da vida física é um tempo gigantesco, que pode gerar intuições positivas para a resolução de inúmeros problemas existenciais que nos desafiam durante o dia (durante a vigília física). Por outro lado, e infelizmente de forma mais comum para o nível espiritual médio de nossa humanidade terrestre, podemos gastar esse tempo engendrando perturbações para nós mesmos e para outrem, conturbando a capacidade de desenvolvimento das tarefas diárias.

            Neste contexto, o hábito da oração antes de dormir é uma prática extremamente positiva e saudável do ponto de vista espiritual, e com inevitáveis conseqüências perispirituais e físicas. Entretanto, somente a oração não é suficiente. Muitos pensam que um simples “Pai Nosso” ou uma “Ave Maria” ou qualquer outra oração, decorada ou não, nos proporcionaria uma imunidade espiritual total, ou quase total, para todo e qualquer tipo de possível perturbação espiritual que podemos adquirir durante as horas de sono físico. Mas isso não é verdade. De fato, os pensamentos, sentimentos, fixações, palavras e atos que praticamos durante todo o dia constituem a preparação para a noite e para os hábitos que desenvolvemos durante o desdobramento parcial gerado durante o sono físico. De forma semelhante, tudo aquilo que fazemos, em Espírito, durante o respectivo desdobramento parcial, influencia nosso estado mental, nossa tranqüilidade, nossa capacidade de concentração, nosso apego ou não à matéria, nossas lembranças, incluindo as negativas e/ou as positivas, entre outros estados íntimos, durante o dia seguinte.

            Isso ocorre porque a consciência não para nunca e, não parando, estamos construindo nosso estado vibratório e nossas afinidades espirituais a cada instante e sempre, sem nenhuma interrupção em quaisquer que sejam as situações existenciais. Logo, um esforço de elevação de pensamentos de aproximadamente cinco (5) minutos ajuda, mas não pode reverter totalmente todo um dia inteiro de pensamentos negativos, agressivos, vingativos, ressentidos, depressivos que tenhamos cultivado.

            Assim, podemos gerar círculos viciosos ou círculos virtuosos durante esses ciclos de vigília-desdobramento parcial- vigília, dependendo de nossas diretrizes ético-morais e nossos esforços por empreender nossa evolução espiritual.

            As obras de André Luiz, através da mediunidade de Chico Xavier (citaríamos, a título de exemplo, a extraordinária obra “Missionários da Luz”, terceira obra da série “A Vida No Mundo Espiritual”), e as obras oriundas da mediunidade de Dona Yvonne do Amaral Pereira (tais como “Memórias de um Suicida”; “Devassando o Invisível” e “Recordações da Mediunidade”), entre outras, mostram grande número de casos em que a necessidade de educação para o sono é um dos pré-requisitos fundamentais para uma evolução espiritual sustentável e mais substancial. O estudo desta realidade e a tentativa de aplicação efetiva dessas informações em nossa melhoria íntima é fundamental a fim de gerar um salto qualitativo que nos permitiria adquirir, de fato, um patamar de maior espiritualidade durante toda nossa vida física, vinte e quatro (24) horas por dia.

Leonardo Marmo Moreira

24/04 - Frase do dia

Seja qual seja o montante das provas, na conta das obrigações que assumiste, levanta-te do chão de qualquer tristeza e faze o bem que puderes, trabalhando e servindo sem reclamar, porque se te achas no uso da razão é que Deus conta contigo para que auxilies a ti mesmo, doando à vida o máximo de tudo aquilo que já possuas de melhor.


Da obra Companheiro
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 23 de abril de 2013

23/04 - Frase do dia

Todos somos, no mundo ou no Mais Além, devidamente chamados a colaborar na  vitória do bem. E o bem aos outros será sempre a garantia de nosso próprio bem.


Da obra Caminho Iluminado
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 22 de abril de 2013

22/04 - Frase do dia

Veste a túnica nupcial, para que tu possas ser um escolhido no banquete do Senhor. Agindo assim, conseguirás, sem dúvida alguma, vencer e progredir.


Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos

domingo, 21 de abril de 2013

21/04 - Frase do dia

Conforme os princípios de causa e efeito que nos traçam a lei da reencarnação, cada qual de nós traz consigo a soma de tudo o que já fez de si, com a obrigação de subtrair os males que tenhamos colecionado até a completa extinção, multiplicando os bens que já possuamos, para dividi-los com os outros, na construção da felicidade geral.

Da obra Companheiro
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 20 de abril de 2013

Mocidade Espírita Maria de Nazaré


20/04 - Frase do dia

Sejam quais forem os impedimentos ou provações que te assinalem a vida, asserena o espírito na fé viva e permanece na tarefa que te foi reservada, porquanto, sempre que estejamos guardando paciência e confiança em nossos obstáculos, trabalhando e servindo na prestação de auxílio para liquidar fraternalmente os problemas dos outros, Deus em regime de urgência liquidará também os nossos.

Da obra Companheiro
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 19 de abril de 2013

19/04 - Frase do dia


A coragem é virtude que precisa ser desenvolvida dentro do teu ser. É o enfrentamento de todas as dificuldades do caminho, sem te deixares esmorecer.

Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos

quinta-feira, 18 de abril de 2013

18/04 - Frase do dia

Trazendo sua consciência tranquila nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida tranquila sem qualquer necessidade de ser infeliz.

Da obra Respostas da Vida
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Reunião Espírita: Esclarecer e Consolar


                As reuniões espíritas têm um objetivo muito claro que é ensinar Espiritismo, concomitantemente, ensinando-nos a viver em harmonia com as Leis de Deus. Obviamente, o ato de ensinar Espiritismo está associado a duas metas interdependentes: Esclarecer e Consolar.

                As reuniões espíritas devem ser iniciadas e concluídas por meio de uma prece simples, curta e sincera, que esteja focada nos objetivos da reunião propriamente dita, ou seja, nos objetivos comuns de todo o grupo presente no evento espírita. Portanto, a prece pode abranger suas tradicionais abordagens, tais como o “pedir”, o “agradecer” e o “louvar” de forma bem sucinta e direcionada fundamentalmente aos objetivos gerais da reunião e do público ali presente. Deve-se buscar o máximo de simplicidade na prece para que realmente evite-se exibições de erudição inapropriadas ou as chamadas “preces-palestra”, nas quais a extensão excessiva da oração faz com o grupo perca a concentração em relação à elevação do pensamento e a própria preleção seja prejudicada pelo tempo dispensado à prece. Tais cuidados são muito valiosos para que estejamos sempre, e cada vez mais, em contato com os nossos protetores espirituais e para que após a reunião, nós possamos deixar o recinto da Casa Espírita melhores espiritualmente do que quando adentramos neste ambiente.

                O esclarecimento gera a resignação para enfrentar as dificuldades da vida e, consequentemente, a motivação para superá-las bem como efetuar a transformação moral, tarefa pessoal e intransferível de todos nós. Tal proposição tem na Codificação Kardequiana, sobretudo em             “O Livro dos Espíritos”, sua referência principal.

                A consolação, por sua vez, gera a calma e a esperança para superar os momentos mais difíceis da jornada terrestre, constituindo verdadeira e efetiva caridade moral para com todos os irmãos que passam por tribulações. Tal ação tem no Evangelho, principalmente em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, sua referência bibliográfica básica.

                Deve-se acrescentar a chamada “caridade espiritual”, através da fluidoterapia (passes e água magnetizada, também denominada “água fluidificada”), que apóia a “caridade moral” (consolo) e a amplia, podendo gerar salutares conseqüências perispirituais e físicas.

                A reunião espírita deve primar pela didática e pela qualidade doutrinária de maneira que possa contribuir eficazmente como a melhoria da condição intelecto-moral de iniciantes e também de confrades com maior bagagem doutrinária.

                A associação entre palestras públicas e grupos de estudos parece ser uma estratégia interessante do ponto de vista didático-pedagógico para a maioria dos centros espiritas. De fato, há freqüentadores que preferem um dos dois tipos de reunião e, nestes casos, ambos os grupos seriam contemplados. Para aqueles que gostam dos dois tipos de reunião, há de se ressaltar que eles teriam as vantagens de ambos os tipos de abordagem, potencializando seu aprendizado através da freqüência à Casa Espírita.

                A freqüência à Casa Espírita é um hábito salutar para todos os adeptos minimamente conscientes da Doutrina Espírita. Tal hábito pode permitir, dependendo da dedicação e do esforço intelecto-moral do frequentador, a médio e longo prazos, um crescimento intelecto-moral significativo para o Espírita. Além disso, essa constância propicia um mecanismo de “higiene espiritual”, isto é, uma “vigilância” espiritual que tende a ajudar na imunização contra enfermidades espirituais graves, tais como a obsessão. Obviamente, a eficácia de tais possibilidades depende do nível de sinceridade, verdadeira religiosidade, comportamento diário e estudo doutrinário em casa (concomitante à freqüência às reuniões), incluindo o hábito do Evangelho do Lar, por parte de cada candidato à auto-iluminação.  De qualquer maneira, o espírita minimamente consciente do que é a Vida em seu sentido mais profundo deve sempre valorizar o trabalho da Casa Espírita, que é a principal sede do Movimento Espírita. De fato, o Centro Espírita é o Hospital-Escola-Oficina para a nossa promoção espiritual definitiva.

Leonardo Marmo Moreira

17/04 - Frase do dia

Não condene! O ódio é como o incêndio que tudo consome, mas o amor sabe como apagar o fogo e reconstruir.

Da obra Nos Domínios da Mediunidade
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

terça-feira, 16 de abril de 2013

16/04 - Frase do dia


Vários são os métodos para se praticar a caridade e todos são necessários, se não do corpo, da alma. Dessa forma, vê os que estão a tua volta e auxilia.

Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos

segunda-feira, 15 de abril de 2013

15/04 - Frase do dia

Ontem, foste o que eras. Amanhã, serás o que fizeres de ti. Hoje, porém, és o que és. Por isso mesmo, não te detenhas. Aproveita agora para realizar o bem que deves e já possas fazer

Da obra Agora é o Tempo
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 14 de abril de 2013

14/04 - Frase do dia

As portas do Céu permanecem abertas. Nunca foram cerradas. Todavia, para que o homem se eleve até lá, precisa asas de amor e sabedoria.

Da obra Vinha de Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

Jerônimo Mendonça O Gigante da Alegria e da Resignação - Nazareno Feitosa


sábado, 13 de abril de 2013

13/04 - Frase do dia

Quando plantares a alegria de viver nos corações que te cercam, em breve as flores e os frutos de tua sementeira te enriquecerão o caminho.

Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 12 de abril de 2013

12/04 - Frase do dia


Onde tu te encontres, seja na grande mansão ou em simples rancho, serve e auxilia.

Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos

quinta-feira, 11 de abril de 2013

11/04 - Frase do dia

Faze o bem aos que te fazem mal. Abençoa os que te perseguem e caluniam. Ora pela paz dos que te ferem.

Da obra Vinha de Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Reunião Mediúnica e seus Componentes


Uma reunião mediúnica espírita requer um grupo de componentes com um determinado grau de “homogeneidade espiritual”, ou seja, com um certo nível de “afinidade intelecto-moral” e com um mínimo de preparo doutrinário. Juntamente a isso, a reunião, para ser bem sucedida, necessita de algumas condições mínimas.

As reuniões mediúnicas espíritas devem ser desenvolvidas nos centros espíritas e não em residências particulares. Deve-se evitar transformar a reunião de Evangelho no lar em reunião mediúnica, pois são reuniões com objetivos e problemáticas completamente distintos. As reuniões mediúnicas devem ter horários previamente estipulados e zelar pela pontualidade dos participantes para que haja o máximo de aproveitamento do evento, assim como para que os Mentores espirituais da reunião tenham mais facilidade para preparar cada componente para o trabalho a ser desenvolvido.

As reuniões mediúnicas devem ser privativas. Este é um ponto de honra da casa espírita séria. Reuniões mediúnicas públicas tornam a homogeneidade do grupo algo dificílimo de ser obtido. Tal procedimento expõe médiuns iniciantes a um exibicionismo desnecessário e pode gerar mais descrença, medo, desinformação e preconceito, do que contribuir de forma eficaz para divulgar a doutrina espírita, uma vez que tais quadros podem e costumam ser fomentados quando pessoas completamente ignorantes sobre o Espiritismo estão na assistência. A aquisição das bases doutrinárias através de estudo metódico da doutrina é fundamental pré-requisito para o candidato a participante de reuniões mediúnicas.

Além disso, o grupo de trabalho mediúnico deve ser constituído por pessoas que sejam amigas, simpáticas entre si, ou seja, que gostem umas das outras. Esse sentimento de família espiritual é fundamental para o sucesso da reunião mediúnica. Qualquer tipo de rivalidade e/ou desavença pessoal e/ou doutrinária pode ser um gerador de desequilíbrio vibratório, dificultando a realização de trabalhos de maior envergadura espiritual.

O grupo deve ser constituído por adultos que tenham sólida formação doutrinária e que, além da reunião mediúnica, frequentem, pelo menos, uma outra reunião de estudo evangélico-doutrinário por semana. De fato, o aprofundamento doutrinário é fundamental para todo e qualquer espírita e, principalmente, para os participantes de reuniões mediúnicas. Além disso, a frequência a pelo menos uma segunda reunião semanal cria uma média de uma reunião a cada três dias e meio, o que é bem mais razoável para a manutenção e a evolução vibratória do espírita consciente do que uma reunião a cada sete dias.

Também é importante, neste tipo de reunião, estabelecer limites às eventuais ausências dos participantes. Alguns grupos estabelecem como limite de faltas: 3 seguidas e/ou 5 ou 6 alternadas em cada intervalo de seis meses ou um ano, dependendo do grupo. De fato, diretrizes como essa têm sido empregadas em centros espíritas como, por exemplo, o “Caminho da Redenção” de Salvador-BA (ao qual tem possui entre seus dirigentes Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira), conforme está exarado nas obras do chamado “Projeto Manoel Philomeno de Miranda”). Alguns confrades poderão considerar tal orientação excessivamente rigorosa, mas temos que admitir a gravidade envolvida nos objetivos deste tipo de reunião, assim como a necessidade de harmonia fluídica entre os participantes da respectiva tarefa para que todos se ajudem mutuamente visando à obtenção de um nível vibratório mais elevado (abrangendo pensamentos e sentimentos mais espiritualizados). Tal objetivo não será logrado satisfatoriamente quando a alternância dos componentes de cada reunião for uma constante.

É importante frisar que a reunião mediúnica não é constituída exclusivamente por médiuns. A reunião mediúnica é constituída por médiuns e não-médiuns, isto é, por espíritas militantes que sejam médiuns ostensivos e por espíritas militantes que não possuem mediunidade ostensiva. De fato, a reunião mediúnica deve apresentar dirigente geral, que pode ou não atuar também como doutrinador (o doutrinador também pode também ser chamado de Evangelizador espiritual ou psicoterapeuta espiritual, entre outras denominações); doutrinadores, que não são médiuns ostensivos; médiuns com variadas aptidões mediúnicas, sendo que as principais seriam a psicofonia (também chamada “mediunidade de incorporação”), a psicografia e, eventualmente, a vidência. Há de se frisar a importância dos médiuns de sustentação e/ou médiuns passistas porque, muitas vezes, o desgaste energético de uma psicofonia, por exemplo, gera tamanho impacto fluídico negativo sobre o médium psicofônico que o faz necessitar de um passe ao final da reunião. Esse tipo de procedimento é fundamental para que todos saiam da mesma em estado de equilíbrio espiritual igual ou superior ao que desfrutavam antes que a reunião iniciou.

Também é interessante que limite-se em no máximo duas doutrinações simultâneas, salvo situação extraordinária. Assim, o dirigente e os demais participantes podem observar, acompanhar, contribuir e estudar tudo o que acontece na reunião, ou seja, as atenções de todo o grupo se convergem para o mesmo foco, não havendo, portanto, várias sub-reuniões concomitantes. Logo, em grupos menores em número e/ou que sejam iniciantes em termos de experiência mediúnica, o ideal seria uma manifestação psicofônica (com concomitante doutrinação) de cada vez, ou no máximo duas, que podem ser utilizadas principalmente em grupos maiores com um número maior de componentes e, sobretudo, de médiuns psicofônicos. Em alguns casos, um mesmo componente pode desempenhar mais de uma função durante a reunião mediúnica, o que cada grupo deverá decidir de acordo com o número de participantes, intensidade mediúnica dos principais instrumentos mediúnicos, tamanho da sala de reuniões, isolamento acústico da mesma, entre outros fatores, o que torna cada grupo mediúnico muito particular e sujeito a soluções mais adequadas a cada casa espírita, em se tratando deste assunto em particular.

O número de componentes não deveria exceder o valor de aproximadamente 14 a fim de que a disciplina, a homogeneidade espiritual e a produtividade da reunião não sejam comprometidas e para que todos tenham oportunidade de contribuir efetivamente com as tarefas, de forma que o crescimento mediúnico-doutrinário seja ótimo para todos os participantes. Grupos que superam esse limite de participantes estariam mais sujeitos a problemas como heterogeneidade vibratória e indisciplinas variadas. Desta forma, tais grupos poderiam cogitar seriamente em alternativas como, por exemplo, a subdivisão em dois grupos distintos, a fim de que o Centro Espírita cresça em suas atividades tanto em termos de quantidade de tarefas como, principalmente, no que se refere à qualidade das mesmas.

Grupos mediúnicos iniciantes devem constituir as chamadas “reuniões de desenvolvimento mediúnico” (também conhecidas como “reuniões de educação mediúnica”). Grupos mais experientes, que já passaram previamente por “reuniões de desenvolvimento mediúnico”, podem formar as denominadas “reuniões de desobsessão” propriamente ditas, as quais desenvolvem trabalhos mais complexos do ponto de vista da atuação espiritual educativa envolvendo entidades sofredoras.

Leonardo Marmo Moreira

10/04 - Frase do dia

Os homens esperam por Jesus e Jesus espera igualmente pelos homens. Ninguém acredite que o mundo se redima sem almas redimidas.

Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 9 de abril de 2013

09/04 - Frase do dia

Ainda que tudo pareça conspirar contra a sua felicidade, ame e ajude sempre.porque o tempo se incumbirá de expulsar as trevas que nos visitam, à medida que se nos ausente o mérito moral.


Da obra Nos Domínios da Mediunidade
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 8 de abril de 2013

08/04 - Frase do dia


A alegria precisa ser mantida dentro do teu coração. Percebe a tua vida, vê o quanto tens e o quanto outros precisam. Muitos gostariam de estar em teu lugar, aproveitando as tuas oportunidades. Cuida de abraçá-las, a fim de que tu não as percas, deixando o tempo passar em vão.

Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos

domingo, 7 de abril de 2013

07/04 - Frase do dia

Soubéssemos praticar o espírito de aceitação que nos sugerem os ensinamentos do  Cristo e decerto que a nossa vida se desdobraria em degraus de paz e luz, ante os nossos  anseios de elevação.


Da obra Caminho Iluminado
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

Espiritismo: Análise das criticas de seus opositores - Nazareno Feitosa


sábado, 6 de abril de 2013

06/04 - Frase do dia

Os que se revelam desanimados com a oração confessam a infantilidade de suas rogativas.

Da obra Caminho, Verdade e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

Oficina


Voltamos a convidar todos para participarem da Oficina de Contação de História para Evangelização Infantil que será ministrada pela nossa Companheira Ana Paula Medeiros, e acontecerá no dia 07 de abril às 14:30 em nossa sede, na Rua Paulo Freitas, 312.

O Coordenadora da atividade irá abordar técnicas para aplicação do lúdico na Evangelização Espírita. A oficina  será ministrada pela pedagoga e professora Ana Paula Medeiros , que atua com contação de histórias transmitindo valores e conhecimento através do fantástico mundo das fábulas - capaz de encantar crianças, jovens e adultos. O evento tem como foco reunir os tarefeiros e as demais pessoas interessadas na Evangelização Espírita Infantojuvenil.

Nós contamos com sua presença! Sua participação é importante! Mesmo que você não trabalhe com a Evangelização Infantojuvenil poderá um dia ajudar na organização de alguma atividade para a área ou multiplicar as informações que receber durante o evento.

Para realizar inscrição o interessado deverá ir a nossa biblioteca, ou enviar e-mail para centroespiritacaminhodapaz@yahoo.com ou marianacarlinda@yahoo.com.br ou ainda pela nosso perfil no facebook. Para inscrição pedimos para informar nome completo, casa espirita que frequenta,e contato de e-mail e telefone.

Esperamos vocês!

Ajudem a divulgar!!


sexta-feira, 5 de abril de 2013

05/04 - Frase do dia


A vigilância e a oração são recomendação de Jesus para que tu possas, paulatinamente, colocá-las em prática em tua existência. A vigilância é de extrema importância na tua vida, enquanto que a oração é a base e o sustento para o teu dia a dia.

Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos

quinta-feira, 4 de abril de 2013

04/04 - Frase do dia

Observa a substância de tuas preces. Como pedes? Em nome do mundo ou em nome do Cristo?

Da obra Caminho, Verdade e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Passe Longitudinal


                O passe longitudinal é ministrado em três etapas. A primeira etapa constitui o passe dispersivo, sendo que o passista faz um movimento vertical (de cima para baixo) de mãos realizando a chamada “limpeza psíquica”, isto é, a “retirada fluídica” de acúmulos energéticos vinculados a cada um dos centros vitais, os quais são também conhecidos como chackras ou fulcros energéticos (centros coronário; cerebral ou frontal; laríngeo; cardíaco; gástrico; esplênico; sexual ou básico).

                O segundo momento do passe longitudinal é chamado de concentração e corresponde a um intervalo entre a primeira etapa e a terceira etapa.

                A terceira etapa constitui um segundo movimento vertical de mãos, o qual pode constituir uma “retirada fluídica”, tal qual o primeiro movimento, ou estar associado à doação fluídica propriamente dita.

                De qualquer maneira, é aconselhável não menosprezar a etapa de “retirada fluídica”, também conhecida como “limpeza psíquica”, isto é, o passe dispersivo. De fato, de acordo com a experiência de renomados estudiosos espíritas do magnetismo como Jacob Melo (autor de “O Passe”, entre outras relevantes obras sobre o assunto) e Matthieu Tubino (autor de “Um fluido vital chamado Ectoplasma”, muitas vezes, para não dizer na maioria das vezes, o passe dispersivo traz efeitos mais positivos do que a imposição simples sobre o chackra coronário, pelos menos quando os recebedores dos passes são crianças, depressivos, alérgicos, e pessoas com muito fluido vital.

                De fato, casos como depressão, alergia e tratamento fluídico de crianças são exemplos de situações em que o passe dispersivo pode ter grande impacto positivo na melhoria dos sintomas apresentados pelas pessoas que recebem o passe.

                Desta forma, a imposição direta das mãos sobre o chackra coronário, técnica que constitui uma das mais utilizadas pelas casas espíritas, não parece ser a mais eficiente, pelo menos de acordo com autores como J, Melo e M. Tubino, os quais estabelecem suas teorias com base em estudos experimentais numerosos desenvolvidos nos centros espíritas que freqüentam, respectivamente em Natal-RN e em Campinas-SP. Tal procedimento ignora o passe dispersivo e pode gerar uma espécie de congestão fluídica no chackra coronário.

                De qualquer maneira, cabe a todo Espírita consciente um maior compromisso com um maior nível de estudo sério sobre magnetismo, passes, água magnetizada e suas respectivas relações com mediunidade e Espiritismo de uma forma geral. Tal proposta tende a melhorar as condições de processo de busca de equilíbrio e/ou reequilíbrio espiritual, perispiritual e físico do próprio estudioso da Doutrina Espírita. Por outro lado, tal aprofundamento doutrinário nesse binômio Magnetismo-Espiritismo tende, concomitantemente, a proporcionar uma melhor atuação do Espírita, enquanto participante do Movimento Espírita, nos trabalhos de atendimento fluidoterápico que ocorrem na Casa Espírita, envolvendo o tratamento de passes e água fluidificada. Ademais, a eventual elucidação doutrinária associada a tarefas de preleção dos trabalhadores mais esclarecidos a respeito dos tópicos que estão relacionados direta ou indiretamente a esses assuntos, tais como perispírito, fluido vital, mediunidade de curas, processo de morte e desencarnação, entre outros, tendem a ser melhor e mais profundamente abordados.

Leonardo Marmo Moreira

03/04 - Frase do dia

Recorda: obstáculos e provações são medidas para a avaliação de nossa fé em Deus e em nós mesmos.


Da obra Ação e Caminho
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

Oficina


Voltamos a convidar todos para participarem da Oficina de Contação de História para Evangelização Infantil que será ministrada pela nossa Companheira Ana Paula Medeiros, e acontecerá no dia 07 de abril às 14:30 em nossa sede, na Rua Paulo Freitas, 312.

O Coordenadora da atividade irá abordar técnicas para aplicação do lúdico na Evangelização Espírita. A oficina  será ministrada pela pedagoga e professora Ana Paula Medeiros , que atua com contação de histórias transmitindo valores e conhecimento através do fantástico mundo das fábulas - capaz de encantar crianças, jovens e adultos. O evento tem como foco reunir os tarefeiros e as demais pessoas interessadas na Evangelização Espírita Infantojuvenil.

Nós contamos com sua presença! Sua participação é importante! Mesmo que você não trabalhe com a Evangelização Infantojuvenil poderá um dia ajudar na organização de alguma atividade para a área ou multiplicar as informações que receber durante o evento.

Para realizar inscrição o interessado deverá ir a nossa biblioteca, ou enviar e-mail para centroespiritacaminhodapaz@yahoo.com ou marianacarlinda@yahoo.com.br ou ainda pela nosso perfil no facebook. Para inscrição pedimos para informar nome completo, casa espirita que frequenta,e contato de e-mail e telefone.

Esperamos vocês!

Ajudem a divulgar!!


terça-feira, 2 de abril de 2013

02/04 - Frase do dia

A paciência é a escora da paz em todas as crises e provocações nas quais te vejas.  Trocá-la por reclamações e cólera, descontentamento e intolerância, será sempre deixar a  pequena dificuldade em que te encontras para cair na pior.


Da obra Caminho Iluminado
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 1 de abril de 2013

01/04 - Frase do dia


Todas as palavras que saem da tua boca vão, em forma de vibrações positivas ou negativas em direção ao espírito a que se dirigem. Vigia e ora diante daquilo que tu dizes, para não te arrependeres tardiamente.

Da obra Meditações Diárias
Pelo espírito Irmã Scheilla. Wellerson Santos