Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Seminário de Natal: O Nascimento de Jesus em Nós

Com o intuito de resgatar o verdadeiro sentido do natal, o Centro Espírita Caminho da Paz convida todos para participar do Seminário Natal: O Nascimento de Jesus em Nós, com Andrei Moreira, Presidente da Associação Médico Espírita de Minas Gerais/ Espírito Santo.

O seminário será no dia 17/12/11 - sábado, de 14h às 17hs.

As inscrições sõa gratuitas e podem ser realizadas na Biblioteca do C.E. Caminho da Paz ou pelo e-mail: centroespiritacaminhodapaz@yahoo.com, até o dia 15/12.



30/11 - Frase do dia

O preguiçoso recebe os calhaus da luta e estende-se no caminho, sucumbido ao seu peso. É o espírito desanimado, indolente e enfermiço.


Da obra Vida em Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 29 de novembro de 2011

29/11 - Frase do dia

Em toda estrada vicejam alfombras de sorrisos e chovem lágrimas de aflição, mas o amor, com o Cristo Jesus, recupera a poesia perdida ao longo do nosso caminho, pois só ele transforma o miasma em perfume, o incêndio em luz, o espinho em flor, o deserto em jardim e a queda em ascensão.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito manuel Quintão. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

28/11 - Frase do dia

Na teia das reencarnações, os títulos afetivos modificam-se constantemente. É que o amor fraternal, sublime e puro, representando o objetivo supremo do esforço de compreensão, é a luz imperecível que sobreviverá no caminho eterno.


Da obra Pão Nosso
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 27 de novembro de 2011

27/11 - Frase do dia

Paz não é indolência do corpo. É saúde e alegria do espírito. Se é verdade que toda criatura a busca, a seu modo, é imperioso reconhecer, no entanto, que a paz legítima resulta do equilíbrio entre os nossos desejos e os propósitos do Senhor, na posição em que nos encontramos.


Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 26 de novembro de 2011

26/11 - Frase do dia

Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.


Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Bezerra de Menezes. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

25/11 - Frase do dia

Há diversos modos de considerar os obstáculos, removendo-os ou aproveitando-os.


Da obra vida em Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

24/11 - Frase do dia

O homem que se sente filho de Deus e sincero irmão das criaturas não é vítima dos fantasmas do despeito, da inveja, da ambição, da desconfiança.


Da obra Pão Nosso
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

23/11 - Frase do dia

Sintonizando-te na verdadeira essência da humildade, que é conceituada como “olhar as coisas como elas são realmente”, e percebendo que a tua existência é responsabilidade unicamente tua, é que tu serás tu mesmo.



Da obra Renovando Atitudes
Pelo espírito Hammes. Francisco do Espírito Santo Neto

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Momentos de Saúde

Parte 3
Em continuidade ainda ao capítulo 11, Joana afirma que o ressentimento é tóxico e mata aqueles que o carregam, e, como veneno, nem sempre se manifesta em expressões definidas, podendo ser sutil e camuflado nas fixações mentais, passando despercebidos pelos próprios ressentidos. Joana coloca que o auto-exame, profundo e enérgico permite ao homem identificar os ressentimentos na alma, e, através uma auto-análise, descobrir as suas raízes. 
Assim, o ser irá perceber que foi o único responsável por manter e cultivar o ressentimento, sendo, portanto, o único responsável pelo próprio sofrimento e pelos acontecimentos que lhe ocorrem. Devemos, neste sentido, buscar compreender as pessoas, pois, muitas das vezes, elas não têm consciência do que fizeram e de nos magoaram de alguma forma,e também podem estar apenas reagindo conforme aprenderam e experienciaram na infância. Dessa forma, eles não são responsáveis e não têm esclarecimento, não tendo também má intenção em relação a nós.
Joana encerra, então, este capítulo afirmando que estes recursos nos auxilia a perdoar, a compreender e a nos libertar, despertando-nos a paisagens mais edificantes, sem sombras, sem mágoas, onde redescobriremos a vida e nos desarmaremos em relação às pessoas que nos machucaram ou que nos antipatizavam.


Larissa - Mocidade 

22/11 - Frase do dia

Se você já possui o tesouro de uma fé religiosa, viva de acordo com os preceitos que abraça. É horrível a responsabilidade moral de quem já conhece o caminho, sem equilibrar-se dentro dele.


Da obra Cartas e Crônicas
Pelo espírito Irmão X. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

21/11 - Frase do dia

Lembra-te, pois, de que todos somos ricos de alguma coisa ante o Suprimento Divino da Divina Bondade e, usando os talentos que a vida te confia na missão de fazer mais felizes aqueles que te rodeiam, chegará o momento em que te surpreenderás mais rico que todos os ricos da Terra, porquanto entesourarás no próprio coração a eterna felicidade que verte do amor de Deus.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 20 de novembro de 2011

20/11 - Frase do dia

As dificuldades de qualquer natureza são sempre pedras simbólicas, asfixiando-nos as melhores esperanças do dia, do ideal, do trabalho ou do destino, que recebemos na glória do tempo.


Da obra Vida em vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 19 de novembro de 2011

19/11 - Frase do dia

A fraternidade pura é o mais sublime dos sistemas de relações entre as almas.


Da obra Pão nosso
pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

18/11 - Frase do dia

Conserve a paciência com aqueles que não aplicam a solicitude no trato com você. Recorde que a enfermidade pode estar a minar-lhes o organismo.


Da obra Glossário Espírita-Cristão
Pelo espírito Marco Prisco. Divaldo P. Franco

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

17/11 - Frase do dia

Ser humilde é auscultar a origem real das coisas, não com os olhos da ilusão, mas com os da realidade, despojando-se da imaginação fantasiosa de uma ótica mental distorcida, nascida naqueles que sempre acham que merecem os “melhores lugares” em tudo.



Da obra Renovando Atitudes.
Pelo espírito Hammes. Francisco do Espírito Santo Neto

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

16/11 - Frase do dia

Convença-se de que se você não experimenta simpatia por determinadas criaturas, há muita gente que suporta você com muito esforço. Por essa razão, em qualquer circunstância, conserve o seu nobre sorriso.


Da obra Cartas e Crônicas
Pelo espírito Irmão X. Francisco C. Xavier

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Momentos de Saúde

Parte 2
            Dando continuidade ao capítulo 11, intitulado “A Tragédia do Ressentimento”, a Psicossomática, como um campo da Psicologia, dá uma contribuição importante a este ensinamento ao expandir o sentido e o conceito de somatização. Esta, segundo esta abordagem, se refere não somente às conseqüências corporais dos processos mentais, mas também às conseqüências em todos os níveis materiais. Neste sentido, não somente as doenças físicas são decorrentes de estados psicológicos destrutivos, de pensamentos e emoções negativas, mas também tudo que acontece ao seu redor é uma conseqüência e uma atração deste estado bio-psico-social-espiritual.
            A somatização, portanto, ocorre em todos os níveis da existência do ser. Assim, quando Joana ressalta a importância de limparmos a mente e o espírito dos ressentimentos, ela nos alerta para todos os infortúnios que nós mesmos atraímos para a nossa vida, ao reagirmos segundo as memórias que mantemos, baseados nos ressentimentos. Focados nestes, os homens acabam criando inimigos reais ou imaginários e intoxicando-se de mágoas e lembranças negativas, que criam um padrão de respostas negativas, que, por sua vez, se tornam hábitos e são armazenadas em memórias de reação. As pessoas passam, então, a responder automaticamente e inconscientemente de forma negativa e destrutiva a tudo e todos, tornando-se vítimas de si mesmas, ao atrair para si insucessos afetivos, financeiros e sociais, fracassando ainda na auto-estima, desvalorizando-se e auto-destruindo-se.

Larissa - Mocidade 

15/11 - Frase do dia

Em razão da invigilância, belas amizades terminam em abismo de sombra.


Da obra Pão Nosso
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

14/11 - Frase do dia

Usa o arado com que o Senhor te enriquece as mãos, trabalhando a leira que te cabe, com firmeza e esperança, na certeza de que a colheita farta coroar-te-á os esforços, cada vez mais, desde que permaneças apoiado no propósito seguro de corresponder ao programa de trabalho que o Pai te reserva, na oficina da luz, em busca da Alegria Inalterável.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 13 de novembro de 2011

Projeto Cura-te

1 ano de trabalho e dedicação


Sigamos o conselho do apóstolo Paulo: "NÃO SEJAM INSENSATOS; AO CONTRÁRIO, PROCUREM COMPREENDER A VONTADE DO SENHOR. NÃO SE EMBRIAGUEM, QUE LEVA PARA A LIBERTINAGEM, MAS BUSQUEM A PLENITUDE DO ESPÍRITO.”(Efésios 5:18)

Projeto cura-te

    Nesta quinta –feira as 19hs

Tema : Dependência e Co-dependência você pode se curar
 

Palestrante:Solange 
De acordo com a Wikipédia, dependência física é um estado de adaptação do corpo a uma droga, ou seja, qualquer substância psicoativa (álcool, cigarro, anfetaminas, cocaína, etc), que suscinta distúrbios físicos se o uso da droga é interrompido. A dependência física se estabelece quando há uma perda de controle sobreo uso da substância. A droga  passa a ser tão necessária em sua vida quanto a alimentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dependência química é uma doença e deve ser tratada como tal. A doença da dependência química assim como a pressão alta ou o  diabetes não é culpa do dependente. Precisamos entender que a dependência química não é “falta de vergonha na cara” e nem falta de moral. Vários fatores contribuem para a DQ, entre elas  a predisposição física e emocional, portanto, as causas da dependência são internas ao sujeito, e não somente externas como muitas pessoas acham. Devido a dependencia o sujeito acaba tendo uma série de problemas, como por exemplo,  sexuais, familiares, religiosos,sociais, etc. Sendo assim, os problemas são consequências ao uso das drogas e não a causa. A dependência precisa ser tratada porque com o passar do tempo ela tende a piorar cada vez mais. 

13/11 - Frase do dia

Cultive a confiança, na serenidade, e caminhará com segurança, no trato com os outros.


Da obra Glossário Espírita-Cristão
Pelo espírito Marco Prisco. Divaldo P. Franco

sábado, 12 de novembro de 2011

12/11 - Frase do dia

Quem encontrou o seu lugar respeita invariavelmente o lugar dos outros, pois divisa a própria fronteira e, conseqüentemente, não ultrapassa o limite dos outros, colocando na prática o “amor ao próximo”.


Da obra Renovando Atitudes
Pelo espírito Hammed. Francisco do Espírito Santo Neto

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ei jovem!

Você sabia que dia 13 de novembro é considerado o dia do Jovem Espírita? A data se dá pelo fato de que nesse dia no ano de 1949 foi consumado o ATO DE UNIFICAÇÃO DAS MOCIDADES E JUVENTUDES ESPÍRITAS, onde a União das Juventudes Espíritas do Distrito Federal (1947), com sede no Rio de Janeiro que na época era a capital do país e a União das Juventudes Espíritas (1933) sediada em São Paulo, se unificam, tornando-se então um Departamento da FEB, o DIJ (Departamento da Infância e Juventude). Esta data surge, então, para a história das Mocidades Espíritas como representando o idealismo acima do personalismo, da confraternização acima do fracionismo, da mensagem esclarecedora acima do melindre do estudo e do trabalho acima dos obstáculos pessoais.

A 1ª Mocidade Espírita do mundo foi fundada na cidade de Nova Iorque em 1863 por Andrew Jackson Davis. No Brasil, a primeira mocidade data de 22 de maio de 1932, pertencente ao Centro Maria de Nazaré na cidade de São Paulo.

Além de Pátria do Evangelho, o Brasil pode ser visto também como Pátria do Jovem Espírita, já que é o país com maior número de Mocidades no planeta.

A nossa Mocidade Maria de Nazaré surgiu a cerca de oito anos e durante esse período teve a participação de diversos jovens, de várias cidades diferentes, o que caracteriza este grupo, pode-se chamá-lo de um grupo de passagem por abrigar os jovens que vem para a cidade a fim de estudar. E é também por essa característica que busca-se acolher todo jovem que chega ao grupo, pois todos ali sabem como é difícil a adaptação em uma nova cidade, em uma realidade diferente. Se você é jovem ou conhece jovens que se interessam pelo Espiritismo, convide-os a estarem conosco. O lugar do jovem espírita aprender é na Mocidade, na troca de experiências e conhecimentos entre aqueles que dividem a mesma realidade.
Nos reunimos todo sábado às 17 horas.

11/11 - Frase do dia

O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo.


Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

10/11 - Frase do dia

Não fuja às lições da estrada evolutiva, por mais difíceis e dolorosas, a fim de que a vida, mais tarde, lhe abra o santuário da sabedoria.



Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

09/11 - Frase do dia

A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho; os abusos de toda espécie cessarão  quando os homens se regerem pela lei da caridade.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Momentos de Saúde

O capítulo 11 inicia com uma mensagem que nos fala sobre o perdão divino. Joana diz que o perdão divino nos acalma a alma e o espírito, nos libertando das algemas da dor e do passado. É uma manifestação do poder terapêutico do amor, que clareia o olhar sobre o mundo e sobre as pessoas. O homem, assim, superando os ressentimentos que o martirizavam, passa a amar com ternura a todos e a enxergar a vida mais positivamente, pois, recuperado a alegria de viver e ser natural, tudo fica bem interna e, consequentemente, externamente.  

Capítulo 11: A Tragédia do Ressentimento

Parte 1

            Nesta lição, Joana vem nos esclarecer acerca das conseqüências pejorativas do ressentimento, que é, muitas das vezes, a causa de muitas tragédias do nosso cotidiano. Ela afirma que as pressões psicossociais, bem como as sócio-econômicas e ainda as de outras origens, como a político-cultural, são desencadeadoras de medo, ansiedade, e amargura, que conduzem a maior parte da sociedade a distúrbios e desequilíbrios emocionais e psicológicos, que acabam somatizando tanto no corpo físico, através de doenças de variados tipos, quanto no ambiente externo.
            A desarmonização do sistema nervoso conduz a neuroses profundas, onde aqueles de temperamento frágeis acabam, sob pressão, recorrendo a mecanismos de fuga e caindo em estados fóbicos e depressivos, ou até mesmo usando da violência para se auto-afirmar, em defesa da personalidade. Estes resíduos degenerativos permanecem no psiquismo provocando as alergias, os problemas digestivos e doenças diversas que não têm, muitas vezes, um diagnóstico preciso, pois a causa não está no corpo, mas na mente e no espírito. Em acordo com essas idéias Joana afirma que o mal que nos façam só nos perturba se permitirmos; e caso não o acolhamos, ele retornará à sua origem. 

08/11 - Frase do dia

À frente da tempestade, não se perca em lamentações. Medite nos benefícios que advirão de sua passagem.



Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Compromisso espírita

O ambiente da Casa Espírita

O ambiente de uma casa espírita deve ser salutar e sereno, proporcionando um local de reflexões, preces e renovação espiritual. Muitos Centros mantêm placas informativas sobre a importância do silêncio, mas de nada adianta esse silêncio externo, se nossas mentes estão envolvidas em pensamentos nada edificantes. Nosso comportamento pode contribuir positivamente com a harmonia desse ambiente. É dever de trabalhadores ou assistidos (freqüentadores) contribuir com o equilíbrio do ambiente onde são desenvolvidas todas as atividades. O espírito Frederico, através da psicografia de Júlio de Carvalho, no livro Compromisso Espírita, nos traz algumas recomendações simples mas de imensa importância para o bom andamento das atividades espíritas.
São algumas dessas recomendações: “Fugirmos de assuntos frívolos, não comentarmos casos sensacionalistas, discutirmos com maturidade algum problema que é relativo às atividades, tratarmos com respeito e cordialidade todos os companheiros de serviço, não usarmos de ironias e brincadeiras que agridam ou humilhem o outro”, entre outras.
E diante dessas recomendações o próprio autor já citado traz a seguinte questão: “A casa espírita deve ser então um ambiente sério que beire a tristeza?” E a resposta é simples e sábia: “Não, mas não confundamos alegria saudável com alegria fútil. É preciso discernimento”.

Texto de Mariana Carlinda Ferreira Moura, baseado no texto O ambiente da Casa Espírita, do livro Compromisso Espírita.

07/11 - Frase do dia

Para que encontres o teu lugar, é necessário que tenhas uma “simplicidade lúcida”, e o despojar dos teus enganos e fantasias fará com que encontres a autêntica humildade.


Da obra Renovando Atitudes
Pelo espírito Hammed. Francisco do Espírito Santo Neto

domingo, 6 de novembro de 2011

06/11 - Frase do dia

Ser humilde é auscultar a origem real das coisas, não com os olhos da ilusão, mas com os da realidade, despojando-se da imaginação fantasiosa de uma ótica mental distorcida, nascida naqueles que sempre acham que merecem os “melhores lugares” em tudo.


Da obra Renovando atitudes
Pelo espírito Hammed. Francisco do Espírito Santo Neto

sábado, 5 de novembro de 2011

05/11 - Frase do dia

Esquecei o mal que vos hajam feito e não penseis senão numa coisa: no bem que podeis fazer.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ei jovem!

"Deixa que teu coração voe, além do horizonte, nas asas da música sublime que verte do Céu a Terra, a fim de conduzir-te da Terra ao Céu... Ouve-lhe os poemas de eterna beleza, em cuja exaltação da harmonia tudo é gloriosa ascensão.

Nesse arrebatamento às Esferas do Sem Fim, o silêncio será criação excelsa em tua alma, a lágrima ser-te-á soberana alegria e a dor será teu cântico. Escuta e segue a flama do pensamento que transpõe a rota dos mundos, associando tuas preces de jubilosa esperança às cintilações das estrelas!...

Não te detenhas. Cede à cariciosa influência da melodia que te impele à distância da sombra, para que a luz te purifique, pois a música que te eleva a emoção e te descerra a grandeza da vida significa, entre os homens, a mensagem permanente de Deus."
        
Francisco Cândido Xavier/Emmanuel, em Trilha de Luz

Como oportunidade de fazer permanente em nós a mensagem de Deus, a Mocidade Maria de Nazaré mantém um grupo de artes. O objetivo além deste é integrar seus membros em tarefa que altera a rotina dos estudos realizados, traz uma dinâmica peculiar a juventude, que visa transformar o grupo num grupo de amigos. As músicas trabalhadas volvem a mente aos ensinamentos de Jesus, conservando as vibrações da reunião de estudos nesta parte de integração, que ocorre logo após o término do horário da Mocidade, às 18:30, portanto. Aqui convidamos então todos os que se interessam por estar ligados à arte a participarem deste grupo.

04/11 - Frase do dia

O próximo a quem precisamos prestar imediata assistência é sempre a pessoa que se encontra mais perto de nós. Em suma, é, por todos os modos, a criatura que se avizinha de nossos passos. E como a Lei Divina recomenda amemos o próximo como a nós mesmos, preparemo-nos para ajudar, infinitamente...



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Compromisso espírita

A Casa Espírita

Muitos denominam a Casa Espírita como hospital (ou pronto socorro), escola ou oficina de trabalho. De forma geral, a casa espírita para nós tem cumprindo sim essas funções, mas é claro, vai, além disso. Infelizmente, na maioria dos casos, ainda chegamos ao Centro Espírita pela dor, precisando de atendimento de “primeiros socorros”, se assim podemos chamar o consolo, a explicação, e o tratamento que lá vamos procurar. Após esse primeiro momento, muitos vão embora, outros continuam, procurando compreender um pouco mais sobre essa Doutrina que tanto esclarece e consola e, na verdade, poucos se dispõem para o trabalho.
Uma casa espírita deve ser harmonizada, bem direcionada e envolvida em bases doutrinariamente sólidas, proporcionando o estudo e a prática da Doutrina Espírita, tão bem organizada por Kardec a partir dos ensinamentos dos Espíritos.
É a seriedade, a harmonia, a serenidade, o envolvimento daqueles que ali trabalham que garantirá o amparo espiritual adequado, para que cada vez mais pessoas possam adentrar esse recinto, terem suas dores amenizadas, ouvirem o chamado ao estudo e aí sim, sentir a necessidade de fazer parte dessa oficina de trabalho na Seara de Jesus.
Fica aqui então o convite, o chamado nas palavras de Frederico, através do médium Julio de Carvalho, a todos que tenham a oportunidade de adentrar uma Casa Espírita: “Não nos abriguemos tão somente nela afim de receber ajuda, mas envolvamo-la com carinho e amor, para que ela nunca esteja vazia daquilo que mais necessita para sua manutenção e permanência.” 

Texto de Mariana Carlinda Ferreira Moura, baseado no texto A Casa Espírita, do livro Compromisso Espírita.

03/11 - Frase do dia

Quando a caridade regular a conduta dos homens, eles conformarão seus atos e palavras a esta máxima: “Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam.”



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Espiritinha - A vida não acaba


Retirado do Blog: http://espiritananet.blogspot.com/2008/11/dia-de-finados.html em 02/11/2011

Mortos Amados


Na Terra, quando perdemos a companhia de seres amados, ante a visitação da morte sentimo-nos como se nos arrancassem o coração para que se faça alvejado fora do peito.

Ânsia de rever sorrisos que se extinguiram, fome de escutar palavras que emudeceram.


E bastas vezes tudo o que nos resta no mundo íntimo é um veio de lágrimas estanques, sem recursos de evasão pelas fontes dos olhos.


Compreendemos, sim, neste Outro Lado da Vida, o suplício dos que vagueiam entre as paredes do lar ou se imobilizam no espaço exíguo de um túmulo, indagando porquê...

Se varas semelhantes sombras de saudade e distância, se o vazio te atormenta o espírito, asserena-te e ora, como saibas e como possas, desejando a paz e a segurança dos entes inesquecíveis que te antecederam na Vida Maior.

Lembra a criatura querida que não mais te compartilha as experiências no Plano Físico, não por pessoa que desapareceu para sempre e sim à feição de criatura invisível mas não de todo ausente.


Os que rumaram para outros caminhos, além das fronteiras que marcam a desencarnação, também lutam e amam, sofrem e se renovam.


Enfeita-lhes a memória com as melhores lembranças que consigas enfileirar e busca tranquilizá-los com o apoio de tua conformidade e de teu amor.


Se te deixas vencer pela angústia, ao recordar-lhes a imagem, sempre que se vejam em sintonia mental contigo, ei-los que suportam angústia maior, de vez que passam a carregar as próprias aflições sobretaxadas com as tuas.

Compadece-te dos entes amados que te precederam na romagem da Grande Renovação.

Chora, quando não possas evitar o pranto que se te derrama da alma; no entanto, converte quanto possível as próprias lágrimas em bênçãos de trabalho e preces de esperança, porquanto eles todos te ouvem o coração na Vida Superior, sequiosos de se reunirem contigo para o reencontro no trabalho do próprio aperfeiçoamento, à procura do amor sem adeus.


(Do livro “Na Era do Espírito”, Emmanuel, Francisco C. Xavier)

02/11 - Frase do dia

Se não sabes cultivar a verdadeira fraternidade, serás atacado fatalmente pelo pessimismo, tanto quanto a terra seca sofrerá o acúmulo de pó.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Momentos de Saúde

Parte 2
Joana segue os teus ensinamentos nos esclarecendo que aquilo que quisermos entender como verdade, sem submetê-lo ao crivo da razão e sem o aprofundamento da análise, em tal se converte. Em outras palavras, o que acreditamos ser legítimo e real, assim se torna.  As crenças que não resistem ao apelo da lógica e ao bom senso e que, diante de críticas, perturbam e desequilibram o sujeito que nelas acredita, não podem ser consideradas como verdade.
Esta, por outro lado, é baseada no projeto da ação do homem que busca a sua realização visando o ideal. Este, por sua vez, não deve discutir as “verdades” nem tentar mostra ou explicar as suas aspirações e planos aos outros, pois estas dizem respeito à sua conduta íntima e a maioria das pessoas são combatentes apaixonados das suas verdades transitórias, e, portanto, não estão dispostos a ouvir nem a compreender e, muito menos, em ajudar.
Devemos, pois, não dar atenção a essas pessoas que estão cegas e prisioneiras de suas próprias verdades, tornando-se críticos severos, lutadores contundentes contra os outros.  Não considerando as suas opiniões e, muitas vezes, ofensas, os comentários raivosos e negativos, estes não se tornam verdades, e, assim, não nos perturbam nem nos incomoda.
Assim, Joana encerra o capítulo nos aconselhando a seguir em frente, com a nossa caminhada, realizando nossos compromissos sem nos preocuparmos com a opinião alheia, com o que os outros pensam, uma vez que somos livres para agir e sermos nós mesmos. O resto não importa a não ser se lhe dermos valor. Joana conclui seu pensamento dizendo que “a verdade dá equilíbrio, estimula a ordem e o respeito às idéias dos demais”, acrescentando ainda que ela felicita sempre. “Assim, deixa-te penetrar pela sua força dominadora e segue tranqüilo, amparado por ela” (p.65). 


Larissa - Mocidade 

01/11 - Frase do dia

A fé viva não é patrimônio transferível. É conquista pessoal.



Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier