Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

30/09 - Frase do dia

Aprende a orvalhar a luz o afeto de teu caminho. Se queres amar a rosa, não lhe condenes o espinho.




Da obra Gotas de luz
Pelo espírito Casimiro Cunha. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

29/09 - Frase do dia

Seja onde for e com quem for, busca o lado luminoso das criaturas, mobilizando o amor puro, a fim de que estejas em verdade na companhia do Excelso Cultivador, purificando a eira do mundo.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

28/09 - Frase do dia

Quando alguém deseja algo ardentemente, já se encontra a caminho da realização.



Da obra Nosso Lar
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Momentos de Saúde

Parte 2

Seguindo o estudo do capítulo 8, Joana nos aconselha voltarmos a nossa busca para o autoconhecimento no intuito de nos redescobrirmos, pois somos conforme nos fizemos ser, ou seja, “conforme te elaboraste na sucessão do tempo” (p.52). Devemos ter a coragem de enfrentar a nossa realidade externa e coragem para encarar a nossa realidade interna.

Na verdade essa diferença não existe uma vez que tudo que nos é externo também ocorre de acordo com nós mesmos, pois é projeção de nossa vivência interna. A forma como enxergamos, compreendemos e percebemos o mundo, como conceituamos as coisas e pessoas, e como atribuímos sentido, significado e valor a tudo depende do nosso estado interior, do nosso nível evolutivo e espiritual, ou seja, da forma como nos encontramos.

Assim sendo, é somente através do autoconhecimento que podemos acender a outro nível, pois ao nos compreendermos, tomamos consciência e temos a possibilidade de ampliá-la, modificando nossos paradigmas e criando novos comportamentos. O passado não pode ser alterado, mas o futuro depende das conquistas do presente, e, portanto, o ritmo e as ocorrências da vida podem ser alterados. 

Dessa forma, segundo Joana, não devemos fugir de nós mesmos, uma vez que a nossa realidade sempre nos acompanhará. Devemos, pois, construir um “programa de autovalorização, analisando os fatos conforme mereçam ou não consideração” (p.53). 

Larissa - Mocidade

27/09 - Frase do dia

A nossa felicidade é qual milagrosa estrela... Brilha sempre ao nosso lado, mas nunca sabemos vê-la.





Da obra Gotas de Luz
Pelo espírito Casimiro Cunha. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Porque é difícil dizer não às drogas

Quem usa drogas pela primeira vez não vê os amigos se acabando nas sarjetas e não acredita que vai ser um viciado.


        As campanhas contra o uso de drogas e a exibição na televisão do efeito devastador que elas têm sobre a vida dos viciados deveriam ser suficientes para riscar esse mal da superfície do planeta. Não é o que acontece. Num desafio ao bom senso, um número enorme de adolescentes continua dizendo sim às drogas. Pesquisa recente mostrou que um em cada quatro estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública brasileira já experimentou algum tipo de droga, além do cigarro e das bebidas alcoólicas. A idade do primeiro contato com esse tipo de substância caiu dos 14 para os 11 anos em uma década. Tais dados sinalizam um futuro bem ruim. Quanto mais cedo se experimenta uma droga, maiores são os riscos de se tornar viciado. As pesquisas também revelam que a maioria dos jovens sabe que as drogas podem se transformar num problema sério. Mas isso não basta para mantê-los longe de um baseado ou de um papelote de cocaína.


        Por que é assim? É claro que quem experimenta pela primeira vez não deseja virar viciado. Um estudo do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Universidade de São Paulo (Grea) diz que a curiosidade é a motivação que leva nove em cada dez jovens a consumir drogas pela primeira vez. Em seguida vem o desejo de se integrar a algum grupo de amigos. No momento da iniciação das drogas, o adolescente não vê os amigos morrendo, sendo pressionados por traficantes nem se acabando nas sarjetas. Também é difícil perceber a importância que a droga pode assumir em sua vida no futuro. A maioria das drogas só provoca dependência depois de algum tempo de uso. Ou seja, quem entra nessa só percebe tarde demais que está num caminho sem volta. Apenas uma parcela dos usuários se TV. Apostar nesse argumento para usar drogas é uma loteria perigosíssima, porque ninguém sabe ao certo se vai virar viciado ou não.


        Há alguns fatores que contribuem para que um jovem tenha maiores probabilidades de se viciar. O primeiro é genético. Já se provou que pessoas com histórico familiar de alcoolismo ou algum outro vício correm maiores riscos de também ser dependentes. Os demais estão relacionados com a personalidade. Adolescentes tímidos, ansiosos por algum tipo de reconhecimento entre os amigos, apresentam maior comportamento de risco para a dependência. Eles acreditam que as drogas os ajudarão a ser mais populares entre os colegas ou que serão uma boa maneira de vencer a travação na hora de se declarar e namorar, tarefa sempre complicada para quem é introvertido. Jovens inseguros, que sofrem de depressão ou ansiedade, costumam procurar as drogas como alívio para seus problemas. É ainda uma forma de mostrar aos pais que algo não vai bem com eles ou com a vida familiar. No extremo oposto, aqueles que parecem não ter medo de nada e que buscam todo tipo de emoções também correm grande risco de se envolver com drogas.


        O melhor jeito de dizer não às drogas é entender que ninguém precisa ser igual ao amigo ou repetir padrões de comportamento para ser aceito no grupo. É por isso que a prevenção em casa funciona melhor que os anúncios do governo. "Dá para fazer uma boa campanha doméstica sem falar necessariamente em droga", diz o psiquiatra Sérgio Dario Seibel, de São Paulo. Em outras palavras: é natural o adolescente repelir reprimendas e conversas formais sobre esse assunto. Imediatamente fecha a cara e os ouvidos a quem lhe diz em tom grave: "Precisamos conversar sobre drogas", seja o pai, a mãe, seja o governo ou qualquer instituição. A situação ainda é pior quando o pai bebe todo dia sob o pretexto de relaxar ou quando está nervoso e deprimido. Ele pode passar para o filho a idéia de que a bebida é um poderoso aliado para enfrentar obstáculos. A mãe que toma comprimidos para dormir também está dando ao filho a falsa idéia de que as substâncias químicas garantem a felicidade. Daí a ele achar natural usar drogas é apenas um passo. 

26/09 - Frase do dia

O coração inspira o cérebro. O cérebro dirige a existência. A emoção cria a ideia. A ideia plasma as ações. É preciso, pois, sentir com Jesus para que aprendamos a raciocinar e a servir com ele.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 25 de setembro de 2011

25/09 - Frase do dia

Olvidai o mal que vos hajam feito e não penseis senão numa coisa: no bem que podeis fazer.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

sábado, 24 de setembro de 2011

24/09 - Frase do dia

Faze o bem aqui e agora... Socorre a dor que vem perto. Amanhã, tudo é possível, mas hoje tudo é mais certo.







Da obra Gotas de Luz
Pelo espírito Casimiro Cunha

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

23/09 - Frase do dia

Não olvides que de sentimento a sentimento chegamos à ideia. De ideia em ideia, alcançamos a palavra. De frase a frase, atingimos a ação. E de ato em ato, acendemos a luz ou estendemos a treva dentro de nós.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22/09 - Frase do dia

Caridade é o ar que respiramos, a luz que nos aclara os caminhos, o grão que nos supre de forças, o pano que nos envolve, a afeição que nos acalenta, o trabalho que nos aperfeiçoa e a experiência que nos aprimora.






Da obra Falando à Terra
Do espírito Fabiano de Cristo. Francisco C. Xavier 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21/09 - Frase do dia

Ofereçamos ao Senhor um coração firme e terno para que as Divinas Mãos nele gravem os Augustos Desígnios. Atendida semelhante disposição em nossa vida íntima, encontraremos em todos os caminhos o abençoado lugar de cooperadores da Divina Vontade.



Da obra Vinha de Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Momentos de Saúde

A mensagem que antecede o capítulo 8, intitulado “Insatisfação e Utopias, nos estimula ao progresso e à renovação, que, segundo Joana, são decorrentes das leis incessantes de mudança que regem todo o universo. Com o estímulo da energia divina e superior nos sentimos saudáveis e plenos, e, assim, impulsionados a crescer e vencer.

Capítulo 8: Insatisfação e Utopias

Parte 1

            Joana inicia este capítulo fazendo um apontamento sobre as ilusões que criamos para fugirmos da realidade, quando não conseguimos ou não queremos aceitar e encarar a realidade. Isso ocorre, pois não querermos assumir a responsabilidade desta realidade e o que cabe a nós em mudá-la, seja para nós mesmos, através de modificações de idéias e concepções, seja em ações para o outro (sociais).

A criação das fantasias e de “modelos de fictícia felicidade” (p.51) funcionam como substitutos para as verdadeiras e essenciais aspirações, gerando o inconformismo e o desgosto. Assim, o homem perde a oportunidade de se auto-conhecer e autorealizar-se, preso às amarras da insatisfação causada pelos desequilíbrios e sofrimento que ele mesmo cria e que, portanto, poderiam ser evitados.   

Esses padrões ilusórios passam a ser as suas metas e o estado de desequilíbrio e insatisfação passa a ser constante, uma vez que estas conquistas são improváveis de concretizarem-se, e mesmo que se realizem, não produzem o resultado esperado, pois permanece o sujeito no estado de desajuste e morbidez. Este estado é interno e não externo, e por isso deve ser modificado e conquistado internamente, através do autoconhecimento que possibilita a transformação de conceito e a mudança de atitude.

Como diz Joana, o homem: “De caráter rebelde e conduta perturbadora, despreza os recursos preciosos de que dispõe, anelando somente pelo que gostaria de ser, de ter, de parecer” (p.52). 

Larissa - Mocidade

20/09 - Frase do dia

Ainda mesmo que te sintas em lugar impróprio às tuas aptidões e mesmo que as tuas atividades pareçam sem qualquer importância, lembra-te de que a Lei do Senhor te coloca presentemente na condição em que podes produzir melhor e aprender com mais segurança.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

19/09 - Frase do dia

A certeza da vida futura dá ao homem outro curso às ideias, outro fito ao trabalho; antes dela nada que se não prenda ao presente; depois dela tudo pelo futuro sem desprezo do presente, porque sabe que aquele depende da boa ou da má direção deste.



De "O Céu e o Inferno"

domingo, 18 de setembro de 2011

18/09 - Frase do dia

Ensina-nos a Boa Nova que o Amor cobre a multidão dos pecados. Quem perdoa, esquecendo o mal e avivando o bem, recebe do Pai Celestial, na simpatia e na cooperação do próximo, o alvará da libertação de si mesmo habilitando-se a sublimes renovações.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 17 de setembro de 2011

17/09 - Frase do dia

Ninguém pode avaliar a importância das pequeninas doações. Uma prece, uma saudação afetuosa, uma flor ou um bilhete amistoso conseguem apagar longo fogaréu da discórdia ou dissipar rochedos de sombra.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ei jovem!

Atualmente muito se tem falado sobre a importância de estar inserido em um grupo e de se aliar os pensamentos para que o fazer desse grupo seja efetivamente alcançado. Acerca deste tema podemos acrescentar algumas considerações.

O meio mais rápido de se executar uma tarefa é com a reunião de várias pessoas com o mesmo objetivo, porém se conseguirmos aliar pessoas que possuem, além da mesma meta, um sentimento unânime, com o intuito de realizar realmente o trabalho da melhor forma que lhes é possível o resultado será ainda melhor. Sem dúvidas, isso só será possível se os membros conservarem a fraternidade, a vontade de fazerem juntos.

Outro importante aspecto diz respeito à possibilidade de cada um contribuir para a execução da tarefa. Deve haver um espaço para que os integrantes desempenhem a função que melhor lhes cabe, contribuindo com aquilo que pode realizar. O grupo deve atentar para a importância de cada membro e de cada tarefa feita para o sucesso de todos.

Dentre todos estes apontamentos podemos chegar a um ponto comum: o grupo só é um grupo se está aberto a ser construído por cada membro que dele faz parte. Sendo assim, a nossa Casa Espírita como um grande grupo de trabalho precisa da união de seus membros para que funcione da forma mais sensata e completa possível. Assumamos então nosso papel nessa construção e nossa responsabilidade perante os colegas e acima de tudo a importância de nossa participação.

16/09 - Frase do dia

Por onde fores, conduze tua alma como fonte preciosa de compreensão e serviço! Onde estiveres, sê generoso, otimista e diligente no bem.




Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

15/09 - Frase do dia

No contacto com os animais a que devote estima, governar os impulsos de proteção e carinho, a fim de não cair em excessos obcecantes, a pretexto de amá-los. Toda paixão cega a alma.



Da obra Conduta Espírita
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

14/09 - Frase do dia

Procura, acima de tudo, a força da simpatia, gerando fraternidade pelas bênçãos da alegria.



Da obra Gotas de Luz
Pelo espírito Casimiro Cunha. Francisco C. Xavier

terça-feira, 13 de setembro de 2011

13/09 - Frase do dia

Caminhemos com Jesus, aprendendo a amar sempre, repetindo com Ele, em nossas proveitosas dificuldades de cada dia: - “Pai Nosso, seja feita a vossa vontade, assim na Terra como nos Céus".



Da obra Vozes do Grande Além
Pelo espírito Meimei. Francisco C. Xavier

Momentos de Saúde

Parte 3




Continuando o capítulo sete do livro Momentos de Saúde, Joana continua seus ensinamentos nos trazendo à luz questões sobre as nossas reais necessidades, as nossas verdadeiras conquistas e as construções eternas, que nunca se perderão. Nesse sentido, ela nos remete a refletirmos sobre as nossas aquisições, que devem estar voltadas para o nosso adiantamento moral e espiritual, pois são essas que nos ampliam a consciência e a percepção da vida, do nosso projeto existencial, nas palavras de Joana, “alargando os horizontes do entendimento, da vida, melhor apresentando-te o significado e o objetivo da existência carnal” (p.47).

Assim sendo, a partir de uma visão correta e transcendente da vida, compreendendo como devemos agir, passaremos a nos libertar do que nos aprisiona e nos adoece o ser, dos fatores degenerativos da alma e da personalidade, e, consequentemente, não nos incomodaremos com vaidades, as aquisições materiais, as posições sociais. Viveremos tranqüilos, segundo Joana, e teremos tudo o que nos for necessário, sem o “tormento dispensável do supérfluo” (p.47). Ela encerra o capítulo dizendo:


“A vida te dá tudo, bastando o esforço para consegui-lo. Também toma-o, sem que ninguém possa reter os bens que lhe não pertencem. Saúde, paz, alegria, trabalho e auto-realização sejam-te as raras moedas de que necessitas para a jornada humana, que te abrirão as portas do futuro no rumo da imortalidade – a tua meta final e única.” (p.48)


Larissa - Mocidade

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

12/09 - Frase do dia

À proporção que o homem compreende melhor a vida futura, o temor da morte diminui; uma vez esclarecida a sua missão terrena, aguarda-lhe o fim calma, resignada e serenamente.



De "O Céu e o Inferno"

domingo, 11 de setembro de 2011

11/09 - Frase do dia

Prevenir-se contra a destruição e o esbanjamento das riquezas da terra em explorações abusivas, quais sejam a queima dos campos, o abate desordenado das árvores generosas e o explosivo na pesca. O respeito à Criação constitui simples dever.



Da obra Conduta Espírita
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 10 de setembro de 2011

10/09 - Frase do dia

Paciência, sobretudo, é a capacidade de verificar a dificuldade ou o desacerto nas engrenagens do cotidiano, buscando a solução do problema ou a transposição do obstáculo, sem toques de alarde e sem farpas de irritação.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

09/09 - Frase do dia

Aprendamos a viver com todos, tolerando para que sejamos tolerados, ajudando para que sejamos ajudados, e o amor nos fará viver, prestimosos e otimistas, no clima luminoso em que a luta e o trabalho são bênçãos de esperança.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Futuro Somos Nós Quem Construímos

Todos nós estamos submetidos às Leis Naturais, que são Leis Divinas a reger todo o Universo. Entre elas encontra-se a Lei de Ação e Reação, a determinar que cada um de nós colhe aquilo que planta, ou seja, se plantarmos laranja colhemos laranja e não outra fruta qualquer. Por analogia, entende-se que se praticarmos o Bem, a caridade tal como a entendia Jesus, colheremos as conseqüências de nossas boas ações. Mas como Jesus entendia a caridade mesmo? Em O Livro dos Espíritos encontramos essa resposta: Benevolência para com todos, indulgência para com a imperfeição alheia e perdão das ofensas. Diante dessas informações alguns podem questionar: se a Lei de Ação e Reação existe mesmo, e se funciona deste modo, como se explicam tantos exemplos de boas pessoas que passam por sérias dificuldades? Em resposta a tais indagações consideremos os ensinamentos contidos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, a nos informar que as aflições podem ter duas origens: nesta encarnação ou em outra. Isso nos permite ponderar que pessoas de boa conduta nessa existência corpórea são seres em aprendizado e que já vivenciaram outras experiências encarnatórias; imperfeitos, assim como somos todos, podem ter se equivocado em outros momentos, agindo em descompasso com as Leis que Regulam a Vida no Universo. A partir deste raciocínio, mais próximos ficamos de compreender um pouco melhor a Justiça Divina, evitando assim nos revoltarmos e nos julgarmos injustiçados, uma vez que somos nós mesmos quem plantamos, em determinado instante de nossa jornada evolutiva, aquilo que agora colhemos. Assim fazemos um convite para você, caro leitor, refletir sobre o que está plantando atualmente, afinal, como diz a célebre frase de Chico Xavier ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas todos podem recomeçar e fazer um novo fim. É... não nos enganemos! Nosso próprio futuro está sendo construído a cada instante por nós mesmos, a cada pensamento, a cada sentimento, a cada ação! Entendamos então, que quanto mais nos distanciarmos da prática da caridade, da vivência do amor, do ato de perdoar, da boa vontade e da tolerância para com as pessoas, mais pedras estaremos atirando no caminho que teremos que percorrer, dificultando assim nossa passagem. Então o que precisamos fazer para construir um futuro melhor? Busquemos as respostas nos ensinamentos de Jesus, e vamos seguir adiante buscando viver como homens de bem!


                                                                                                                                                                    Contribuição Rafael Kohatsu 

08/09 - Frase do dia

Não gaste suas energias, tentando consertar os outros de qualquer modo. Quando consertamos a nós mesmos, reconhecemos que o mundo está administrado pela Sabedoria Divina e que a obrigação de cooperar invariavelmente para o bem é nosso dever primordial.



Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

07/09 - Frase do dia

Sentindo e pensando, falando e agindo, ampliamos a nossa zona de influência, criando em nós mesmos a atração para o engrandecimento na Vida Superior, ou para a miséria na vida inferior, segundo as nossas tendências e atividades para o bem ou para o mal.



Da obra Vozes do grande Além
Pelo espírito F. Labouriau. Francisco C. Xavier

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Momentos de Saúde

Parte 2




Continuando o capítulo 7 em estudo, intitulado “Posses”, Joana nos fala que o armazenamento das coisas, apesar de poder enriquecer, aprisiona o ser, que se perde na ilusão e o afasta da caridade e do bem. A riqueza não é em si nem boa nem má, segundo ela, mas depende de quem a uso e da utilização é feito dela. As ansiedades oriundas das oscilações de mercado inquietam os corações e perturbam as mentes dessas pessoas. “Com facilidade gera o apego e o medo de perdê-la; empobrece outros indivíduos, quanto dorme nos cofres da usura, permitindo que a miséria se generalize” (p. 46).

A partir daí, Joana nos aconselha a aprendermos a repartir, para que melhor compartilhemos. Com essa singela e linda frase ela nos coloca a importância de dividirmos o que possuímos para que possamos compartilhar, ou seja, vivenciarmos juntos, desfrutarmos com o outro. Ela fala que o que temos deixaremos de ter, mais cedo ou mais tarde, mas o que somos nunca se perderá, nunca deixaremos de ser enquanto essência divina.

Devemos, pois, segundo ela, refletir acerca da transitoriedade da vida, da existência física e material, para compreendermos como desfrutá-la da melhor forma possível, de como aproveitá-la com propriedade. Somente as conquistas intelectuais e morais são eternas.

Assim ela nos fala: “A sucessão inexaurível do tempo demonstra a fragilidade das coisas diante dele e a sua inexorabilidade, no que diz respeito à consupção de tudo quanto é terreno” (p.47).


Larissa - Mocidade

06/09 - Frase do dia

Quem sabe o que deve fazer, e não faz, deserta dos deveres que lhe competem, caindo em omissão lamentável, e, se atrapalhar quem procura fazer, certamente responderá com dobradas obrigações pelo que não fizer.



Da obra Palavras de Vida Eterna

Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

05/09 - Frase do dia

Abster-se de perseguir e aprisionar, maltratar ou sacrificar animais domésticos ou selvagens, aves e peixes, a título de recreação, em excursões periódicas aos campos, lagos e rios, ou em competições obstinadas e sanguinolentas do desportismo. Há divertimentos que são verdadeiros delitos sob disfarce.



Da obra Conduta Espírita
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

domingo, 4 de setembro de 2011

04/09 - Frase do dia

Exemplifique a beneficência, tanto quanto lhe seja possível, em todas as circunstâncias; contudo, prefira a naturalidade e a discrição para revestir as suas mínimas atitudes.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 3 de setembro de 2011

Dependência química e suas repercussões espirituais

"A embriaguez dos sentidos é abismo de esquecimento da responsabilidade de consciência perante as exigências da evolução”. (Joanna De Angelis)


* Trabalho apresentado no I Seminário de Saúde e Espiritualidade da Faculdade de Medicina de Barbacena, em outubro de 2008, Barbacena, MG; e na XXVI Semana de Espiritismo e Psiquiatria do Hospital Espírita André Luiz, no mesmo período, em Belo Horizonte, MG. (Carlos Eduardo Sobreira Maciel )

A espiritualidade auxilia na prevenção e no tratamento das doenças (inclusive das dependências químicas)

Essa afirmação pode a princípio parecer dogmática, mas é a conclusão de diversos trabalhos científicos. A religião e a medicina tornaram-se independentes uma da outra com o desenvolvimento científico e tecnológico. Mas nos últimos anos uma força tem aproximado esses dois campos do saber. A comunidade científica tem mostrado interesse em entender como a espiritualidade pode auxiliar os médicos a obterem melhores resultados no exercício da profissão. Para exemplificar isso podemos dizer que desde o ano 2000 foram publicados cerca de 3000 artigos sobre religião e saúde mental.

Cito também o trabalho de um importante pesquisador, o médico Harold Koenig, que demonstrou como a fé, a oração e a prática religiosa podem ser aliadas da ciência médica. Dos seus 114 estudos, 91 concluíram que:

Religiosos têm bem-estar mais elevado e maior esperança do que os não crentes;

Há um número menor de casos de depressão e suicídio em indivíduos que têm alguma prática religiosa;

Ansiedade, medo e vícios atingem menos as pessoas que tem alguma fé. E a recuperação de doentes que sofrem desses males também é mais rápida.

Baseado nessas informações, podemos dizer que a religiosidade é um fator de prevenção e também um recurso terapêutico na questão das dependências químicas. Esses trabalhos demonstram que a religiosidade é fator de promoção e recuperação de saúde, independente da crença que se professa. E quando olhamos esses trabalhos à luz do Espiritismo, encontramos uma concordância com seus resultados, além da ampliação da compreensão da etiologia, fisiopatologia e terapêutica das dependências.

Introdução O que chamamos de drogas são substâncias psicoativas, ou seja, que tem ação sobre o sistema nervoso central. As drogas de abuso compartilham um mecanismo biológico comum: a propriedade de promover direta ou indiretamente a ativação de vias dopaminérgicas, mesolímbicas e mesocorticais, associadas ao prazer, com principal envolvimento da área tegmentar, do córtex pré-frontal e do nucleus accumbens. Estas substâncias podem provocar uma ampla variedade de transtornos que diferem em gravidade (de uma leve intoxicação não complicada até graves quadros psicóticos ou demenciais irreversíveis).

Histórico O uso de substâncias psicoativas sempre existiu em todas as sociedades desde tempos mais remotos e acompanha o ser humano em uso ritualístico e festividades. Essa situação perdurou por vários séculos com um aparente controle social sobre o consumo. No entanto, nas últimas décadas, estamos convivendo com um crescimento do consumo de substâncias lícitas (como o álcool e o tabaco) e com o aumento da utilização de substâncias ilícitas como a maconha, cocaína, crack e ecstasy.

Hoje o uso de substâncias responde por uma parcela importante das internações psiquiátricas (segundo uma recente pesquisa do Ministério da Saúde, publicada no Jornal do CFM, essa parcela é de 18% das internações) e está associada a elevadas taxas de adoecimento psíquico e físico (vários órgãos são afetados). Além disso temos a gravidade das conseqüências dos episódios de abuso, principalmente acidentes de trânsito, exposição a comportamento sexual de risco e atos de violência, trazendo danos individuais e coletivos.

Dependências Trataremos do problema das drogas. Mas é muito importante dizer aqui que a questão da dependência e dos vícios não se restringe às drogas. A dependência de drogas faz parte de um grande grupo de dependências e por isso é importante lembrar que as pessoas podem ser viciadas em drogas, mas também viciadas em trabalho, em comida (temos assim os transtornos alimentares como as compulsões alimentares e a bulimia nervosa), viciadas em jogo (jogo patológico), viciadas em sexo (em psiquiatria, são os quadros conhecidos como satiríase e ninfomania), e há os viciados em pessoas (são dependências afetivas, relacionamentos afetivos doentios onde a pessoa se torna objeto da outra e na sua ausência podemos observar verdadeiras crises de abstinência).

Porque razão as pessoas procurariam os caminhos que levam às dependências? Há possíveis explicações psicológicas, psiquiátricas, genéticas e espirituais. Procurei nas semanas que antecederam esse nosso encontro, perguntar aos pacientes, internados sob os meus cuidados, para desintoxicação, o que os levou às drogas e pude perceber que as respostas não variaram muito (má influência dos companheiros, curiosidade, fuga...). Compreende-se que na base da dependência geralmente encontra-se um indivíduo com algum transtorno na personalidade, com dificuldades em enfrentar a vida em determinadas situações (com sentimentos de menos-valia, uma baixa auto-estima, um não confiar em si mesmo) e que acaba optando por uma fuga, um deslocamento para o objeto do qual se torna dependente. Outras possibilidades são: dificuldades em lidar com limites (impostos pela vida, em relação ao prazer e aos riscos) e presença daquilo que chamamos de patologias de base, como os transtornos afetivos. Por exemplo: Pessoas com depressão às vezes recorrem ao álcool para “tratar” sintomas depressivos como a insônia e o desânimo. Procuram então, a sonolência e a euforia provocadas pelo álcool, mas encontram um sono de qualidade ruim e a labilidade afetiva (da euforia acabam aprofundando a depressão). Além de piorarem a depressão, tornam-se muitas vezes, dependentes do álcool.

No livro As Dores da Alma, o autor Hammed pontua que os dependentes se apegam ao objeto (drogas, jogos, sexo, trabalho, e relacionamentos), buscando um prazer que preencha um vazio interior.

Segundo Victor Frankle, psiquiatra, fundador da Logoterapia, o vazio interior ou existencial, se manifesta principalmente num estado de tédio. Na visão de V. Frankle, os vícios podem ser entendidos se reconhecermos o vazio existencial – a ausência de sentido para a vida – subjacente a eles. Daí o porquê do vício atrair as pessoas - por que “preenche” o vazio existencial (na realidade entorpece, anestesia, para que o vazio não seja sentido). O chamariz da droga seria uma sensação agradável de curta duração. É o aspecto agradável da sensação que a faz desejável, e é a sua curta duração que gera a dependência, pois logo que passa a sensação agradável é preciso que rapidamente seja fornecida a próxima dose do vício, do contrário a sensação agradável logo se transforma em desagradável.

Do ponto de vista biológico, encontramos alterações genéticas. Nosso cérebro usa um sistema do tipo recompensa para garantir que persigamos e obtenhamos as coisas de que precisamos para sobreviver. Por exemplo, um estímulo vindo de fora (a visão de alimentos, digamos) ou do corpo (níveis de glicose em queda) é registrado pelo sistema límbico, que cria um impulso que é conscientemente registrado como desejo. O córtex então instrui o corpo a agir para realizar seu desejo. A atividade envia mensagens de resposta ao sistema límbico, que libera neurotransmissores – opióides internos que elevam os níveis circulantes de dopamina e criam uma sensação de satisfação. Segundo os geneticistas norte-americanos Kenneth Blum e David Comings, algumas pessoas teriam dificuldades em obter satisfação da vida, e teriam a síndrome de deficiência da recompensa ((biologicamente poderíamos assim explicar as compulsões) e por isso nunca conseguem o suficiente daquilo que querem: alimentos, drogas, jogos, sexo, etc. Esses geneticistas suspeitam de que um determinado gene (alelo D2R2), encontrado em 70% dos dependentes químicos, comedores compulsivos e jogadores patológicos, seria responsável por parte do comportamento. Na presença desse gene a dopamina seria impedida de se ligar a células nas vias de recompensa e a sensação de prazer que as pessoas têm com a liberação desse neurotransmissor seria reduzida.

Numa perspectiva médico-espírita a predisposição genética seria uma marca espiritual, ou seja, temos registrado em nosso DNA alterações secundárias a desequilíbrios em vida pretéritas – no caso seria a drogadição experimentada em vidas passadas.

Das dependências aos adoecimentos:

Na visão de Emannuel, nós adoecemos por reter a energia dos objetos da dependência (tratando-se das dependências de pessoas e objetos).

No livro Caminho, verdade e vida, o autor nos fala que “somos proprietários apenas daquilo que conseguimos levar dentro de nós. O resto é empréstimo Divino. Mas temos o hábito (ou melhor, o hábito adoecido que chamamos de vício) de reter as coisas, os objetos, as pessoas e suas energias, e assim vamos adoecendo...”. Veremos então todo o processo de adoecimento físico, psíquico e perispiritual.

Quanto às lesões perispirituais, numa perspectiva reencarnacionista, encontraríamos o motivo de várias lesões congênitas no trato gastro-intestinal, aparelho circulatório e no sistema nervoso central, bem como de alguns quadros de deficiência mental, no consumo de drogas. Segundo André Luiz, nos livros Ação e Reação (cap19) e Nos Domínios da Mediunidade (cap 15), os dependentes químicos atravessam as fronteiras da desencarnação como suicidas indiretos e retornam à carne em veículos físicos com lesões nos referidos órgãos e sistemas.

Quadros clínicos:

1)Intoxicação aguda: caracteriza-se pelo consumo de uma ou mais substância em quantidades suficientes para interferir no funcionamento normal do organismo. Ocorrem perturbações no nível de consciência, percepção, cognição, afeto e comportamento do indivíduo.

2)Síndrome de abstinência: conjunto de sinais e sintomas que ocorre quando o indivíduo diminui ou interrompe o consumo de determinada substância psicoativa após o uso prolongado e/ou em altas doses. É provável que o paciente refira que os sintomas são atenuados pelo uso posterior da substância.

3)Síndrome de dependência: conjunto de fenômenos fisiológicos e comportamentais no qual o uso de uma substância alcança prioridade na vida do indivíduo. Há necessidade da presença de pelo menos 3 dos seguintes critérios, características da dependência química:

- Forte desejo ou compulsão pela droga;

- Dificuldades de controlar o consumo a partir do seu início;

- Síndrome de abstinência;

- Evidências de tolerância;

- Abandono de interesses em favor do uso da substância e

- Persistência de uso a despeito de conseqüências nocivas.

Classificação: De acordo com a ação no sistema nervoso central, as drogas podem ser classificadas como:

- Depressoras: álcool, benzodiazepínicos, solventes e opiáceos.

- Estimulantes: cocaína, crack, anfetaminas, ecstasy.

- Perturbadoras: maconha, Lsd.

ÁLCOOL: O álcool é a spa mais consumida porque tem ampla aceitação cultural e fácil acesso aos usuários. Isto torna as complicações relacionadas ao seu uso as mais recorrentes entre os transtornos associados ao uso de spa.

1.Mecanismo de ação: O álcool e os tranqüilizantes são drogas depressoras (ou inibidoras) do sistema nervoso central e agem diminuindo a ação neuronal através da ação nos neurônios de Gaba ( ácido gama-amino-butírico).

2.Intoxicação aguda: varia de uma leve embriaguez a depressão respiratória e morte. Os sintomas: geralmente num 1o momento com excitação, alegria e desinibição; evolui com impulsividade, irritabilidade e agressividade; e depois depressão e ideação suicida. Estando sempre presentes uma diminuição do raciocínio, alteração do julgamento, fala pastosa, ataxia. Aqui já é possível perceber o aumento de riscos: Impulsividade + agressividade + alteração de julgamento = heteroagressão. Impulsividade + ideação suicida = auto-agressão. Desinibição + impulsividade + alt. do julgamento = comportamento promíscuo. Alt. do julgamento + ataxia = acidentes.

3.Síndrome de abstinência: Início: dentro de 4 a 12h após a redução ou interrupção do consumo. Término: 4 ou 5 dias. Sintomas: desconforto GI, ansiedade, sintomas depressivos, aumento de PA, taquicardia, sudorese, tremor, insônia, febre, cãibras. Menos de 5% tem abst. Grave com convulsões (à há na literatura espírita informações acerca dessa complicação. Espíritos que dividem a energia do álcool com o dependente, ao se desligarem do mesmo, no momento da abstinência, já que a razão da ligação cessou, provocariam uma crise convulsiva) e delirium tremens (q. com tremores grosseiros, sudorese profusa, aumentos significativos da PA, FC e temperatura, alucinose) (àas alucinoses são alterações sensoperceptivas secundárias às flutuações no nível da consciência da pessoa em abstinência. Geralmente são visões de seres deformados e de situações assustadoras. A explicação deste fenômeno psicopatológico também pode ser encontrada em algumas obras espíritas:

- No livro No Mundo Maior, André Luiz nos fala sobre o dantesco quadro de perturbações alucinatórias que acomete dependentes químicos, em decorrência da ação obsessiva de entidades vampirizantes.

-No livro Medicina da Alma, Joseph Gleber explica o mecanismo dessas alucinoses - no consumo das drogas, além das lesões físicas, temos danos no duplo etérico (corpo sutil que protege o corpo físico) e um rompimento de sua tela atômica, a qual nos separa do plano astral. Neste dano encontramos explicações para as visões (alucinoses) que sofrem os dependentes em situações de intoxicação e/ou abstinência. Lembramos que podemos acessar o plano espiritual (acesso aos planos superiores) num desdobramento induzido por preces, meditação e estados de expansão da consciência. É como se houvesse uma porta que nestes estados se abre naturalmente. A lesão provocada pela droga pode ser comparada a um arrombamento desta porta, uma explosão desta porta, dando à criatura acesso aos planos inferiores.)

COCAÍNA: É a 3ª substância ilícita mais utilizada no Brasil, perdendo para a maconha (1ª) e para os solventes. É um alcalóide natural extraída da planta Erythroxylon coca, estimulante do SNC e anestésico local. Isolado na virada do séc. XX e largamente utilizada até o início dos anos 20 quando foi proibida em vários países europeus e Eua devido à dependência e ao comportamento de abuso que causava. Ressurgiu nos anos 80.

1)Mecanismo de ação: a cocaína pertence à classe de drogas estimulantes do SNC, agindo por meio do bloqueio de recaptação de dopamina, serotonina e noradrenalina nas sinapses.

2)Intoxicação aguda: aumento da FC, da PA, da vontade sexual, da auto-estima; diminuição do apetite; euforia, sudorese, tremor, comportamento violento, pânico, sintomas paranóides (considerar a possibilidade de percepções de quadro obsessivo). As complicações psiquiátricas agudas são os principais motivos de procura por atendimento médico de urgência entre os usuários de cocaína.

3)Síndrome de abstinência: sintomas marcadamente psíquicos: disforia, depressão, ansiedade, insônia, lentificação.

-Início: algumas horas após a interrupção do consumo.

- Duração: dias ou semanas. Contudo episódios de fissura (desejo súbito e intenso de utilizar a droga, associado à memória da euforia em contraste com o desprazer presente) podem acontecer meses depois após a interrupção.

MACONHA: Representante das drogas perturbadoras, a maconha é derivada do cânhamo (cannabis sativa). A maconha ou “fumo” é a combinação de brotos, folhas, caules e sementes da cannabis, fumados em cigarros de fabricação caseira.

1)Mecanismo de ação: atua em receptores canabinóides distribuídos pelo córtex, hipocampo, hipotálamo, cerebelo, complexo amigdalóide, giro do cíngulo anterior. Temos neurotransmissores canabinóides endógenos envolvidos em diversas funções, as quais são perturbadas pelo consumo de canabinóides. Ocorrem disfunções de apetite, humor, atenção, coordenação motora e de funções cognitivas superiores.

2)Intoxicação aguda: além das disfunções supracitadas, podem ocorrer reações psíquicas com variável gravidade: reações ansiosas, depressivas, maniformes e paranóides (inclusive desencadear surtos psicóticos). à novamente aqui considerar questão da tela atômica, nos casos de alucinose.

3)Síndrome de abstinência – controvérsias são superadas por algumas semanas de prática em uma Urgência Psiquiátrica, onde recebemos pacientes em sofrimentos devido à abstinência de cannabis.

Tratamento: Vamos finalizar, de certa forma, por onde começamos. Podemos dizer que as vias da prevenção são bem próximas às do tratamento. Os recursos visam as raízes do problema:

- Farmacoterapia (das patologias de base e dos sintomas de abstinência e de intoxicação)

- Psicoterapia (das questões da personalidade)

- Estímulo à religiosidade – dentro da crença individual (lembramos da prática da prece e da meditação – facilitadores do acesso aos planos extra-físicos, como alternativa aos efeitos das drogas que forçariam esse acesso...)

Vimos no início que trabalhos científicos demonstram a importância da religiosidade na prevenção e tratamento das doenças, inclusive das dependências. Mas como abordar o paciente? Pesquisas mostram duas situações:

- Apesar de 77% dos médicos pensarem que a crença religiosa pode trazer benefícios aos pacientes, a maioria deles não sabe como chegar ao doente e introduzir a espiritualidade na conversa;

- A maioria dos pacientes quer que os médicos abordem a questão da religiosidade.

É necessário que se crie uma ponte entre as partes. E o profissional de saúde deve ter uma sensibilidade muito grande para tocar nesse assunto. Algumas recomendações são: apoiar a crença espiritual do paciente, não prescrever a religião para ateus, nem dar conselhos espirituais.

Vontade: “Não há arrastamento irresistível. Uma vez que se tenha vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder.”(Questão 845 Livro dos Espíritos).

Todos os recursos terapêuticos são importantes, mas a eficácia de todos eles dependerá sempre, da vontade da pessoa dependente.

03/09 - Frase do dia

Que Deus está conosco, em todas as circunstâncias, é verdade indiscutível; todavia, se você não estiver com Deus, ninguém pode prever até onde descerá seu espírito, nos domínios da intranqüilidade e da sombra.



Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

02/09 - Frase do dia

Renova o teu modo de sentir, pelos padrões do Evangelho, e enxergarás o Propósito Divino da Vida, atuando em todos os lugares, com justiça e misericórdia, sabedoria e entendimento.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Espitirinhas



Retirado de: http://espitirinhas.blogspot.com/ em 01/09/11.

01/09 - Frase do dia

Ninguém pode exigir dos outros o que não dá de si mesmo.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier