Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

domingo, 31 de julho de 2011

31/07 - Frase do dia

“Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

sábado, 30 de julho de 2011

30/07 - Frase do dia

Combate a tendência ao melindre pessoal com a mesma persistência empregada no serviço de higiene do leito em que repousas. Muita ofensa registrada é peso inútil ao coração. Guardar o sarcasmo ou o insulto dos outros não será o mesmo que cultivar espinhos alheios em nossa casa?



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 29 de julho de 2011

29/07 - Frase do dia

Ninguém pode exigir dos outros o que não dá de si mesmo.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 28 de julho de 2011

28/07 - Frase do dia

Está no pensamento o poder da prece, que por nada depende nem das palavras, nem do lugar, nem do momento em que seja feita. Pode-se, portanto, orar em toda parte e a qualquer hora, a sós ou em comum. A influência do lugar ou do tempo só se faz sentir nas circunstâncias que favoreçam o recolhimento.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

terça-feira, 26 de julho de 2011

Momentos de Saúde

A mensagem de hoje, que antecede o capítulo 5 do livro “Momentos de Saúde”, nos remete à compreensão de que o auxílio divino está presente em todos os dias de nossas vidas, nos encorajando a não desanimarmos, a não cedermos à acomodação. Através da prece, conseguimos nos revigorar e encontrar disposição para o trabalho e “conquista dos recursos superiores” (p.33). Joana nos ensina que as sombras que nos perseguem só se mantêm perto de nós e só nos influencia porque permitimos e as sustentamos com o pensamento. Assim ela encerra a mensagem dizendo “Serei o sol do esforço pessoal e banhado pela divina luz me restaurarei, sendo feliz” (p.33).



Capítulo 5: Saúde e Bem-Estar


Parte 1

Este capítulo se inicia com um ensinamento sobre a importância do planejamento para a realização futura do projeto. As análises de qualquer alteração devem ser feitas desde a planificação até a concretização do projeto, para que não haja prejuízo para o conjunto da obra. Dessa forma, Joana usa esta metáfora para nos falar sobre a nossa própria construção enquanto seres humanos e seres espirituais, uma vez que “a criatura humana torna-se o que pensa, o que sustenta mentalmente e desenvolve até a fixação” (p. 36).

Lamentavelmente, segundo Joana, os seres da Terra tendem a alimentar o pessimismo, os pensamentos negativos, e até mesmo as próprias doenças e mal-estares. O resultado disso só pode ser o enfraquecimento do próprio espírito, das suas resistências morais, dos seus valores espirituais, aumentando, conseqüentemente, a insanidade e o devaneio. Ela afirma que existem provações que são inevitáveis ao espírito, devido à sua conduta em encarnações passadas. Contudo, com a mudança do estado vibratório, com a elevação do pensamento e a construção e manutenção de idéias edificantes, essas provas podem ser atenuadas e o espírito pode até mesmo ser liberado de sua vivência, pois os atos saudáveis trazem mérito para a a superação daqueles outros que são prejudiciais.

Larissa - Mocidade

26/07 - Frase do dia

A prática do bem, simples e infatigável pode modificar a rota do destino, de vez que o pensamento claro e correto, com ação edificante, interfere nas funções celulares, tanto quanto nos eventos humanos, atraindo em nosso favor, por nosso reflexo melhorado e mais nobre, amparo, luz e apoio, segundo a lei do auxílio. ]



Da obra Pensamento e Vida
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 25 de julho de 2011

25/07 - Frase do dia

Pensamento é fermentação espiritual. Em primeiro lugar estabelece atitudes, em segundo gera hábitos e, depois, governa expressões e palavras, através das quais a individualidade influencia na vida e no mundo. Regenerado, pois, o pensamento de um homem, o caminho que o conduz ao Senhor se lhe revela reto e limpo.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 24 de julho de 2011

24/07 - Frase do dia

Não basta sofrer simplesmente para ascender à glória espiritual. Indispensável é saber sofrer, extraindo as bênçãos de luz que a dor oferece ao coração sequioso de paz.



Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 23 de julho de 2011

23/07 - Frase do dia

Trabalha constantemente se procuras luz e paz. O tédio é a chaga invisível daquele que nada faz.



Da obra Gotas de Luz
Pelo espírito Casimiro Cunha. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 22 de julho de 2011

22/07 - Frase do dia

Não basta sofrer simplesmente para ascender à glória espiritual. Indispensável é saber sofrer, extraindo as bênçãos de luz que a dor oferece ao coração sequioso de paz.



Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 21 de julho de 2011

21/07 - Frase do dia

Inspiração divina, a fé desperta todos os instintos nobres que encaminham o homem para o bem. É a base da regeneração.


De O Evangelho Segundo o Espiritismo

quarta-feira, 20 de julho de 2011

20/07 - Frase do dia

A travessia de uma das portas é ação compulsória para todas as criaturas.

Porta larga – entrada na ilusão – saída pelo reajuste...
Porta estreita – saída do erro – entrada na renovação...
O momento atual é de escolha da porta, estreita ou larga



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 19 de julho de 2011

Momentos de Saúde

Parte 3




Joana segue o capítulo afirmando que todo o mal que nos fizeram já passou e não podemos fazer nada para que não houvesse ocorrido, a não ser mudarmos o sentido que o damos. Devemos modificar, entretanto, seus “efeitos daninhos”. Ela fala que quando sabemos que não somos o que nos acusam ser, e, devido à nossa fragilidade psicológica, o incorporamos à nossa personalidade e passamos a crer conforme nos definiram, devemos romper com as algemas em direção à libertação.

“És uma ganga bruta por lapidar. Se, exteriormente, a ganga é impura, tens no íntimo o brilho das estrelas, que te cumpre liberar” (p.32). Assim, ela encerra o capítulo nos conscientizando sobre a nossa responsabilidade perante a nossa vida e ao nosso processo evolutivo, uma vez que cabe somente a cada um a decisão de provar a si mesmo o quanto possui. Dessa forma, devemos nos implicar na construção do nosso futuro e reconstruí-lo, pois, assim, conseguiremos transformá-lo.


Larissa - Mocidade

19/07 - Frase do dia

Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

segunda-feira, 18 de julho de 2011

18/07 - Frase do dia

Não abandones teus livros, não te canses de estudar. A educação é tesouro que ninguém pode roubar.



Da obra Gotas de Luz
Pelo espírito Casimiro Cunha. Francisco C. Xavier

domingo, 17 de julho de 2011

17/07 - Frase do dia

A verdadeira fé se conjuga à humildade; aquele que a possui deposita mais confiança em Deus do que em si próprio, por saber que, simples instrumento da vontade divina, nada pode sem Deus. Por essa razão é que os bons Espíritos lhe vêm em auxílio.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

sábado, 16 de julho de 2011

16/07 - Frase do dia

Se o amor do próximo constitui o princípio da caridade, amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio, porquanto a posse de tal virtude representa uma das maiores vitórias alcançadas contra o egoísmo e o orgulho.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

15/07 - Frase do dia

Os designos superiores jamais nos propõem questões de que não necessitemos, na arena das circunstâncias.


Da obra No mundo maior...
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 14 de julho de 2011

14/07 - Frase do dia

Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam; fazei-lhes, ao contrário, todo o bem que vos esteja ao alcance fazer-lhes.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

quarta-feira, 13 de julho de 2011

13/07 - Frase do dia

Inspiração divina, a fé desperta todos os instintos nobres que encaminham o homem para o bem. É a base da regeneração. Preciso é, pois, que essa base seja forte e durável, porquanto, se a mais ligeira dúvida a abalar, que será do edifício que sobre ela construirdes?



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

terça-feira, 12 de julho de 2011

Momentos de Saúde

Capítulo 4: Liberação






Parte 2

Neste capítulo, Joana nos esclarece que tudo que está à nossa volta, inclusive o lar no qual viemos nesta encarnação, bem como a condição social e o sofrimento pode muitas das vezes ter sido escolhida por nós mesmos ou atraídas para a nossa evolução espiritual. Ela afirma que “cada um vincula aos seres de que necessita para a evolução” (p.30). Contudo, permanecer condicionado a isto é apenas uma justificativa para a acomodação, uma vez que é mais fácil assumir um papel de vítima e auto-piedade do que mudar. É mais fácil se atrelar ao negativismo e perpetuá-lo do que reconhecer as ferramentas que possui para a libertação e o progresso.

De acordo com ela, “problemas existem para ser solucionados” e as “dificuldades são testes para desafiar os valores latentes do conhecimento, da capacidade de luta de cada um”. “Os ressentimentos, o medo, a queixa, a reclamação do passado mais te farão dependente do acontecido, no qual inconscientemente te apóias a fim de não lutares pela restauração da paz e o logro da alegria” (p.31).




Larissa - Mocidade

12/07 - Frase do dia

O homem de bem estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.


De O Evangelho Segundo o Espiritismo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

11/07 - Frase do dia

Rende, pois, graças a Deus, se já podes prestar auxílio, porque, se chegaste ao grau de restauração em que te encontras, é que, decerto, alguém caminhou pacientemente contigo, com bastante amor de servir e bastante coragem de suportar.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Albino Teixeira. FRancisco C. Xavier e Valdo Vieira

domingo, 10 de julho de 2011

10/07 - Frase do dia

Cada situação a que somos conduzidos é portadora de ocultos ensinamentos para o nosso bem.



Da obra No mundo maior...
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 9 de julho de 2011

09/07 - Frase do dia

A vontade é a maior de todas as potências; é, em sua ação, comparável ao ímã. A vontade de viver, de desenvolver em nós a vida, atrai-nos novos recursos vitais; tal é o segredo da lei de evolução.



Da obra O Problema do Ser, do Destino e da Dor
Por Léon Denis

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ei jovem!

Trazemos um texto que fala sobre a questão dos métodos anticoncepcionais e o espiritismo, explicitando a posição da Doutrina com referência a esse tema tão importante e muitas vezes pouco discutido. O texto foi trabalhado durante a última reunião da Mocidade Espírita Maria de Nazaré.




MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS E O ESPIRITISMO

Há métodos anticoncepcionais que não são abortivos, pois não permitem que ocorra a concepção. Em conseqüência, nestes casos não há que se falar em ligação entre um espírito e a matéria. O uso de anticoncepcionais é um meio de se fazer planejamento familiar, a fim de que a família seja programada, se constitua e se multiplique com equilíbrio. Não há nada de errado em preparar-se, física e psicologicamente, para a vinda de um filho, como um ato deliberado, para que a paternidade e a maternidade alcancem plena satisfação e realização. Os casais têm livre-arbítrio para decidir sobre quantos filhos terão e quando os terão. Muitas vezes, trazemos uma programação espiritual prévia dos filhos, mas o ser humano tem o livre-arbítrio de fazer escolhas. Escolhas egoístas podem ter conseqüências futuras, mas o simples planejamento equilibrado da família não é reprovável do ponto de vista espiritual.

A procriação, dando oportunidade reencarnatória a um espírito que necessita voltar à vida física para continuar sua evolução, é uma das tarefas que podemos trazer para a nova passagem pela carne. Porém, não a única. Não reencarnamos unicamente com esse objetivo. Sendo assim, temos o direito de fazer o nosso planejamento familiar, pois, do contrário, teríamos que procriar indefinidamente, durante toda a existência física, o que não seria uma atitude de bom senso. A questão do controle da natalidade deve ser examinada observando-se a intenção de quem o pratique. Se a intenção for de seguir um planejamento familiar que atenda às realidades do casal, inclusive de ordem econômica, nada há na Doutrina que o reprove. Se, porém, a intenção é meramente de preservar a estética do corpo, manter a sensualidade ou ter uma atividade sexual voltada unicamente para o prazer, por exemplo, entendemos que, nestas hipóteses, deverão advir conseqüências na vida espiritual.

Nestes casos, estará sendo contrariada a Lei Natural e a conseqüência será a necessidade de retificação numa existência física futura, de forma geralmente dolorosa.

Obviamente que o mau uso do livre-arbítrio, através do abuso do prazer sexual e da promiscuidade, gerará conseqüência desgostosas para o espírito que não souber utilizar adequadamente suas energias sexuais. Então, o uso de métodos anticoncepcionais não significa liberação sexual absoluta e desregrada, mas tão somente um modo de se planejar adequadamente a família.

08/07 - Frase do dia

O espírita cristão é chamado aos problemas do mundo, a fim de ajudar-lhes a solução; contudo, para atender em semelhante mister, há que silenciar discórdia e censura e alongar entendimento e serviço.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Bezerra de Menezes. Francisco C. Xavier e Waldo Vieira

quarta-feira, 6 de julho de 2011

06/07 - Frase do dia

Usemos para com os outros o alimento da paz, porque, estendendo paz aos outros, asseguramos paz a nós mesmos. E, com a paz, conseguiremos possuir espaço e tempo terrestres, em dimensões maiores, para que aprendamos e possamos, realmente, servir.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Hilário Silva. Francisco C. Xavier e Waldo Vieira

terça-feira, 5 de julho de 2011

Momentos de saúde

Dando seguimento ao estudo, a mensagem que antecede o capítulo quatro nos ensina que tudo que acontece na vida e a forma de encarar cada situação dependem de nós mesmos. Cada indivíduo faz da sua vida o que quer, através das suas escolhas e de acordo com o nível espiritual que ainda se encontram. O que devemos, pois, é procurar ser uma constante “busca perene de harmonia” (p.27). A compreensão de que o mal que outras pessoas nos fizeram é decorrente de sua própria vitimização permite que mudemos a nossa forma de ver as coisas, de sair da nossa visão de mundo e olhar a partir do outro. Assim, passamos a compreender também que não existe o mau em si, mas tudo é passível de mudança porque são formas de ver diferentes. Tudo é interpretação, e, por sermos seres únicos e especiais, conseguintemente, temos visões, interpretações e valores diferentes. Sendo assim, eu posso mudar a forma de encarar um fato e, a partir dessa nova perspectiva, transformar o “mal que me fizeram” em um “bem para mim” (p.27).




Capítulo 4: Liberação



Parte 1

Neste capítulo, Joana nos fala sobre as cargas mentais negativas e suas influências em nossas vidas, seja a nível mental como físico, sócio e espiritual. Segundo ela, essas cargas de energia têm a capacidade de desestruturar-nos psicológica e fisicamente, e, quanto mais estivermos acostumados a elas, mais difícil é sair do padrão, sendo necessário um esforço muito grande para a mudança, já que este se tornou um hábito, sendo repetido sutilmente.

A lamentação do passado não ajuda a melhorar ou modifica a realidade na qual nos encontramos. Nesse sentido, reviver as reminiscências negativas, os acontecimentos dolorosos e perpetuar os vícios de pensamentos perturbadores, bem como as contínuas queixas e ressentimentos guardados acabam por prejudicar a marcha do homem rumo à perfeição. O ser, ao invés de reconhecer seu potencial, a condição de ser divino, filho de Deus, e portanto, de ter todas as ferramentas possíveis para a superação da dor e do estado de angústia, prefere permanecer na lamentação por comodismo e autocompaixão.

Ela fala que não podemos evitar termos nascido em um ambiente hostil ou em situação sócio-econômica penosa, mas que a estagnação neste passado somente o complica e não o elimina. Permanecer neste padrão é apenas uma desculpa para não mudar e continuar a caminhada, porque esta sim é mais difícil e requer força e auto-conhecimento. Dessa forma, as pessoas preferem assumir um lugar de vítima diante do “insucesso da vida planetária”, acomodando-se “ao sucedido e preservando-o por conformismo” (p.30).

Devemos, pois, mudar a perspectiva, e, ao invés de olhar o que aconteceu de ruim, nos abrirmos para as novas possibilidades, tanto de escolhas como de interpretações e visões do mundo e dos acontecimentos. Assim, quando nos permitimos, conseguimos ver coisas que até então pareceram estar escondidas e que, na verdade estavam ali o tempo todo e apenas não quisemos ver. Passamos a enxergar e reconhecer o aprendizado e o conseqüente ponto positivo de todas as situações, por piores que pareçam.

Compreendemos que o sofrimento só depende de nós mesmos, bem como a cura. A decisão de ser feliz cabe a nós mesmos, e, a partir dela, revertemos o ocorrido, não no sentido de modificar o que aconteceu, mas de modificar o nosso estado emocional e psicológico diante dele. Assim, compreendemos que também podemos ser felizes e saudáveis, e que só depende de nós mesmos.

 
Larissa - Mocidade

05/07 - Frase do dia

O dever primordial de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar a sua volta à vida ativa de cada dia, é a prece.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

segunda-feira, 4 de julho de 2011

04/07 - Frase do dia

É pela vontade que dirigimos nossos pensamentos para um alvo determinado. Na maior parte dos homens os pensamentos flutuam sem cessar. Sua mobilidade constante e sua variedade infinita oferecem limitado acesso às influências superiores. É preciso saber se concentrar, colocar o pensamento acorde com o pensamento divino.



Da obra O Problema do Ser, do Destino e da Dor
Por Léon Denis

domingo, 3 de julho de 2011

03/07 - Frase do dia

Homens de bem, de boa e firme vontade, uni-vos para continuar amplamente a obra de propagação da caridade; no exercício mesmo dessa virtude, encontrareis a vossa recompensa; não há alegria espiritual que ela não proporcione já na vida presente.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

sábado, 2 de julho de 2011

02/07 - Frase do dia

As mensagens edificantes do Além não se destinam apenas à expressão emocional, mas, acima de tudo, ao teu senso de filho de Deus, para que faças o inventário de tuas próprias realizações e te integres, de fato, na responsabilidade de viver diante do Senhor.



Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ei jovem!

MENSAGEM AOS JOVENS


Meu jovem amigo.

A mocidade cristã é a primavera bendita de luz anunciando o aperfeiçoamento da Terra.

Aceitar, com ânimo firme, o roteiro que o Mestre Divino nos oferece.

Coração terno.
Consciência limpa.
Mente pura.
Sentimento nobre.
Conduta reta.
Atitude valorosa.
Disposição fraternal.

O coração aberto às sugestões do bem aclara a consciência, ditando-lhes a grandeza.

A consciência sem mancha ilumina a mente, renovando-lhe as manifestações.

O sentimento enobrecido orienta a conduta, mantendo-a nos caminhos retos.

A conduta irrepreensível determina a atitude valorosa no desempenho do próprio dever e no trabalho edificante.

O gesto louvável conduz à fraternidade, em cujo clima conquistamos a compreensão, o progresso e o mérito.

Coração aberto à influência de Jesus para enriquecer a vida...

Disposição fraternal de servir, incessantemente às criaturas, para que o amor reine, soberano...

Eis, meu amigo, em suma, o roteiro com que a mocidade cristã colaborará no aprimoramento do mundo.



Espírito: EMMANUEL - Médium: CHICO XAVIER



Mais uma vez, Emmanuel busca nos aconselhar acerca de nosso papel como jovem no planeta Terra. O texto nos demonstra a forma de sermos um acréscimo ao melhoramento do mundo, de estarmos prontos e preparados para assumir as tarefas que nos serão delegadas. A oportunidade está dada, cabe a nós, assumi-la, nos dedicarmos, seguindo os exemplo de Cristo e os conselhos dos grandes amigos espirituais, como Emmanuel, para mais rapidamente alcançarmos um mundo melhor.


Aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio dos jovens espíritas de nossa Casa durante o evento “Arraiá do Cecapaz”. Vocês abrilhantaram ainda mais a nossa confraternização!

01/07 - Frase do dia

O irmão caído é nossa carga preciosa, a dificuldade é nosso incentivo santo, a dor nossa escola purificardora.


Da obra No mundo maior...
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier