Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

30/06 - Frase do dia

Mais vale pouca virtude com modéstia, do que muita com orgulho. Pelo orgulho é que as Humanidades sucessivamente se hão perdido; pela humildade é que um dia elas se hão de redimir.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

29/06 - Frase do dia

Se você sabe, portanto, o que é viver, por que não vive? Só vive realmente quem ama. Só ama efetivamente quem age para o bem de todos. Só age, sem dúvida, para o bem de todos, quem compreende que o amor é a base da própria vida.


Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

terça-feira, 28 de junho de 2011

Momentos de saúde

Concluindo o capítulo 3, Joana nos fala para não querermos que as pessoas se apresentem iguais, que sejam iguais para nós. Ela afirma que:


“Diante dos afetos que diminuíram de intensidade; dos comportamentos que alteraram; das situações que sofreram mudanças; dos amigos que fizeram novas opções; do entusiasmo que arrefeceu ou passou para outra área; dos desafios novos, não te insurjas pela depressão ou violência” (p.25 e 26).

Dessa forma, devemos analisar a nossa parcela de responsabilidade em todos esses acontecimentos, que, por mais que pareçam ser de fora, vindos de outras pessoas ou mesmo da vida, nós de alguma forma a atraímos ou influenciamos neles. Devemos, pois, aceitá-los com calma e em paz conosco mesmo, tentando modificar a nós mesmos e, assim, a situação, quando possível. Caso a nossa própria modificação não altere esses acontecimentos, nos colocando incapazes de alterar essa realidade, devemos aceitá-las com resignação e entregá-las nas mãos de Deus e dos queridos amigos espirituais que nos acompanham, e acreditar na melhor condução dos acontecimentos da vida, dando prosseguimento aos ideais nobres e à evolução constante, “sem retentivas com a retaguarda nem ansiedades em relação ao futuro” (p.26).

Larissa - Mocidade

28/06 - Frase do dia

Uma encarnação é como um dia de trabalho. E para que as experiências se façam acompanhar de resultados positivos e proveitosos na vida, faz-se indispensável que os dias de observação e de esforço se sucedam uns aos outros.


Da obra Palavras de Emmanuel.
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 27 de junho de 2011

27/06 - Frase do dia

Aguardar o céu menosprezando a Terra, é obra de insensatez.



Da obra No mundo maior...
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

domingo, 26 de junho de 2011

26/06 - Frase do dia

Conforto espiritual não é como pão do mundo, que passa, mecanicamente, de mão em mão, para saciar a fome do corpo, mas, sim, como o sol, que é o mesmo para todos, penetrando, porém, somente nos lugares onde não se haja feito um reduto fechado para as sombras.


Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 25 de junho de 2011

25/06 - Frase do dia

A melhor posição da Vida é a do equilíbrio. Não é justo desejar fazer nem menos, nem mais do que nos compete, mesmo porque o Mestre sentenciou que a cada dia bastam os seus trabalhos.


Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 24 de junho de 2011

24/06 - Frase do dia

Apliquemo-nos à construção da vida equilibrada, onde estivermos, mas não nos esqueçamos de que somente pela execução de nossos deveres, na concretização do bem, alcançaremos a compreensão da vida, e, com ela, o conhecimento da "perfeita vontade de Deus", a nosso respeito.

Da obra Relicário de Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 23 de junho de 2011

23/06 - Frase do dia

Não menospreze a lição do momento, na certeza de que renovamos ideias, experiências e destinos, cada dia, segundo as particularidades das manifestações de nosso livre-arbítrio.


Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 22 de junho de 2011

22/06 - Frase do dia

A fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado.


De O Evangelho Segundo o Espiritismo

terça-feira, 21 de junho de 2011

Momentos de saúde

Seguindo o estudo do capítulo 3, Joana afirma que os nossos pensamentos “seguem a linha direcional” das nossas aspirações (p.24). Fazendo uma analogia à Psicossomática, esta afirma ser o homem uma interação entre corpo, mente e espírito (ou alma, ou psique). Somos seres emocionais, que possuímos um corpo e estamos inseridos em um ambiente, que, apesar de “externo”, também faz parte de nós. Dessa forma, não há como diferenciar um do outro; não há como saber o que vem primeiro e qual influencia o outro, ou muito menos a ordem dessa causação. Em outras palavras, tudo que somos, agimos e pensamos nos influencia e nos modifica, seja pelo pensamento que modifica as emoções, o corpo e o ambiente, seja pelas emoções que influenciam os quadros mentais, o corpo e o ambiente, ou ainda este, que promove alterações nas emoções, nos pensamentos e no corpo do indivíduo. Assim também podemos pensar no espírito sendo influenciado e ao mesmo tempo transformando o corpo, a mente, as emoções, os pensamentos e o ambiente.


Tudo, portanto, segue de acordo com o nosso desejo e de acordo com os nossos atos. A lei de ação e reação permite que nos responsabilizemos pelos nossos atos através do retorno de suas conseqüências. O que hoje se apresenta como negativo e causa de sofrimento é decorrente de atitudes, pensamentos e emoções negativas cultivadas no passado. Dessa forma, ao mudar o padrão vibratório, ao modificar as condutas e emoções, há também a modificação dos acontecimentos futuros. A lei de renovação, segundo Joana, “propele-te à modificação da estrutura dos dias porvindouros, mediante a tua conduta presente” (p.25).

Assim, devemos nos analisar, tranquilamente e amorosamente, considerando as nossas possibilidades atuais e refazermos nossos programas e planos de vida, estabelecendo novas metas para transformação. Devemos refletir quando adoecemos ou quando ao ruim acontece em nossas vidas, para investigar as possíveis causas. Se estas forem decorrentes de padrões vibracionais atuais, devemos modificá-los para que a cura se promova. Se os acidentes acontecem e não são decorrentes de pensamentos, emoções ou condutas atuais, devemos agradecer pela oportunidade de crescimento e termos a consciência tranqüila de estarmos apenas tendo a oportunidade de assumir as conseqüências de nossos atos e pensamentos passados.

Larissa - Mocidade

21/06 - Frase do dia

O amor é sol divino a irradiar-se através de todas as magnificências da alma.



Da obra No mundo maior...
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Convocando os espíritas e espiritualistas para votar CHICO XAVIER

Humilde, nasceu pobre e desencarnou pobre a respeito de coisas materiais, mas rico espiritualmente..


Só viveu para prestar caridade, atendendo a todos indistintamente, ricos, pobre, paupérimos.

Doava tudo que recebia em favor aos necessitados.

Concurso Maior Brasileiro de Sempre – Fase Final


O concurso Maior Brasileiro de Sempre está na reta final e em breve o ganhador finalmente será conhecido pelo público.

Nesta etapa, os 10 candidatos disputam o título que será divulgado no início de Julho de 2011. A iniciativa de lançar o concurso foi do dramaturgo brasileiro Aguinaldo Silva.

Confira o resultado parcial de 19/05/2011:

Para votar acesse o link: Maior Brasileiro de Sempre

--

• EDIR MACEDO (21%, 9.377 Votos)

• LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (16%, 6.873 Votos)

• ROBERTO CARLOS (14%, 6.204 Votos)

• CHICO BUARQUE DE HOLANDA (12%, 5.492 Votos)

• DOM PEDRO II (10%, 4.279 Votos)

• SILVIO SANTOS (8%, 3.628 Votos)

• MACHADO DE ASSIS (5%, 2.312 Votos)

• CHICO XAVIER (5%, 2.170 Votos)

• FERNADO HENRIQUE CARDOSO (5%, 2.137 Votos)

• EIKE BATISTA (4%, 1.668 Votos)

• Total de Votos: 44.140

20/06 - Frase do dia

Não importa que a nossa conquista surja triunfante hoje ou amanhã. Vale trabalhar e fazer o melhor que pudermos, aqui e agora, porque a vida se incumbe de trazer-nos aquilo que buscamos.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Perispírito e a Amputação de Membros

Apesar dos Médicos e especialistas da área alegarem que as sensações de formigamento e prurido, entre outras, serem devidas a terminações nervosas periféricas e reflexos condicionados, de fato, em alguns casos, nós não podemos descartar a influência perispiritual em fenômenos de sensações associados a membros amputados. Seria algo parecido com o próprio fenômeno mediúnico, o qual tem no perispírito sua principal interface de intercâmbio entre as duas esferas. Realmente, um indivíduo que seja cego e que desencarne pode chegar ao mundo espiritual cego e, após algum tempo, o qual é bastante variável de Espírito para Espírito, deverá readquirir a capacidade de ver através de seus olhos perispirituais (olhos do corpo perispiritual). Também pode acontecer que o indivíduo cego possa passar a enxergar imediatamente após a morte física, ou mesmo durante o processo desencarnatório. A condição momentânea do orgão perispiritual, portanto, pode corresponder ou não à mesma condição do orgão do corpo físico. André Luiz afirma em "Evolução em Dois Mundos" que um homossexual pode, com o passar do tempo no mundo espiritual, adquirir a forma que mais se adeque à sua condição sexual mental e que, quanto mais evoluído o Espírito, menor tende a ser o tempo mínimo necessário para que tal processo aconteça. Sabendo que "a mente move a matéria", na expressão que é título de um interessante livro do Doutor Hernani Guimarães Andrade, devemos admitir que, dependendo de uma série de fatores físicos e espirituais, a condição perispiritual pode ser melhor, semelhante, igual, pior ou muito pior do que a condição do corpo físico.
Para contextualizar melhor a presente discussão, devemos lembrar-nos de determinadas propriedades do Perispírito. Em "Libertação", André Luiz conta um caso que o fez recordar da célebre obra de Oscar Wilde, "O Retrato de Dorian Gray", pois o Mentor Espiritual visita a casa de um médico e chega a comentar sobre a beleza física da senhora que era a Dona da Casa. Entretanto, para a surpresa do Autor Espiritual, quando o Perispírito da referida senhora se desdobrou parcialmente do corpo físico, aproveitando-se do sono do corpo material, ele ficou chocado com o fato da forma perispiritual ser uma caricatura do corpo físico, isto é, a senhora era muito feia perispiritualmente (possuía um corpo perispíritual muito deformado), apesar de muito bela no corpo físico. A obra elucida que a referida mulher foi sistematicamente deformando sua forma perispiritual através de constantes bombardeios mentais negativos, pois, de fato, era pessoa de hábitos morais muito baixos. Muitas pessoas afirmam não serem doadoras de orgãos por temerem que a doação do orgão material repercuta negativamente sobre o mesmo orgão perispirtual. Entretanto, não sendo caso de eutanásia, a doação consciente dos orgãos representa belo ato de amor que pode, inclusive, ajudar do ponto de vista dos méritos espirituais, na condição espiritual do desencarnante, sem, de maneira nenhuma, prejudicar sua forma perispiritual. Portanto, a retirada do órgão físico não implica necessariamente na remoção do órgão perispiritual. Um indivíduo que desencarna após violento acidente automobilístico não chegará necessariamente todo desfigurado ao mundo espiritual. Alguém que esteja muito bem espiritualmente e que morra após longa doença degenerativa pode, em alguns casos, logo após os momentos da morte, se apresentar com um aspecto saudável e rejuvenescido em sua forma espiritual. Por outro lado, alguém que abusou da saúde física de forma inconsequente pode chegar ao mundo espiritual em condições mais precárias do que aquelas que o caracterizavam enquanto indivíduo encarnado. A situação mais extrema deste segundo caso seria a condição perispiritual do suicida, que se matou conscientemente. Neste caso, o impacto sobre o perispírito é tão grande, que frequentemente o tempo necessário para a recuperação do corpo espiritual faz-se longo e doloroso.
Assim sendo, a amputação de um membro inferior do corpo físico, por exemplo, não significaria necessariamente que a perna perispiritual foi igualmente amputada. Desta forma, é possível que algumas sensações associadas à forma perispiritual ainda permaneçam durante algum tempo em determinado pacientes. Após certo intervalo de tempo, essas sensações tendem a diminuir significativamente ou, até mesmo, desaparecer, pois o indivíduo encarnado pode se condicionar para não sentir tais impressões. O paciente induziria, inclusive, através de sua atitude mental consciente de não ter a perna física, eliminar a perna perispiritual enquanto estiver encarnado no corpo físico, pois o poder de construção/desconstrução do pensamento é muito elevado. De fato, esta capacidade de formação plástica do Espírito/Perispírito (vide o Capítulo “Laboratório do Mundo Invisível” de “O Livro dos Médiuns”) faz com que muitas vezes o indivíduo plasme uma "roupa perispiritual" com a qual se identifique mais, mesmo que não seja exatamente a roupa que esteja trajando em determinado momento, conforme esclarece André Luiz em "Nos Domínios da Mediunidade". No que se refere a um indivíduo cujo corpo físico foi amputado, nós podemos considerar que, se ele for um indivíduo elevado espiritualmente, rapidamente recuperará a perna no mundo espiritual após uma eventual desencarnação, mesmo que, através da atitude de auto-reconhecimento (auto-identificação) constante do dia-a-dia, ele forme mentalmente um perispírito sem a perna perispiritual.

Leonardo Marmo Moreira (CECAPAZ)

17/06 - Frase do dia

O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.


De O Evangelho Segundo o Espiritismo

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Festa Junina



Venha amigo confraternizar junto com outros companheiros! Esteja convidado para o Arraiá do CECAPAZ, no dia 25/06 sábado às 17 horas.

16/06 - Frase do dia

A fé representa a força que sustenta o espírito na vanguarda do combate pela vitória da luz divina e do amor universal.



Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 15 de junho de 2011

15/06 - Frase do dia

Perdoar e compreender são complementos do amor e impositivos do aceitar os nossos companheiros da humanidade, tais quais são. Reflitamos nisso, reconhecendo que o entendimento e a tolerância que os outros solicitam de nós são a tolerância e o entendimento de que nós necessitamos deles.



Da obra Rumo Certo
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 14 de junho de 2011

Momentos de saúde

Dando seguimento ao estudo, a mensagem que antecede o capítulo três nos ensina a ter fé na presença de Deus em todos os momentos de nossas vidas, inclusive e especialmente nos de “crescimento e renovação”. Todos os momentos são oportunidades de crescimento, para avançar ou corrigir erros. As transformações inerentes às fases de desenvolvimento também fazem parte deste processo de renovação. Dessa forma, estamos todos “fadados à felicidade”, uma vez que somos filhos de Deus (p. 22).

Capítulo 3: Fenômenos renovadores

Parte 1
Neste capítulo, Joana nos fala sobre a lei de transformação, afirmando ser a vida “um incessante mecanismo de transformação”, onde “nada permanece inalterável” (p.23).  A mudança, como processo inerente da vida, possibilita e promove a renovação. De acordo com ela, as emoções e os comportamentos humanos variam de acordo com os acontecimentos externos e internos do indivíduo, procedendo de “estados diferenciado de consciência, de padrões mentais diversos, de filosofias existenciais variadas” (p.24).
Esse pensamento se baseia na Psicologia Psicossomática (É interessante como nada ocorre por acaso, e, justamente neste fim de semana, fiz um curso nesta abordagem que me ajudou a modificar algumas concepções e ampliar minha visão de mundo e meus conhecimentos). De acordo com esta abordagem, e trazendo os ensinamentos da autora, toda a mente opera e influencia no corpo humano e também nos acontecimentos externos, ambientais. O corpo é compreendido como toda a matéria, e assim, é construído e modificado pela psique. “Conforme se pensa, assim se procede” (p.24).
Tudo que se pensa, que se fala, que se afirma ou se nega, acaba se materializando, uma vez que, sendo energia, vibra em intensidades e níveis condizentes com o conteúdo do que se está sendo lançado no universo e retorna ao sujeito da mesma forma. Assim, o corpo físico responde aos estados emocionais e mentais da mesma forma, pois as células recebem comandos por esta mesma mente e vibram também de acordo com o que se está emitindo, emanando. Assim, a mente exterioriza no campo da realidade objetiva os níveis psicológicos e a realidade espiritual de cada um.
É nesse sentido que se fala de doenças psicossomáticas. Para esta abordagem, e para a Doutrina, segundo Joana, todas as doenças são somatizações, ou seja, são projeções no corpo (físico) de padrões mentais inferiores, que cultivam idéias pessimistas, angústias e tragédias. Através desse mesmo processo, e da transformação, da simples mudança de pensamento, de atitude, cultivando-se pensamentos positivos, saudáveis e produtivos, se dá também o processo inverso, de cura e de bem-estar. Assim afirma Joana:

“Ninguém há que se encontre fadado à desdita. Renovando-se, altera-se-lhe a paisagem para o futuro, mediante o que elabore na área dos desejos mentais” (p.24.).

Larissa - Mocidade

14/06 - Frase do dia

Colocar a dificuldade à margem não é desprezar as opiniões alheias quando respeitáveis ou fugir à luta vulgar. É respeitar cada individualidade, na posição que lhe é própria, é partilhar o ângulo mais nobre do bom combate, com a nossa melhor colaboração pelo aperfeiçoamento geral.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 13 de junho de 2011

13/06 - Frase do dia

A luta e o trabalho são tão imprescindíveis ao aperfeiçoamento do espírito, como o pão material é indispensável à manutenção do corpo físico. É trabalhando e lutando, sofrendo e aprendendo, que a alma adquire as experiências necessárias na sua marcha para a perfeição.



Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 12 de junho de 2011

12/06 - Frase do dia

Nossa mente sofre sede de luz, como o organismo terrestre tem fome de pão.



Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 11 de junho de 2011

11/06 - Frase do dia

Asserena-te sempre e abençoa as provas que te assinalem a estrada, de vez que são essas mesmas provas que te estruturam o degrau exato que podes e deves transpor na conquista da própria felicidade, ante a Vida Maior.



Da obra Rumo Certo
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ei jovem!

Mocidade de Hoje Emmanuel (espírito)


Mocidade é força.

Mas se força não estiver sob a direção da justiça, pode converter-se em caminho para a loucura.

Mocidade é poder.

Entretanto, se o poder não aceita a orientação do bem, depressa se converte em tirania do mal.

Mocidade é liberdade.

Todavia, se a liberdade foge à disciplina é, invariavelmente, a descida para deplorável escravidão.

Mocidade é chama.

No entanto, se a chama não sofre o controle do proveito justo, em breve tempo se transformará em incêndio devastador.

Mocidade é carinho.

Mas, se o carinho não possui consciência de responsabilidade, pode ser veneno mortal para o coração.

Mocidade é beleza da forma.

Contudo, se a beleza da forma não se enriquece com o aprimoramento interior, não passa de máscara perecível.

Mocidade é amor.

Entretanto, se o amor não se equilibra na sublimação da alma, cedo se transformará em paixão infeliz.

Mocidade é primavera de sonhos.

Todavia, se a primavera de sonhos não se enobrece no trabalho digno, todo o nosso idealismo será simplesmente um campo de flores mortas.

Se te encontras na hora radiante da juventude, não te esqueças de que o tempo é nosso julgador implacável.

A plantação de agora será colheita depois. Nossas esperanças, dia a dia, se materializam nas obras a que nos destinamos. A Lei será sempre a Lei.

Povoam-se e despovoam-se berços e túmulos, para que o espírito, divino caminheiro, através da mocidade e da velhice do corpo terrestre, desenvolva em si as asas que o transportarão aos cimos da Vida Eterna.

Assim, se realmente procuras a felicidade incorruptível, confia o teu coração e a tua mente ao Cristo Renovador a fim de que, jovem de hoje, te faças amanhã o caráter sem jaça que lhe refletirá no mundo a Divina Vontade.

Extraído do livro “Paz e Libertação”, psicografia de Francisco Cândido Xavier



Faz-se mister nos rendermos a oportunidade que se nos apresenta hoje. Jovem, adulto, homem, mulher, todo ser humano que deseje caminhar rumo a perfeição deve procurar seguir os ensinamentos de nosso Mestre para podermos mais tarde fazer conta de nosso tempo, sabermos que a chance dada foi aproveitada da melhor maneira possível. Sejamos refletores da Divina Vontade, levando amor, paz, esperança aos nossos irmãos.

10/06 - Frase do dia

Falou Jesus: “A cada um será concedido segundo as próprias obras.” Não se preocupe com os outros, a não ser para ajudá-los; pois que a lei de Deus não conhece você pelo que você observa, mas simplesmente através daquilo que você faz.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 9 de junho de 2011

09/06 - Frase do dia

O livro edificante é:Sementeira da Luz Divina, aclarando o passado, orientando o presente e preparando o futuro...
 
 
Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 8 de junho de 2011

08/06 - Frase do dia

Pais e educadores! Se o lar deve entrosar-se com a escola, o culto do Evangelho em casa deve unir-se à matéria lecionada em classe, na iluminação da mente em trânsito para as esferas superiores de Vida.



Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

terça-feira, 7 de junho de 2011

Momentos de Saúde

Parte 2


Dando seguimento ao capítulo 2, Joana nos alerta para as falsas amizades e situações constrangedoras, que a coação emocional produz, além da própria intensificação da insegurança. Ela fala que “ninguém se sente bem ao lado de criaturas que elegem o infortúnio como falsa solução para os seus conflitos existenciais” (p.20).

Ela fala para perseverarmos diante das aflições, do sofrimento e das dificuldades, pois elas são decorrentes das nossas próprias ações no passado, e que, como tudo na vida, em acordo com a lei divina de sermos felizes, tudo se transforma e se renova a cada dia. Segundo ela, ninguém tem como destino o sofrimento, sendo este apenas o resultado e nunca a causa. Ela afirma:

“És senhor do teu destino, e ele tem para ti, como ponto de encontro, o infinito. Quem se desvaloriza e se desmerece e se invalida, fica na retaguarda. É necessário que te envolvas com o programa divino. Todo aquele que se não envolve positivamente, nunca se desenvolve”. (p.21)

Nesse sentido, deve-se fazer uma auto-avaliação amorosa, honesta e sincera da sua própria existência, para se encontrar com a sua própria essência, e, assim, descobri-se como autor de sua própria vida e de si mesmo. É neste processo de conscientização, “sem culpa, sem pieguismo desculpista, sem coerção de qualquer natureza”, livre de todos os julgamentos e acusações, em contato com seu eu interior, com a sua energia vital e divina, que o ser pode encontrar o que lhe permite ser e existir de maneira autêntica e congruente; ou seja, é em contato com seu Self, consigo mesmo, que nós podemos descobrir o sentido da nossa existência e o que devemos fazer de bom, de útil, de construtivo, que nos permite, assim, realizarmos a nossa liberdade de ser feliz.


Larissa - Mocidade

07/06 - Frase do dia

Toda obra impõe começo.



Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 6 de junho de 2011

06/06 - Frase do dia

Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.


Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 5 de junho de 2011

05/06 - Frase do dia

Atravessa o dia da existência, no ingente esforço de fazer o melhor, e, construindo o bem de todos, que será sempre o nosso maior bem, sentirás na cintilação das estrelas, quando vier a noite, o enternecido beijo do Céu, preparando-te o despertar.


Da obra Correio Fraterno
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 4 de junho de 2011

Elegendo prioridades

     Quantas vezes você já se disse cansado, estressado, desanimado? Quantas vezes a vida lhe pareceu pesar sobre os ombros, como se carregasse o mundo e se sentiu quase a soçobrar?
     Já se indagou, alguma vez, por que esse seu estado de ânimo?
     Você poderá responder que é o cansaço da luta diária, que já não é tão jovem, que os anos contam na economia do corpo, que as forças já não são as mesmas, que as lutas recrudesceram.
     Tudo isso pode ser verdade, parcialmente. No entanto, por vezes, elegemos alguns itens como prioritários em nossa vida, sem que realmente o sejam.
     Isso nos remete a um fato que ouvimos e que buscaremos narrar, ao sabor da nossa própria emoção.
     'Certo professor costumava reunir, com alguma frequência, seus alunos, extraclasse, a fim de estreitarem laços de amizade. Sua casa era, de modo geral, o local onde se encontravam.
     Numa dessas oportunidades, os rapazes começaram a falar dos seus desencantos, do seu cansaço, do estresse de que se sentiam acometidos.
     Todos falavam e a tonalidade era a mesma. Então, o diligente professor foi até a cozinha e preparou chocolate quente.
     O dia estava frio e a bebida era propícia. Trouxe uma grande jarra com o chocolate quente e a colocou sobre a mesa da sala.
     Ao seu redor, colocou canecas de tamanhos, cores e tipos diferentes. Umas eram grandes, coloridas, bonitas. Algumas de porcelana, outras de cristal, outras de barro.
     Logo, os rapazes, ávidos por beber algo quente, começaram a se servir, escolhendo as mais caras e vistosas canecas.
     E a conversa continuou.
     Passado algum tempo, esgotadas as reclamações, tomou a palavra o professor:
     Jovens, vejo que todos apreciaram o chocolate quente. Vocês se deram conta de que cada um, de forma rápida, procurou apanhar a caneca mais bonita, mais preciosa?
     Embora vocês achem normal desejarem somente as melhores coisas para si, é aí que está a fonte de seus problemas.
     A caneca não acrescenta nada à qualidade da bebida. Na maioria das vezes, é apenas mais cara. Às vezes, até esconde o que estamos bebendo.
     No entanto, o que todos queriam era o chocolate, não é verdade?
     A caneca é apenas o recipiente, que não tem o condão de alterar a substância que contém.
     Vejam bem: o chocolate quente é a vida que Deus nos dá. Emprego, dinheiro e a posição na sociedade são as canecas.
     São ferramentas que fazem parte da vida. As canecas que vocês têm nas mãos não definem, nem mudam a qualidade de vida que vocês vivem.
     Às vezes nos concentramos nas canecas, deixamos de saborear o chocolate quente que Deus nos tem ofertado.
     Lembrem-se de que Deus provê o chocolate. Ele não escolhe a caneca.'

* * *

     Lembremos que as pessoas felizes não são as que têm o melhor de tudo, mas as que fazem o melhor de tudo que têm.
     Pensemos nisso e façamos a eleição das nossas prioridades.

Redação do Momento Espírita, com base em conto de autoria ignorada.
Em 01.06.2011.

04/06 - Frase do dia

Em todos os serviços, o concurso da palavra é sagrado e indispensável, mas aprendiz algum deverá esquecer o sublime valor do silêncio, a seu tempo, na obra superior do aperfeiçoamento de si mesmo, a fim de que a ponderação se faça ouvida, dentro da própria alma, norteando-lhe os destinos.



Da obra Pai Nosso
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ei jovem!

Coluna baseada nos temas de estudo da Mocidade Espírita Maria de Nazaré, esta semana com o tema "Sexualidade", no subitem "Homossexualidade".

No dia 05/05/2011, tivemos os seguintes argumentos dos integrantes da maior Corte do Brasil - o Supremo Tribunal Federal, na decisão unânime favorável à união estável dos homossexuais:
1) "O reconhecimento jurídico das uniões homossexuais não enfraquece a família, mas antes fortalece." "Privar os membros de uniões homossexuais afetivas atenta contra sua dignidade, expondo-os a situações de risco social injustificável. " Roberto Gurgel - Procurador-Geral da República
2) " O sexo das pessoas não se presta como fator de desigualdade jurídica." Ministro-Relator Carlos Ayres Britto
3) " A escolha por uma união homoafetiva é individual e íntima." Ministra Cármem Lúcia
4) " O homossexualidade é um traço da personalidade, não é uma ideologia nem é uma opção de vida." Ministro Luiz Fux
5) " O reconhecimento de uniões homoafetivas encontra seu fundamento em todos os dispositivos constitucionais que tratam da dignidade humana." Ministro Joaquim Barbosa
6) " Uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes." Ministra Ellen Gracie
7) " O Brasil está vencendo a guerra desumana contra o preconceito, o que significa promover o desenvolvimento do Estado de Direito, sem dúvida alguma."  Ministro Marco Aurélio de Mello

Anteriormente, em 12/12/1971, nosso inesquecível Chico Xavier nos brindou, no Programa Pinga Fogo, da extinta TV TUPY, com sua lúcida e pacificadora antevisão acerca deste assunto, cabe rememorar:

" . . . mas não devemos desconsiderar, de maneira nenhuma, a maioria de nossos irmãos que vieram e que estão na Terra em condições inversivas do ponto-de-vista de sexo, realizando tarefas muito edificantes em caminho da redenção de seus próprios valores íntimos. Consideramos isso com muito respeito e acreditamos que a legislação do futuro em suas novas faixas de entendimento humano saberá, dentro da família, sem abalar as bases da família, a legislação humana saberá incorporar à família humana todos os filhos da humanidade, todos os filhos da Terra,sem que a frustração afetiva venha continuar sendo um flagelo para milhões de pessoas . . . a frustração afetiva é um tipo de fome capaz de superlotar os nossos sanatórios e engendrar os mais obscuros processos de obsessão, e por isso mesmo, devemos ter esperança de que todos os filhos de Deus na Terra, serão amparados por leis magnânimas com base na família humana, para que o caráter impere acima dos sinais morfológicos e haja compreensão humana bastante para que os problemas afetivos sejam resolvidos com o máximo respeito às nossas leis sem abalar de um milímetro o monumento da família que é a base do Estado."


Em mais um exemplo de lucidez e avanço de pensamento, Chico nos brindou com esta fala, esclarecendo em uma única frase o que devemos objetivar em todos os aspectos de nossa vida que envolvam o trato com o outro: "que o caráter impere acima dos sinais morfológicos". Que esta seja a única característica a se notar na conduta de qualquer ser.



*Baseado em texto que circula na rede.

03/06 - Frase do dia

Cada pequenina demonstração de esforço próprio, nas realizações da caridade, receberá do Senhor a Divina Bênção.



Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 2 de junho de 2011

02/06 - Frase do dia

A consolação e a amizade de benfeitores encarnados e desencarnados enriquecer-vos-ão de conforto, quais suaves e abençoadas flores da alma; entretanto, fornecerão como as rosas de um dia, se não fertilizardes o coração com a fé e o entendimento, com a esperança inquebrantável e o amor imortal, sublimes adubos que lhes propiciem o desenvolvimento no terreno do vosso esforço sem tréguas.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luis. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 1 de junho de 2011

01/06 - Frase do dia

Se tens fé, sustentarás, sobretudo, o esforço diário do próprio burilamento, através das pequeninas e difíceis vitórias sobre a natureza inferior, como sendo o mais alto serviço que podes prestar aos outros, de vez que, aperfeiçoando a nós mesmos, estaremos habilitando a consciência para refletir, com segurança, o amor e a sabedoria da Lei.



Da obra O espírito da Verdade
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier e Waldo Vieira