Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

31/12 - Frase do Dia

"Adora a Terra, entretanto,
Vale mais no meu arquivo
Ser vivo depois de morto,
Que ser morto sendo vivo."
Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, pelo Espírito Martins Coelho.
Da Obra: Trovadores do Além (antologia). 5ª ed. FEB.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recado aos Tarefeiros Espíritas

Hoje trazemos para reflexão dos trabalhadores da Seara Espírita um tema que às vezes se apresenta delicado, mas que não poderíamos deixar de abordar. Estamos nos referindo ao "disse me disse" dentro das Instituições Espíritas. Muitas vezes tal comportamento dos tarefeiros prejudicam as ações desenvolvidas pelo Movimento Espírita podendo chegar ao cúmulo de provocar o afastamento de colaboradores de boa vontade dedicados à causa da Boa Nova. Lembremos que por muitas vezes os Espíritos Superiores já nos disseram para silenciarmos diante do mal, no sentido de evitar comentar as coisas que possam de algum modo estabelecer conexões negativas. Lembremos que muitas vezes os Espíritos Amigos já informaram de que não devemos ficar reparando e evidenciando nos defeitos alheios, afinal, também somos seres imperfeitos. Lembremos também que os Espíritos de Luz asseveram que a base da Lei de Justiça Divina é fazer ao próximo somente aquilo que gostaríamos que fosse feito por nós mesmos, ensinamento este contido na obra basilar de nossa doutrina, O Evangelho Segundo o Espiritismo, codificado por Allan Kardec. Assim, evitemos os “disse me disse”, popularmente conhecido como “fofoca”. Utilizemos do raciocínio e da palavra, estas duas tão belas faculdades que conquistamos ao longo de muito esforço em nossa jornada evolutiva, para praticar o Bem, para levarmos as bênçãos dos conhecimentos da Doutrina Espírita e dos ensinamentos do Evangelho de nosso Mestre Jesus aos nossos irmãos. Façamos nossa parte de obreiros na construção do Reino de Deus sobre a Terra, para a edificação do Mundo de Regeneração. E podemos afirmar com convicção que as fofocas não estão entre as funções a serem desempenhadas neste trabalho. Assim, encerramos com os dizeres do Espírito Emmanuel através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, no livro Fonte Viva, publicado pela FEB: “Procura o que seja útil e belo, santo e sublime e segue adiante... (...) não nos esqueçamos de que a unidade espiritual é serviço básico da paz”.

30/12 - Frase do Dia

"Confiemos na Providência Divina
e marchemos para diante.
A Bondade de Deus é fonte inesgotável."
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Hilário Sestini.
Da Obra: Recados da Vida Maior. 2ª ed. GEEM.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sére de Biografias Francesas

Amelie Gabrielle de Lacombe Boudet Rivail


Essa semana faleremos um pouco sobre a história de Amelie Gabrielle de Lacombe Boudet Rivail, trabalhadora dedicada à divulgação e difusão da Doutrina Espírita. Gabrielle era francesa, nascida em novembro de 1795. Em 1832 casou-se com o Hippolyte Léon Denizard Rivail, o professor que adotou o pseudônimo de Allan Kardec e tornou-se conhecido como O Codificador da Doutrina Espírita. Gabrielle se dedicou ao Espiritismo mesmo após o desencarne de seu marido, tendo contribuído de modo significativo para que o Espiritismo hoje se tornasse o que é. Desencarnou aos 89 anos em 1883, 14 anos após Allan Kardec. Sua união com o Professor Rivail, não resultou em filhos. Desse modo, todos os seus bens materiais foram doados para continuação das Obras Espíritas.

29/12 - Frase do Dia

"Bênção de Deus! - para vê-las,
Basta olhar por onde fores,
O céu repleto de estrelas,
A terra cheia de flores."
Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, pelo Espírito Gomes Leite.
Da Obra: Trovadores do Além (antologia). 5ª ed. FEB.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Livro da Semana

O Que é o Espiritismo é o livro dessa semana. Este livro teve sua primeira publicação em 1859. Esta obra sempre atual, útil aos adeptos da Doutrina Espírita e àqueles que desejam conhecer o Espiritismo e seus pontos fundamentais. A obra refere-se às noções elementares do mundo invisível pelas manifestações do espírito e contém o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e respostas às mais notórias objeções que podem ser apresentadas contra o Espiritismo.

Allan Kardec ressalta que o espiritismo é ao mesmo tempo ciência experimental e Doutrina Filosófica. Como ciência prática, tem a sua essência nas relações que se podem estabelecer com espíritos. Como filosofia compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações.

Allan Kardec menciona que o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza origem e destino dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal. Este livro encontra-se a disposição para empréstimo em nossa biblioteca.

28/12 - Frase do Dia

"Meus amigos, é preciso ajudar,
 fazer, merecer e realizar."
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Maura Araújo Javarini.
Da Obra: Recados da Vida Maior. 2ª ed. GEEM.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Hoje trazemos um trecho do livro O Médico Jesus de José Carlos de Lucca, que nos ajudará a refletir sobre os benefícios do amor em nosso bem estar físico e mental. “Amar é a mais excelente terapia para erradicação de nossos males. Hoje já se comprova cientificamente que o amor é um potente indutor da função imunológica. Pesquisas demonstram que pessoas voltadas a trabalhos altruísticos vivem por mais tempo, graças aos anticorpos espirituais que o amor projeta em nosso cosmo orgânico.


O ato espontâneo de ajudar o próximo provoca uma explosão de endorfinas, a demonstrar que nós fomos criados por Deus para o amor. Quando amamos desinteressadamente, nosso corpo funciona melhor, temos uma sensação de bem-estar incrível, a alegria de viver nos invade e torna nossos dias felizes.”

Vamos então cultivar o amor em nossas vidas!

27/12 - Frase do Dia

"Para a justiça de Deus,
Tem muito mais expressão
A gota da caridade
Que o rio da pregação."
Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, pelo Espírito Martins Coelho.
Da Obra: Trovadores do Além (antologia). 5ª ed. FEB.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Educação e Espiritualidade.

Nossa sociedade a cada dia valoriza mais as conquistas materiais, o individualismo, a disputa. O Espiritismo ao contrário, busca despertar as consciências para a realidade espiritual. Somos espíritos ainda muito ligado a matéria e por isso ainda nos prendemos a bens perecíveis e esquecemos de investir em nosso patrimônio moral. Aquele que levamos para a pátria espiritual. O Espiritismo nos proporciona a oportunidade de educarmos nossos sentimentos, emoções, pensamentos e ações. Somente através de nossa auto-educação é que alcançaremos patamares evolutivos superiores, priorizando as conquistas do espírito. Cada nova encarnação é uma nova oportunidade de aprendizagem. Que saibamos aproveitar cada vez melhor essas oportunidades, estudando e principalmente buscando praticar todos os ensinos que a Doutrina Espírita nos oferece.

26/12 - Frase do Dia

"A maior riqueza é aquela
que se acumula no bem praticado."
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Domingos Pignatari.
Da Obra: Recados da Vida Maior. 2ª ed. GEEM.

sábado, 25 de dezembro de 2010

25/12 - Frase do Dia - Especial de Natal

Ressonâncias do Natal

"Na paisagem fria e sem melhor acolhimento, a única hospedaria à disposição era a gruta modesta onde se guardavam os animais. Não havia outro lugar que O pudesse receber. O mundo, repleto de problemas e de vidas inquietas, preocupava-se com os poderosos do momento e reservava distinções apenas para os que se refestelavam no luxo, bem como no prazer. Aos simples e desataviados sempre se dedicavam a indiferença, o desrespeito, fechando-lhes as portas, dificultando-lhes os passos. Mas hoje, tudo permanece quase que da mesma forma. Não obstante, durante aquela noite de céu transparente e estrelado, entre os animais domésticos, em uma pequena baia, usada como berço acolhedor, nasceu Jesus, que transformou a estrebaria num cenário de luzes inapagáveis que prosseguem projetando claridade na noite demorada dos séculos, em quase dois mil anos... Inaugurando a era da humildade e da renúncia, Jesus elegeu a simplicidade, a fim de ensinar engrandecimento íntimo como condição única para a felicidade real. O Seu reino, que então se instalou naquela noite de harmonias cósmicas, permanece ensejando oportunidades de redenção a todos quantos se resolvam abrigar nas suas dependências. E o Seu nascimento modesto continua produzindo ressonâncias históricas, antes jamais previstas. Homens e mulheres, que tomaram contato com Sua notícia e mensagem, transformaram-se, mudando-se-lhes o roteiro de vida e o comportamento, convertendo-se, a partir de então, em luzeiros que apontam rumos felizes para a Humanidade. Guerreiros triunfadores passaram pelo mundo desde aquela época, inumeráveis. Governantes poderosos estabeleceram reinos e impérios, que pareciam preparados para a eternidade, e ruíram dolorosamente. Artistas e técnicos, de rara beleza e profundo conhecimento, criaram formas e aparelhagens sofisticadas para tornarem a Terra melhor, e desapareceram. Ditadores indomáveis e aristocratas incomuns surgiram no proscênio terrestre, envergando posição, orgulho e superioridade, que o túmulo silenciou. ...Estiveram, por algum tempo, deixando suas pegadas fortes, que tornaram alguns odiados, outros rechaçados e sob o desprezo das gerações posteriores. Jesus, porém, foi diferente. Incompreendido, o Cantor do Amor aceitou a cruz, para não anuir com o crime, e abraçou a morte para não se mancomunar com os mortos. Por isso, ressurgiu, em triunfo e grandeza, permanecendo o Ser mais perfeito que jamais esteve na Terra, como modelo que Deus nos ofereceu para Guia. Quando a Humanidade experimenta dores superlativas, quando a miséria sócio-econômica assassina milhões de vidas que estertoram ao abandono; quando enfermidades cruéis demonstram a fragilidade orgânica das criaturas; quando a violência enlouquece e mata; quando os tóxicos arruínam largas faixas da juventude mundial, ao lado de outros males que atestam a falência do materialismo, ressurge a figura impoluta de Jesus, convidando à reflexão, ao amor e à paz, enquanto as ressonâncias do Seu Natal falam em silêncio: Ele, que tem salvo vidas incontáveis, pede para que tentes fazer algo, amando e libertando do erro pelo menos uma pessoa. Lembrando-te dEle, na noite de Natal, reparte bondade, insculpe-O no coração e na mente, a fim de que jamais te separes dEle. "

Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Momentos Enriquecedores.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Salvador, BA: LEAL, 1994.

Extraído e adaptado do site: www.espirito.org.br em 21/12/2010, às 13:30hs.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

24/12 - Frase do Dia

"A beneficência é o caminho para os grandes caminhos que nos guardam. Os que sofrem mais que nós são nossas pontes de intercâmbio com a Bondade Divina."
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Cícero Barbosa Lima Júnior.
Da Obra: Recados da Vida Maior. 2ª ed. GEEM.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Recado aos Tarefeiros Espíritas

Hoje falaremos um pouco sobre a importância do estudo para os trabalhadores espíritas. É certo que o Espiritismo descortinou diante de nós, encarnados, um imenso arcabouço de conhecimento, bem como é certa a afirmação de que não importa somente a teoria, mas também a prática. Mas o assunto que pretendemos abordar aqui é a necessidade constante de estudo para os tarefeiros da Seara Espírita. Por mais que já tenhamos participado de cursos e lido livros, é de fundamental importância a atualização de nossos conhecimentos. Com o nosso amadurecimento, ao longo dos anos,  muitas vezes compreendemos conteúdos de um texto que já lemos, mas que anteriormente deixamos passar despercebido. Isso reforça a idéia de que o estudo deve ser realizado de modo constante e permanente. Por quanto tempo, talvez por quantas encarnações, tenhamos pedido para ter acesso aos conhecimentos que a Doutrina Espírita atualmente derrama sobre nós? E agora que temos tanto ao nosso alcance nos isolaremos em casulos de nosso próprio orgulho, achando que já sabemos tudo? A prática do estudo é fundamental. E quando realizada em grupo tende a ganhar benefícios, afinal, somos seres ainda imperfeitos e estamos sujeitos a interpretar de modo equivocado aquilo que lemos. Ao estudar em companhia de outros irmão espíritas mais difícil poderão se tornar os nossos enganos. Desse modo aprenderemos mais e poderemos reforçar em nossas mais íntimas fibras os ensinamentos edificantes qua já conhecemos mas que ainda não colocamos em prática.

Vida Conjugal

Vivemos em uma sociedade onde tudo é muito rápido e superficial. Infelizmente os casais tem levado para os relacionamentos essa superficialidade. O casamento é considerado no Espiritismo um avanço na marcha da civilização. É onde temos a oportunidade de exercitar virtudes como a paciência, a tolerância, o respeito, a caridade, o carinho, o amor, o companheirismo, entre outros sentimentos que nos auxiliam em nossa reforma intima.

Mas ao invés de exercitarmos essas virtudes, muitas vezes por pequenos desentendimentos do dia a dia decide-se logo por um divorcio e um novo casamento e novamente um divórcio. Separar-se por problemas familiares é um erro que poderá gerar grande sofrimento entre os cônjuges e outras pessoas envolvidas. O divórcio só deve ser realizado em último caso, quando não existe nenhum clima de convivência entre os cônjuges.

O Espiritismo aceita o divórcio quando já não há comum manter um convívio respeitoso ou quando os cônjuges encontram-se irremediavelmente separados. Contudo o bom senso, o discernimento, e o respeito devem estar sempre presente entre os cônjuges. Cabe lembrarmos das palavras de André Luiz “divórcio é compromisso adiado, saldo a pagar na contabilidade de nossas vidas.”

23/12 - Frase do Dia

"Do Além se vê, face aface,
O que nunca se entendeu,
Na morte de quem nasce,
Na vida de quem morreu."
Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, pelo Espírito Helvino Morais.
Da Obra: Trovadores do Além (antologia). 5ª ed. FEB.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Série de Biografias Francesas

Hoje trazemos a todos um pouco da história de Léon Denis, conhecido escritor de livros espíritas. Denis era francês, nascido no mês de janeiro de 1846. Durante anos estudou o Espiritismo, pesquisando os fenômenos espíritas. Disso resultou grande contribuição para a Doutrina Espírita através de sua divulgação, pela publicação de diversos livros, entre eles: Cristianismo e Espiritismo, O Além e a Sobrevivência do Ser, O Mundo Espiritual e a Guerra, O Porquê da Vida, O Problema do Ser do Destino e da Dor, e Socialismo e Espiritismo. Denis desencarnou em abril de 1927. Algumas de suas obras estão disponíveis em nossa biblioteca para empréstimo.

22/12 - Frase do Dia

"A bondade de Deus reina sobre tudo e, ainda que não entendamos isso, as nossas dificuldades de percepção não modificam as bênçãos divinas."
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Vladimir Jorge.
Da Obra: Recados da Vida Maior. 2ª ed. GEEM.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Livro da Semana

O livro que indicamos essa semana é o livro, "O Homem integral" de Joana de Ângelis, editora Alvorada. Trata-se de um livro que aborda os desarranjos do ser pela ótica da psicologia sob a égide da Doutrina dos Espíritos. A autora espiritual através de nove capítulos faz um estudo psicológico e busca oferecer soluções fundamentadas no Evangelho e no Espiritismo através de um rico vocabulário. No sub item denominado "Meditação e Ação" a abnegável amiga exclarece: "Através de uma concentração analítica, o neófito examina as suas carências e problemas, os seus defeitos e as soluções de que poderá dispor apra aplicar-se. Não se trata de uma gincana mental, mas de uma sincera observação de si mesmo, dos recursos ao alcance e dos temores, condicionamentos, emoções perturbadoras que lhe são habituais. Estudando um problema de cada vez, surge a clara solução como proposta liberativa que deve ser aplicada sem pressa, com naturalidade", nos indicando o caminho a ser pecorrido no emprego da meditação como terapia de grande valor ao reequilibrio. Muitas outras sugestões e assutos são encontrados nessa obra prima, psicografada pelo médium baiano Divaldo Franco. Este livro está disponível em nossa biblioteca.

21/12 - Frase do Dia

"A morte não existe.
Mudamos de lugar,
mas não mudamos de coração."
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Edvaldo Paixão da Silva.
Da Obra: Recados da Vida Maior. 2ª. ed. GEEM.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

20/12 - Frase do Dia

"Guardo este ensino profundo
De que faço tábua rasa:
Quem quer reformar o mundo
Comece dentro de casa."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Lopes Sá.
Da Obra: Tempo de Luz. Por Espíritos Diversos.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Você Sabia?

Você sabia que Francisco Cândido Xavier o maior médium de todos os tempos psicografou 412 livros, vendendo mais de 40 milhões de cópias? Suas obras foram traduzidas para 33 idiomas e 30 dos seus livros foram traduzidos para o braile. A primeira obra que veio ao conhecimento do grande público por meio de sua mediunidade foi o livro “Parnaso de além-túmulo” que reúne poesias de vários autores consagrados da literatura brasileira e portuguesa. Entre eles estão Auta de Souza, Olavo Bilac, Casimiro Cunha, Antero de Quental, Casimiro de Abreu, entre outros. Na época do lançamento, no ano de 1932, Chico foi acusado de ter plagiado as poesias, já que elas eram de um teor intelectual bastante elevado, o que não condizia com a sua formação escolar que era de ensino básico (4ª série). 

Matéria Extraordinária: Divulgação de Evento

Irmãs e irmãos da Seara Espírita,

Informamos a todos que nesta segunda, dia 20/12, realizaremos em nossa sede, às 20 horas, uma confraternização de final de ano, para celebrarmos as bênção recebidas durante o ano de 2010. Para isso estamos preparando algo especial com muito carinho. Participe!

19/12 - Frase do Dia

"Depois de muita canseira,
Buscando paz sem sentí-la,
Vejo que a pazverdadeira
É a consciência tranquila."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Ricardo Junior.
Da Obra: Tempo de Luz. Por Espíritos Diversos.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Educação e Espiritualidade

Quando falamos de educação não somente queremos abordar o estudo, mas também queremos trazer para reflexão a relação que temos estabelecido com o nosso "eu", de modo a refletir sobre nossos sentimentos e atitudes. Portanto queremos, enfim, trazer à tona a necessidade eminente da educação de nossos sentimentos. Assunto tratado em vasta literatura espírita, a reforma íntima não deve ser apenas estudada, mas vivenciada a cada dia, a cada instante de nossas vidas. É caros irmãos, a cada pequena decisão que tomamos estamos construindo o nosso futuro, afinal, a Doutrina Espírita nos esclarece que toda ação tem uma consequência, que cada um receberá conforme as suas obras. Dessas afirmações busquemos estabelecer ligação com o que assevera o Espírito Ermance Dufaux em seu livro Reforma Íntima Sem Martírio, pelo médium Wanderley S. Oliveira (ed. Dufaux), ao afirmar que o pensamento é força vigorosa, e que a qualidade dessa força é determinada pelo sentimento. Diante de tal consideração, fica evidente que ao vibrarmos sentimentos em desacordo com a Harmonia Divina estamos emitindo força vigorosa em dissonância com o Bem. Isso sabemos, pode ser prejudicial não somente para outros, mas especialmente para nós mesmos, afinal, nós plantamos aquilo o que colhemos. Ao plantarmos flores colheremos flores. Ao plantarmos espinhos, nos arriscamos por desfiladiros de sofrimento e dor. A opção é nossa.  

18/12 - Frase do Dia

"Em qualquer circunstância, recorda que Deus não nos abandona."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Emmanuel.
Da Obra: Tempo de Luz. Por Espíritos Diversos.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vida Conjugal

Pensemos em nossos relacionamentos íntimos como oportunidades de aprendizado. Muitas vezes é nessa situação que podemos aprender a ser tolerantes e a perdoar nossos companheiros ou companheiras; podemos praticar a benevolência, entendida como boa vontade para com aquele ou aquela que está ao nosso lado; podemos compreender o quanto ainda somos passivos de erros ao vibrar as paixões do ciúme, nos colocando em alerta para nossa condição de seres ainda imperfeitos que deve buscar a reforma íntima; podemos enfim, aprender a amar de modo sublime, buscando eliminar o apego que ainda temos com a matéria e o sentimento de posse que infelizmente ainda nutrimos para com aqueles que nos acompanham, confundindo assim estima e afeto com propriedade. É na condição em que desfrutamos da bênção de podermos ter ao nosso lado um companheiro ou uma companheira durante cada dia de nossa vida, em relacionamento íntimo, que devemos aproveitar tais oportunidades para nossa caminhada evolutiva rumo ao Pai Criador. Transformemos nossos sentimentos em reconhecimento e agradecimento a Deus, refletindo, desse modo, em nossas ações, os desígnos superiores. Que seja feita a vontade de Deus, mas que façamos a nossa parte, não somente pedindo em nossas preces ou nos lamentando em nosso dia-a-dia, mas agradecendo e trabalhando constantemente na edificação do Reino de Deus sobre a Terra.

17/12 - Frase do Dia

"Onde a verdade se expande
Pelo método Divino
A ciência de ser grande
É se fazer pequenino."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Auta de Souza.
Da Obra: Tempo de Luz. Por Espíritos Diversos.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Recado aos Tarefeiros Espiritas!

Hoje vamos falar um pouco das atividades voluntárias que executamos na Casa Espírita. Retiramos o trecho de um texto de Rose Bello, publicado no blog http://jovensideaiscp.blogspot.com/2010/04/aos-tarefeiros-espiritas.html para auxiliar em nossa reflexão.

“As atividades executadas na seara espírita são realizadas, em sua grande maioria, pelo trabalho voluntário. Onde todos indistintamente, sentem-se chamados a prestar colaboração nos serviços de caridade oferecidos pelas casas espíritas. É indispensável nos alertarmos para as responsabilidades que estamos assumindo, para que não mais procedamos como tantos outros, que mais se assemelham a "turistas"; que agem sem regularidade ou assiduidade, que aparecem para trabalhar quando querem, como se estivessem fazendo um favor ao vir dar uma "mãozinha" no dia em que acham conveniente fazê-lo.

A Doutrina Espírita nos reformulou esses conceitos equivocados, quando nos incita a uma participação responsável, a uma conduta operante e a uma assiduidade que tornará a tarefa passível de ser realizada com êxito. Pede, acima de tudo, que sejamos participativos, executando com prazer as nossas tarefas no auxílio ao necessitado de hoje.

Ser espírita é também ter responsabilidade, pessoal, familiar, social, ser honesto nos propósitos de melhoria interior, procurando tirar proveito de mais esta oportunidade que a misericórdia divina nos está concedendo; de estudar, trabalhar e assumir tarefas, observando o fim útil de laborarmos com empenho no mundo material, visando o nosso retorno à pátria espiritual em melhores condições íntimas do que quando aqui chegamos.”

16/12 - Frase do Dia

"Em matéria de ajudar,
Não faças indagação;
O Sol nunca perguntou
Se deve ajudar ou não."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Ismael Martins.
Da Obra: Tempo de Luz. Por Espíritos Diversos.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Série de Biografias Francesas

Hoje trazemos a todos um pouco da história de Léon Denis, conhecido escritor de livros espíritas. Denis era francês, nascido no mês de janeiro de 1846. Durante anos estudou o Espiritismo, pesquisando os fenômenos espíritas. Disso resultou grande contribuição para a Doutrina através de sua divulgação, pela publicação de diversos livros, entre eles: Cristianismo e Espiritismo, O Além e a Sobrevivência do Ser, O Mundo Espiritual e a Guerra, O Porquê da Vida, O Problema do Ser do Destino e da Dor, e Socialismo e Espiritismo. Denis desencarnou em abril de 1927. Algumas de suas obras estão disponíveis em nossa biblioteca para empréstimo. Interessou? Então boa leitura!

15/12 - Frase do Dia

"A oração é o momento de luz, nas obscuridades e provas do caminho de aperfeiçoamento em que ainda nos achamos, para o nosso encontro íntimo com o amparo de Deus."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito André Luiz.
Da Obra: Tempo de Luz. Por Espíritos Diversos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Livro da Semana

O livro que indicamos esta semana é o livro basilar do espiritismo. Trata-se de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec - Editora FEB, um livro que traz a síntese de uma gama de assuntos tratados na filosofia, religião e ciência sob a ótica dos ensinamentos dos espíritos. É dividido em quatro partes:  a primeira tratando de Deus e o  princípio da vida. A segunda traz a origem do espírito, seu envoltório bem como a sua trajetória nos caminhos da evolução. A última parte aborda as Leis morais, trazendo um conjunto de leis divinas que tem como objetivo "regular" a dimensão moral do ser. Constituindo dessa forma um livro INDISPENSÁVEL a todo espírita, sejam aqueles que adentram agora à doutrina ou aqueles que já militam a mais tempo, afim de que possam afinar seus entendimentos com essa Doutrina que sempre consola. Este livro está à disposição para empréstimo em nossa biblioteca. 

14/12 - Frase do Dia

"Ninguém progride sem dificuldade a vencer. A luta é condição para a vitória."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito André Luiz.
Da Obra: Tempo de Luz. Por Espíritos Diversos.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Hoje trazemos um conteúdo com algumas poucas palavras que não perdem por seu tamanho literal a grandeza de valor como revelação espiritual. Trata-se de um assunto que já é conhecido por muitos, mas que consideramos importante trazê-lo à tona para que, colocando-o em evidência, nós possamos refletir se estamos colocando em prática o conteúdo aprendido com a Doutrina Espírita. Estamos falando da relação que há entre o equilíbrio espiritual e a saúde do corpo físico. Para tanto, nos fazemos valer das palavras do Espírito Dr. Bezerra de Menezes, contidas no livro Saúde do Espírito (ed. IDE), pelo médium André Luiz Ruiz: "Se o Espírito ama, a sensação física é de exaltação e leveza, paz e segurança, mas se lhe foge o afeto, a tristeza da perda destrava o corrosivo para os departamentos da carne que, recebendo os golpes, adoece de várias maneiras." Diante do exposto, queridos irmãos, apreveitemos o ensejo para refletir sobre nós, sobre o que temos pensado e sobre o que temos sentido, nos questionando se nossas atitudes têm sido consoantes com os ensinamentos do Cristo. Que a paz do Mestre Jesus esteja com todos.

13/12 - Frase do Dia

"Ante a prova, luta e vence-a,
Buscando o próprio dever,
Guarda a paz da consciência,
Suceda o que suceder."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Almério Faria.
Da Obra: Tempo de Luz. Por Espíritos Diversos.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Matéria extraordinária: Projeto Cura-te!

Se você ou algum parente ou amigo está com problema ligado ao uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou outras drogas, nós podemos te ajudar! Conheça o Projeto Cura-te! As reuniões ocorrem às quintas, de 15 em 15 dias, às 18:30 horas, em nossa sede. As próximas reuniões serão realizadas nos dias 16 e 30 de dezembro. Venha participar!




 Atenção! O auxílio espiritual não dispensa o tratamento médico.

12/12 - Frase do Dia

"O lar não é somente a moradia dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das almas. O santuário doméstico que encontre criaturas amantes da oração e dos sentimentos elevados, convertem-se em campo sublime das mais belas florações e colheitas espirituais."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito André Luiz.
Da Obra: Missionários da Luz. 39ª. ed. FEB.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Educação e Espiritualidade

Hoje abordaremos a educação sobre o foco da ação de estudar a Doutrina Espírita e das consequências desse estudo. São tantos os conhecimentos de luz que têm sido derramados sobre nós, desde que os Mensageiros Celestes nos trouxeram há pouco mais de 150 anos a Terceira Revelação, prometida por Jesus, o Espiritismo... Desde então muito temos aprendido com os ensinamentos dos espíritos de luz. Muito temos nos consolado com a possibilidade de compreender que a vida continua após a morte do corpo físico. Muito temos nos esclarecido ao compreender a existência do perispírito e os mecanismos pelos quais ocorrem os fenômenos mediúnicos ou medianímicos, afastando assim a mistificação e o medo do desconhecido. Muito temos ouvido sobre a importância da consciência e da reforma íntima. Mas é neste ponto que queremos tocar em nossa matéria de hoje: O que temos feito com todo esse conhecimento que temos tido acesso? Temos guardado conosco tantas informações importantes como quem guarda um documento em uma gaveta e por lá o esquece por longo período? Não podemos negar que é assim que muitas vezes agimos, afinal, nos é facultada a escolha equivocada de mentir para outros, contudo, talvez seja ainda mais infeliz tentar enganarmos a nós mesmos. Por isso queremos trazer aqui essa reflexão. Ao abordarmos o tema Educação e Espiritualidade urge a necessidade de reforçarmos o pensamento de que é fundamental colocar em prática aquilo que aprendemos com o estudo da Doutrina Espírita; lembremos dos ensinamentos do Mestre Jesus. E aproveitando o ensejo, recordemos o texto do Evangelho que diz: "Fora da caridade não há salvação", e busquemos colocá-lo em prática, pois através do exemplo podemos, inclusive, levar o aprendizado que adquirimos para os nossos próximos, evitando assim, de guardarmos preciosos tesouros d'alma em gavetas esquecidas em nossas mentes e em nossos corações.

11/12 - Frase do Dia

"(...) cada filho de Deus deve ser médico de si mesmo e, até à plena aceitação desta verdade com as aplicações de seus princípios, a criatura estará sujeita a incessantes desequilíbrios."
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz.
Da Obra Missionários da Luz. 39ª ed. FEB.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Vida Conjugal

Agradeçamos a Deus pelas oportunidades evolutivas com as quais nos deparamos em nossos cotidianos. Compreendendo as circunstâncias da vida como situações em que podemos aprender e colocar em prática os ensinamentos de luz apresentados pelo Evangelho de Jesus e pela Doutrina Espírita, não poderíamos deixar de considerar os momentos proporcionados pela vida afetiva, pelo relacionamento íntimo. Tais experiências podem ser de grande valia para nossa caminhada espiritual. Ora, não se trata de uma ótima oportunidade a convivência próxima e íntima com um companheiro ou companheira, para exercitarmo-nos na prática da caridade, da humildade, da compreensão, da tolerância, do perdão, da benevolência, da indulgência? Ora, não será muitas vezes o apoio de nosso companheiro ou companheira que nos serve de amparo ao suportar as aflições e dificuldades? Ora, não é com aqueles ou aquelas que se colocam mais próximos de nós com quem dividimos sentimentos e compartilhamos diálogos durante longo período de nossas vidas? Ora, não é onde muitas vezes, enfim, encontramos e manifestamos, por nossa vez, as expressões mais próximas do amor sublime? Portanto, lembremo-nos de agradecer a Deus pela oportunidade de estabelecermos relacionamentos conjugais e façamos, com que esse agradecimento e reconhecimento à Bondade Divina seja expressado através da prática da manifestação de atitudes sublimadas pela luz advinda do Mais Alto, emitida através de nossos corações para aqueles que compartilham de uma existência conosco.

10/12 - Frase do Dia

"Cada mente é um verdadeiro mundo de emissão e recepção e cada qual atrai os que se assemelham."
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz.
Da Obra Missionários da Luz. 39ª ed. FEB.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Recado ao Tarefeiros Espíritas

Amigos Tarefeiros Espíritas, devemos ter claro dentro de nós que todas as atividades desenvolvidas dentro de um Centro Espírita são de fundamental importância para a Divulgação da Doutrina. Muitas vezes vemos irmão de doutrina priorizar essa ou aquela atividade. Quando fazemos isso cometemos grave engano. Já pensou em como é agradável chegar a um ambiente limpo, organizado e perfumado? Como é bom tomar a água fluidificada que tanto nos auxilia juntamente com o passe que renovar nossas energias? E a evangelização das crianças e dos jovens? Como é bom saber que esses seres terão amenizadas tantas dores e dificuldade pelo contato ainda cedo com a Doutrina. E as palestras, que nos auxiliam  na compreensão do evangelho? Quantas vezes o que está sendo dito é exatamente o que precisamos ouvir naquele determinado momento. Que bom é ter acesso a livro espírita, através das bibliotecas e livrarias espíritas. O mesmo podemos dizer dos grupos de estudo, que nos dão a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos doutrinários. Não podemos esquecer das atividades de assistência social: Trabalho com as gestantes, campanhas do quilo, enxovais para bebes, entre tantas outras atividades desenvolvidas no Centro Espírita. Umas atividades tem maior visibilidade que outros, mas todos auxiliam a todos que chegam  em nossas casas. Portanto, vamos nos colocar a disposição do trabalho que surgir, com o coração alegre pela oportunidade de ser um trabalhador da seara de Jesus.

09/12 - Frase do Dia

"A oração é a forma mais acessível
e frequente de exercitar a paz."
Divaldo Pereira Franco. Pelo Espírito Simbá.
Da Obras: Pomas de Paz. 4ª. ed. Leal.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Série de Bibliografia Francesas

Gabriel Delanne
Essa semana falaremos um pouco sobre Gabriel Delanne, reconhecido autor de livros cujos conteúdos muito contribuíram e ainda contribuem em nossos dias atuais para o estudo da Doutrina Espírita. Dellane era francês, nascido em família espírita, em Paris no mês de março de 1857. Sua origem contribuiu para que assimilasse com facilidade os princípios do Espiritismo. Contudo, atuou dedicadamente na investigação dos fenômenos espíritas, tornando-se dedicado pesquisador, conhecido por sua exigência nos estudos. Sua história é marcada por sua dedicação à divulgação da Doutrina Espírita, tendo publicado, entre outras, as seguintes obras: O Espiritismo Perante a Ciência, Evolução Anímica, Pesquisas Sobre Mediunidade, e A reencarnação. Delanne desencarnou no ano de 1926 na mesma cidade em que nasceu. Interessou? Saiba que seu livro A Reencarnação encontra-se em nossa biblioteca para empréstimo.

08/12 - Frase do Dia

"Meu amigo, onde estiveres, lembra-te de que aí permaneces "por um pouco" de tempo. Modera-te na alegria e conforma-te na tristeza, trabalhando sem cessar, na extensão do bem, porque é na demonstração do "pouco" que caminharás´para o "muito" de felicidade ou de sofrimento."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Emannuel.
Da Obra: Fonte Viva. 36ª ed. FEB.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Livro da Semana

Essa semana o livro que indicamos tem o título de Cidade no Além. Essa obra é editada pela IDE e tem autoria de Heigorina Cunha, pelo Espírito Lucius, e prefácio de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz. O livro apresenta alguns aspectos da colônia espiritual de trabalho e reeducação conhecida como Nosso Lar, a mesma do filme que há poucos meses fez sucesso nos cinemas brasileiros com sua estréia. Este livro traz, entre outras coisas, desenhos da cidade espiritual feitos por Heigorina Cunha, que em desdobramento, pôde visualizar o local. Entre as imagens há uma espécie de vista panorâmica em que se pode perceber que a cidade apresenta um formato semelhante a uma estrela de seis pontas, como é mostrado no filme. Desse modo nos é possível compreender a representação que adotado pelo longametragem, para que não a taxemos de fantasiosa. Interessou? Este livro está a disposição para empréstimo em nossa biblioteca. Boa leitura!



07/12 - Frase do Dia

"A paz se deriva da integridade no dever
e o amor se manifesta no zelo pela paz."
Divaldo Pereira Franco. Pelo Espírito Simbá.
Da Obra: Poemas de Paz. 4ª. ed. LEAL.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

06/12 - Frase do Dia

"Jesus veio até nós a fim de ensinar-nos,
acima de tudo, que o Amor é o caminho
para a Vida Abundante."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Emannuel.
Da Obra: Fonte Viva. 36ª ed. FEB.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Hoje nessa coluna vamos falar a respeito de um problema que vem se tornando cada vez mais comum e que causa grande sofrimento: A Depressão. Disponibilizamos aqui um trecho do artigo Depressão - Visão Espíritual, de Érica Silveira, retirado do site da Revista Cristã de Espiritismo.
"Como a depressão é analisada do ponto de vista médico, humanístico e espiritual?

A depressão tem várias faces. Do ponto de vista humanístico, o amor, desde a infância, é fator primordial e começa dentro da família. Se há uma relação sincera entre os parceiros, a criança vai crescer dentro de um lar estruturado, mesmo com todas as dificuldades naturais de uma relação humana. O indivíduo aprende desde cedo a lidar com a insatisfação, com as crises, com o respeito, amizade, desprendimento e outros aspectos importantes nos relacionamentos.

Muitas vezes, se a pessoa está com a auto-estima baixa, sem autoconfiança, desanimada, desinteressada, sem prazer na vida e sente que alguém se interessa por ela, sua imunidade melhora muito. O ser humano precisa se sentir reconhecido. Sem isso, começa a sentir uma sensação de vazio e angústia.

O deprimido tem equívocos em relação ao que pensa sobre si mesmo. O indivíduo não se conforma com aquilo que está podendo ser e o que gostaria de se tornar.

Do ponto de vista médico, a depressão é uma falta de neurotransmissores no cérebro, que necessita de medicamento, ou seja, de um controle químico.

Pelo ângulo espiritual, a culpa, o remorso, a mágoa e o ressentimento levam a pessoa a estados depressivos, podendo causar o desenvolvimento de doenças psicossomáticas e até mesmo câncer. Portanto, o amor e o perdão que a doutrina espírita tanto nos ensina são sentimentos também preventivos."










Você Sabia?

Você sabia que o Esperanto, entendido como a futura língua universal, foi criado por, Lázaro Luiz Zamenhof no ano de 1887? Com o lançamento do livro "Unua Libro de Esperanto" (Primeiro Livro de Esperanto) estava dado o primeiro passo para a implantação dessa língua que auxiliará a comunicação entre os diversos povos, de crenças, raças, localizações geográficas diferentes. A relação entre o Esperanto e o Espiritismo pode ser compreendida no seguinte trecho de Emmanuel da mensagem intitulada “A missão do Esperanto”: "Sim, o ESPERANTO é lição de fraternidade. Aprendemo-la, para sondar, na Terra, o pensamento daqueles que sofrem e trabalham noutros campos. Com muita propriedade digo: "aprendamo-la", porque somos também companheiros vossos que, havendo conquistado a expressão universal do pensamento, vos desejamos o mesmo bem espiritual, de modo a organizarmos, na Terra, os melhores movimentos de unificação." E este um dos desejos do Espiritismo, a unificação dos povos. O Esperanto é uma língua criada para apaziguar o mundo; feita com uma ferramenta misteriosa, senão divina. É o Idioma da Fraternidade como o denomina Bezerra de Menezes. O Esperanto é um instrumento precioso a serviço do Evangelho do Amor. Conheça um pouco mais sobre essa língua e acesse o programa de estudos clicando aqui.

05/12 - Frase do Dia

"O amor é a luz do mundo e a
paz é o combustível do amor."
Dival Pereira Franco. Pelo Espírito Simbá.
Da Obra: Poemas de Paz. 4ª. ed. LEAL.

sábado, 4 de dezembro de 2010

04/12 - Frase do Dia

"Só pela renovação íntima,
progride a alma no rumo da vida aperfeiçoada."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Emannuel.
Da Obra: Fonte Viva. 36ª ed. FEB.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Educação e Espiritualidade.

Uma grande preocupação de todos os pais é com a educação da sexualidade de seus filhos. A exposição do sexo hoje é muito grande, e a busca de homens e mulheres é encontrar o equilíbrio necessário para uma vida sexual sadia.

Hoje vamos citar resumidamente algumas dicas para auxiliar pais nessa tarefa. Essas orientações foram retiradas do livro Educação Espírita de Nossos Filhos, de Geziel Andrade, editora EME.

• “A educação sexual deve fazer parte do currículo diário de todos os lares e escolas.

• Os pais devem ajudar os filhos a perceberem a naturalidade das alterações que o corpo sofre na adolescência.

• No período da adolescência os pais devem instruir os filhos sobre o respeito devido a sexualidade e sobre suas conseqüências.

• Os pais devem elucidar os filhos sobre o risco das doenças sexualmente transmissíveis e educá-los para o sexo saudável e a continência sexual.

• Os pais devem educá-los para a adoção de atitudes sexuais salutares e para relacionamentos constituídos com base no amor.

• O acompanhamento do filho, desde a infância, deve visa o despertar das boas tendências e o direcionamento deles para os comportamentos sexuais adequados que produzem bons resultados.

• No caso da homossexualidade, os pais devem advertir e orientar o filho, mas não expulsá-lo do lar. O filho homossexual merece e necessita de assistência, educação e amor.

Vida Conjugal

Às vezes guardamos mágoa do outro por algo que aconteceu e que nós não buscamos resolver. Tiramos nossas conclusões e julgamos o outro, sem dar chance dele demonstrar seu ponto de vista. Ficamos com raiva, guardamos esse sentimento e no primeiro desentendimento, a colocamos pra fora com toda força. E algo que era pequeno, toma grandes proporções.

Um casal deve ter clara a idéia de que conversar sobre aquilo que incomoda é a melhor maneira de sermos entendidos e entender outro. Sendo assim, o diálogo é o melhor antídoto para mágoa.

03/12 - Frase do Dia

"Não basta crer no Cristo para dizer-se cristão...
Não basta crer na paz para possuí-la."
Dival Pereira Franco. Pelo Espírito Simbá.
Da Obra: Poemas de Paz. 4ª. ed. LEAL.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Recado aos Tarefeiros Espíritas

Pela união e unificação do movimento espírita trazemos uma mensagem do livro Indicações do Caminho (Ed. GEEM), do espírito Carlos Augusto, psicografia de Francisco Cândido Xavier: “Supliquemos a Deus nos conceda a todos, encarnados e desencarnados, a precisa energia para conjugação de esforços, na execução do bem.” Cientes de que Deus concede as condições necessárias para superarmos as dificuldades que se colocam diante de nós, que nosso Pai não desampara a ninguém, façamos a nossa parte e sigamos em frente na busca por uma conduta reta e pela pureza de coração na ação do Bem. Lembremos do Movimento cujo símbolo se tornou o Espírito Dr. Bezerra de Menezes, pela Unificação entre os tarefeiros espíritas. Deixemos de lado quaisquer querelas que por ventura possam existir, vençamos quaisquer obstáculos que possam nos afastar uns dos outros, lembremos de que ainda somos todos seres imperfeitos, passíveis de erro, e que juntos estaremos em melhores condições de seguir nossa caminhada. Sigamos as orientações para o Movimento Espírita emitidas por este grande homem que continua a trabalhar junto ao Cristo no Plano Espiritual.

02/12 - Frase do Dia

"Através do coração,
o ideal de humanidade vem sublimando a mente
em todos os tempos e climas do Planeta."
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Emmanuel.
Da Obra: Fonte Viva. 36ª. ed. FEB.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Série de Biografias Francesas

Camille Flamarion


Hoje trazemos para o conhecimento de todos um pouco da história de Camille Flamarion, reconhecido autor de livros espíritas editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB). Flamarion nasceu na França, em fevereiro de 1842. Foi astrônomo de grande competência, e viveu até o ano de 1925. Escreveu e publicou diversas obras, tanto no campo da Astronomia quanto no campo do Espiritismo. Entre os livros espíritas que publicou, destacamos As Casas Mal-Assombradas, O Fim do Mundo, Urânia, e Deus na Natureza. Interessou? Saiba que todos estes livros podem ser encontrados em nossa biblioteca para empréstimos. Boa leitura!

01/12 - Frase do Dia

"A paz é como um poço sem fundo
 - não tem fim. Quem a encontra,
conquista o infinito."
Divaldo Pereira Franco. Pelo Espírito Simbá.
Da Obra: Poemas de Paz. 4ª. ed. Leal.